MARATONA DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL RIDE - INFORMATIVO 1


Caro participante da Maratona dos descobrimentos Brasil Ride 2018

Será um prazer recebê-los para este tão esperado evento na Costa do Descobrimento. Este informativo irá ajudá-lo a se planejar para que tenha uma experiência marcante e consiga superar mais esta etapa em sua vida.

Agenda resumida
  • 20 de outubro – 6a etapa, da Ultra Maratona Brasil Ride. Percurso XCO em Arraial d’Ajuda. 1a largada 10:00h e 2a largada 13:00h. Venha assistir os melhores mountain bikers do planeta.
    11:00 às 18:00 – Entrega de kits da Maratona dos Descobrimentos
  • 21 de outubro – Sábado:
    • 07:30 às 08:30 – Entrega de kits da Maratona dos Descobrimentos
    • 09:00 largada da Ultra Maratona Brasil Ride (7a etapa)
    • 09:45 briefing da Maratona dos Descobrimentos
    • 10:00 largada da Maratona dos Descobrimentos
    • 15:00 início da premiação da Maratona dos Descobrimentos
    • 16:00 Sunset Party Brasil Ride

Programe-se para além de participar da Maratona do descobrimento, possa também assistir aos melhores atletas do planeta que estarão completando a 6a e 7a Etapa da Ultra Maratona Brasil Ride

Retirada de kit

Para a retirada de kit, os atletas deverão apresentar:

  • Um documento de identidade válido com foto;
  • Termo de responsabilidade preenchido e assinado;
  • Para retirada por terceiros, além dos documentos acima, será exigida uma declaração de próprio punho assinada pelo atleta.
  • Os kits dos atletas serão entregues no estacionamento da Arena Brasil ride, na área de estacionamento do Uiki Parracho, localizado na estrada da Pitinga, praia do Parracho;
Estrutura da Vila Brasil Ride

Teremos em Arraial a Vila Brasil Ride, onde acontecerá largada e chegada dos atletas da Ultra Maratona Brasil Ride e também para você da Maratona dos Descobrimentos. No local teremos uma área para conveniência, bar, restaurante, massagens, lojas parceiras e lava bike. Estará disponível a loja oficial Brasil Ride, com produtos da marca. É neste local que faremos a festa “Sunset Brasil Ride” a partir das 16:00 com DJ e música ao vivo.

CaracterÝsticas de prova

O percurso da Maratona do descobrimento será diferente  da 7a etapa da Brasil Ride. O início de ambas as provas são iguais até o km 25.
No km25 os atletas da Ultra maratona (7 dias) seguirão pela direita enquanto que os atletas da Maratona do Descobrimento seguirão pela esquerda. Fique atento a este ponto, você deve seguir pela esquerda. Caso você pegue o percurso errado será desclassificado.

Os atletas da maratona largarão após os atletas da Brasil Ride, que já terão pedalado mais de 500 km nos 6 dias anteriores. Por isso, pedimos todo o respeito e cuidados caso venha a ultrapassar alguns destes atletas. Para ultrapassagem, o faça em local seguro e sinalize a ultrapassagem.

O percurso total está com 70,5km e altimetria acumulada de 837m. Será totalmente demarcado com pintura no chão, fitas e placas de indicação. Motos batedoras acompanharão os atletas na prova. O percurso passará por diversas propriedades particulares, entre elas o Parque Nacional do Pau Brasil. Atletas que não estejam com numeral preso à bike serão impedidos de prosseguir no percurso ou adentrar nestes locais particulares. O percurso será misto feito por trilhas, ruas, e cruzará trechos de asfalto. É responsabilidade do participante, seguir o trajeto sinalizado.
Um carro de apoio acompanhará o último colocado nos trechos que for trafegável.

Ponto de apoio no percurso

A prova terá 4 pontos de apoio e hidratação distribuídos estrategicamente pelo percurso. Em todos estes pontos forneceremos água e um deles você encontrará refrigerante e frutas. Estes pontos estarão nos km 17, km 33, km 51,5 e km 59,6. Também na chegada forneceremos água e frutas.

Lixo no percurso

Nos pontos de apoio os atletas podem jogar lixos e embalagens. Nossa equipe de staff irá recolher. Pedimos muito cuidado para que não deixe cair nenhum lixo ou embalagem pelo percurso, sendo que ocorrências assim serão passíveis de penalização.

Limite de prova e ponto de corte

A prova tem um limite de tempo para que os atletas concluam para serem considerados finishers. Todos os atletas que terminarem o percurso completo dentro do tempo limite serão considerados finisher.
Teremos dois pontos de corte no percurso, nos pontos de hidratação.
O primeiro corte estará no km 17, junto do 1o ponto de apoio e sera às 11:45. Atletas que saírem deste ponto após 11:45 estarão cortados da prova, fazendo um atalho e seguindo para a chegada pedalando. Aparecerão como “descassificados” na classificação.

Segundo ponto de corte no km 33- ponto de apoio 2, às 13:15h. Após este horário deverão seguir pelo asfalto ou no ônibus da organização. Estes atletas não serão considerados finishers.

Acesso à arena da prova

O acesso à arena Brasil Ride no Uiki Parracho é feito pela Estrada de Pitinga. Entretanto no dia 26 de outubro (6a f) estará com trânsito bloqueado para o local das 08:30 às 15:00 e no dia 27 de outubro (sábado) das 07:00 às 11:00. Portanto sugerimos deixar seu carro em local mais afastado para evitar transtornos.

Ação social

Esporte e educação são temas que caminham lado a lado. Por isso gostaríamos de convidá-lo a contribuir com a educação e cultura das crianças de Arraial d’Ajuda. Estaremos recebendo doações de livros infantis, em qualquer idioma, para montarmos a biblioteca da escola municipal de Arraial d’Ajuda. Entregue sua doação no momento da entrega de kit

Recomendamos ler o regulamento da prova e o site.
Brasil Ride... mais que uma prova, uma etapa em sua vida