WARM UP ILHABELA- INFORMATIVO 1
REDES SOCIAIS:

Caro atleta, o Warm Up Ilhabela é mais uma prova nas característcas do Brasil Ride, com grandes desafios, alta exigência técnica e lindas paisagens. O evento serve como preparação para muitos atletas que participarão da Ultra Brasil Ride em outubro na Bahia.
Em Ilhabela teremos  duas categorias: Sport com 22km e Pró com 47km

Prepare-se para um fim de semana marcante.

Agenda do evento

04 de maio sábado - Arena Brasil Ride – Praia do Perequê
14:00 às 20:00 – Entrega de kits de mountain bike na arena Brasil Ride (Praia do Perequê)

05 de maio – Domingo - Arena Brasil Ride – Praia do Perequê
07:45  Alinhamento para a largada da categoria
08:00 Largada da categoria MTB Pró
08:30 Largada categoria MTB Sport (22km)
09:00 Largada da Trail Run Pró (19k)
09:30 Largada da Trail Run Sport (7,5k)
13:30 Tempo limite de prova – encerramento da  cronometragem
12:45 Previsão de início da  premiação

Entrega de kit do atleta - documentação:

A entrega do kit acontecerá na arena Brasil Ride montada para a prova, na praia do Perequê (a 3km da saída da balsa, sentido centro).
Ela funcionará no período das 14:00 às 20:00h para todas as provas e categorias.
Para retirada do kit do atleta, é necessário entrega do TERMO DE RESPONSABILIDADEpreenchido e assinado e apresentação de documento com foto. Para a retirada de kit de terceiros (amigo), será necessário apresentar os mesmos documentos acima acompanhado de autorização do atleta para retirada de kit.

Percurso

Serão duas categorias de distância, a Pró com 47km e a Sport com 22km.
O percurso de ambas são muito semelhantes, onde a categoria Pró deverá dar 2 voltas no percurso enquanto a Sport uma única volta. O fim da cronometragem de ambas as categorias será em um ponto a 2km  da arena de largada/chegada. No ponto de cronometragem é que se encerra o tempo oficial de prova, que será considerado para fins de classificação. Deste ponto até a arena o deslocamento é “neutro”, sem valer tempo ou posição.

As largadas serão em horários diferentes, mas é esperado que em algum momento atletas de ambas as categorias se juntem seguindo assim até os pontos de divisão de prova.

Terão 2 pontos de divisão de prova entre categorias Pró e Sport:
- O primeiro acontece no km12,5 , logo após o ponto de hidratação.
Ali atletas da categoria Pró seguem subindo pela esquerda, enquanto que da Sport descem para a direita. Ambas as categorias voltam a se unir 3 km à frente e seguem no mesmo percurso.
Os atletas da categoria Pró na segunda volta, após passar o ponto de hidratação irão virar à direita, no mesmo trecho que os atletas da Sport fizeram. Ou seja, na Pró na primeira volta os atletas  seguem pela esquerda e na segunda volta pela direita.
- O segundo ponto de divisão de prova será no final da volta,  800m após a cronometragem, onde atletas da categoria Pró devem abrir nova volta seguindo em frente enquanto que da Sport seguem para a chegada dobrando à esquerda. Portanto, embora tenhamos staff e sinalização nestes pontos,  é responsabilidade do atleta ao passar pelo ponto de divisão de prova, seguir  a direção da sua categoria/distância.

A cronometragem estará no km20,5, onde é obrigatório passar por baixo do pórtico.
A seguir esquema gráfico com pontos de hidratação, divisão de prova e ponto de encerramento da cronometragem da prova

Descrição do percurso:
Nos primeiros 3km teremos uma moto batedora até entrar no primeiro trecho de terra. A partir dali a moto segue, mas o percurso já terá seu primeiro single track.  Daí para a frente o percurso varia trechos de single tracks com trechos urbanos. Devido às chuvas na região na última semana, algumas trilhas estão úmidas e escorregadias, motivo pelo qual recomendamos pilotar com prudência. Em alguns momentos o percurso passa por trechos urbanos, de pouca movimentação de veículos. Nestes pontos teremos  cones, staffs sinalizando e agentes de trânsito, mas o transito de veículos não estará bloqueado. Por isso a necessidade também de pilotar com cuidado  nas curvas e cruzamentos de trechos urbanos.  A maioria das subidas são bastante íngremes, mas quase todas pedaláveis. Já as descidas é possível desenvolver grande velocidade e outras mais técnicas e escorregadias que pedem controle da velocidade.

A seguir, o mapa do percurso e altimetria da prova, onde na categoria Pró serão duas voltas neste percurso enquanto que na Sport será apenas uma volta.

Serão duas voltas neste percurso, com quatro pontos de hidratação na categoria PRÓ, localizados no km12,5, km18, Km33 e km 41

MTB Sport – 22km

A categoria Sport dará uma única volta e após passar o  primeiro ponto de hidratação seguirá para a direita enquanto que a Pró segue para esquerda. Dali a 3 km os percursos voltam a se unir. A distância de ambas com esta divisão é praticamente a mesma, entretanto a Sport deixa de fazer uma subida com 80m de desnível em trechos que a inclinação chega a 22%. No ponto de cronometragem no km 20,5, terá cerca de 50m à frente um desvio para que siga pela ciclovia na orla da praia até a arena de chegada, onde os atletas receberão a medalha e caneca de finisher .

Sinalização

O percurso estará todo demarcado e será feito através de:
- Pinturas no percurso com setas de onde seguir
- Placas de sinalização
- Staffs sinalizando
- Fitas das marcas Shimano e Specialized
Fique atento à demarcação da  sua categoria (Pró ou Sport) em placas ou pintadas no chão.
A seta estará demonstrando o sentido a se seguir. Quando houver um “X” significa que não se deve seguir na direção do “X”.

Uma moto batedora acompanhará o líder geral da prova, indicando o caminho correto quando necessário.  O trânsito de veículos não estará fechado para a prova, devendo o competidor tomar as precauções necessárias nos trechos de pilotagem em trechos urbanos.

Carros oficiais de apoio circulam pelo percurso, entre eles um carro vassoura que se posicionará em alguns pontos para eventual resgate de atletas que abandonarem a prova.

O fim da cronometragem está 2km antes da arena
, onde haverá uma tenda e antenas de leitura do chip. Do fim da cronometragem até a linha de chegada o tempo não conta e será feito por uma ciclovia com fluxo aberto de outras bikes e pedestres.

Haverá controle de passagem no percurso, (manual e eletrônico) em ambas categorias. Atleta que deixar de fazer o percurso completo, será desclassificado.

Horários de corte

Uma das maiores preocupações com os atletas é com a segurança. O apoio logístico da prova e trânsito são planejados e dimensionados para os atletas inscritos realizarem o percurso com  segurança. Por conta disso, a prova possui horários de corte ao longo do trajeto e na linha de chegada.

Na categoria Pró  os atletas devem concluir a primeira volta em até 2h30 e completar as duas voltas em até 5h30min
Na categoria Sport, deverão concluir o percurso em até 4h

Gestão do lixo

Ratificando nossa preocupação com o meio ambiente, no evento não utilizaremos copos descartáveis. Portanto no ponto de hidratação a água será disponibilizada em jarras servidas nas caramanholas e na linha de chegada cada atleta de mountain bike receberá uma caneca de finisher para se hidratara com as bebidas na linha de chegada.
Não deixe cair nenhum tipo de embalagem na trilha, tragam todas para a linha de chegada.
Teremos também cestos de lixo diferenciados entre lixos orgânicos e recicláveis. Por favor, colabore jogando cada tipo de lixo no cesto correto.
Após a prova iremos processar  todo o lixo orgânico, que será doado para hortas da Ilhabela.

Necessidade especial

Caso possua alguma necessidade especial ao longo do percurso (problema médico, mecânico...) em que não seja possível prosseguir na prova, teremos motos batedoras e ônibus fazendo a escolta e varredura no final. Aqueles que não tiverem condições de prosseguir na prova, deverão aguardar por veículo de resgate. Também ambulâncias estarão circulando pelo percurso.

Apoio Médico

Equipe médica e de resgate com moto e ambulância estarão posicionados em pontos estratégicos da prova, com comunicação por rádios. Haverá também um posto de atendimento médico instalado na arena de largada/chegada da prova.

Arena de prova e dicas gerais

Na arena Brasil Ride na areia da Praia do Perequê,  é um agradável lugar para os atletas e  seus acompanhantes. Lá que faremos a entrega de kits dos atletas e onde se encontra a loja com produtos oficiais da Brasil Ride.
Na arena Brasil Ride se encontra o Apoio Neutro da Shimano para ajustes e regulagens nas bikes, e o serviço de massagens.

Também na arena teremos quiosque de praia, caiaques e velas para locação além de algumas opções de restaurantes em um raio de 100m da arena da prova.

Não esqueça de trazer seu repelente, pois tanto na arena na praia quanto na strilhas, os borrachudos atacam fervorosamente.