Inscrições fechadas

Brasil Ride 24 horas Series 2018

Costa Rica / MS - Brasil

21 e 22 de Julho de 2018

Press Release

Voltar
2016-05-25

Maior evento esportivo outdoor do País, Festival Brasil Ride Botucatu reúne 5.100 participantes

Na região da Cuesta, a 4a. edição do Festival reúne ciclistas e corredores de montanha de todo o Brasil e mais quatro países. Prova válida pelo circuito mundial amador de ciclismo da UCI, abre o evento na manhã desta quinta-feira, em Pardinho

Botucatu (SP) - Entre os dias 26 e 29 de maio, a região da Cuesta Paulista receberá a quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu, com cinco provas de ciclismo, uma corrida de montanha e um ciclo de palestras. O maior evento de esporte outdoor do País terá o número recorde de 5.100 participantes, de cinco países, Argentina, Chile, Portugal e Suíça, além do Brasil, representado por 180 cidades de 25 estados, sendo 950 desses inscritos da própria Botucatu, sede do evento.

Atletas e público terão no Festival uma vasta programação para diversas idades (de 7 a 75 anos) e as diferentes tribos, que buscam no esporte a melhoria da qualidade de vida. Na bike, além do ciclismo de estrada amador e as provas de MTB, haverá também a competição recreativa para crianças e o passeio ciclístico. A corrida nas montanhas da região da Cuesta e as palestras esportivas são outras atrações que público e participantes encontrarão no evento multiesportivo.

A abertura do Festival será na quinta-feira (26), às 9h da manhã, com a Road Brasil Ride, prova de ciclismo de estrada. A competição faz parte do calendário da UCI World Series, com 68,7 km de extensão nas estradas municipais da cidade de Pardinho, e é a única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI. Ainda na quinta, começa também o MTB, às 15h, com o pontapé do Warm Up Brasil Ride, realizado em duas categorias: na primeira, a Pró, os atletas disputam três etapas, com 11,6 km no primeiro dia, 76,6 km no segundo e 107 km no sábado (28); Na segunda disputa, a Sport, os ciclistas encaram o desafio de 71 km, apenas no terceiro dia do evento.

Na sexta-feira (27), além da segunda etapa do Warm Up Brasil Ride Pró, será realizado o ciclo de palestras, a partir das 16h. Rafael Campos, campeão do Cruce de Los Andes em 2013, falará sobre corrida em trilha, e os profissionais da Shimano darão dicas para manutenção da bicicleta. Fundador da Brasil Ride, Mario Roma contará as novidades da sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas, realizada pela primeira vez na Rota do Descobrimento em 2016, e a ex-atleta e treinadora Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride, dará dicas de mountain bike e de preparação para a competição em outubro.

Atração especial para as crianças será a Corrida Kids Bike, marcada para o sábado, com inscrições gratuitas e limitadas a 100 vagas. O circuito será urbano, dentro da cidade de Botucatu, com 1 km de extensão, e o objetivo da iniciativa será de incentivar a prática do esporte desde cedo nos pequenos participantes.

O Festival Brasil Ride Botucatu terminará no domingo (29) com dois eventos. O primeiro será o Passeio Ciclístico com largada às 8h30 e as 900 inscrições já encerradas. Às 9h será a largada da Trail Run Brasil Ride na Fazenda Indiana. Assim como o Warm Up Brasil Ride, a Trail Run terá também duas categorias, a Sport (6 km) e a Pró (16 km), em que os atletas vão correr por trilhas de terra, percurso com pedras e até atravessarão um riacho de águas cristalinas.

MTB tem atletas top do País - A quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu contará com a presença de alguns dos melhores ciclistas do mountain bike brasileiro profissional. Os dois campeões do Warm Up Pró, o mineiro Hugo Prado Neto, bi em 2013 e 2015, e o catarinense Ricardo Pscheidt, vencedor em 2014, estão confirmados na disputa pelo troféu da prova que serve como esquenta para a ultramaratona Brasil Ride, realizada entre 15 e 23 de outubro, na Costa do Descobrimento, na Bahia. Ciclistas como os brasileiros Orlando Alves, Wolfgang Soares e João Paulo Firmino, o suíço Lukas Kaufmann e o chileno Patrício Farias, também estão entre os favoritos ao título.

"As provas organizadas pelo Mario Roma seguem um formato que foge do que as demais provas nacionais oferecem, de uma forma positiva. Tem um pensamento mais abrangente, respeitando muito os atletas. A gente vai com confiança de que tudo ocorrerá bem, com boa marcação de percurso e sem atrasos", elogia Hugo Prado Neto. "As competições com o selo Brasil Ride são sempre sinônimo de ótima infraestrutura e qualidade na organização, isso é um grande diferencial para profissionais ou amadores", comenta Ricardo Pscheidt.

Cuesta Paulista no mapa do turismo do Brasil - As cidades do interior de São Paulo como Botucatu e Pardinho, sedes do Festival, carregam em seu DNA o fato de estarem situadas em um planalto ligeiramente inclinado, constituído por duas superfícies: uma encosta abrupta e outra mais suave. A essa formação geográfica dá-se o nome de Cuesta. E, na Cuesta Paulista, o visual deslumbrante e as riquezas naturais juntam-se a prática esportiva, não só do ciclismo e da corrida de montanha, mas de outros esportes de aventura como os voos de parapente e asa delta na Base da Nuvem, e o rapel na Usina Indiana e em cachoeiras da região.

O impacto econômico - Após ter no último ano 4.200 participantes, recebendo assim um total de 9.000 pessoas e um valor estimado de mais de 6 milhões em receita, a organização do Festival Brasil Ride Botucatu prevê o aumento dos números em 2016. Para a quarta edição, o evento terá 5.100 inscritos. Desta forma, com um aumento de 21,5% no número de participantes, o impacto econômico calculando os valores gastos pelos atletas e seus familiares em hospedagem, alimentação e combustível, também deve subir nesta mesma proporção e chegar a cerca de 7 milhões de reais.

Programação do Festival:

Dia 26 (quinta-feira)

9h - Largada Road Brasil Ride
15h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 1

Dia 27 (sexta-feira)
10h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 2
16h - Início do Ciclo de Palestras

Dia 28 (sábado)
8h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 3
10h - Largada Warm Up Brasil Ride Sport
10h - Inscrição Corrida Kids Bike
11h - Largada Corrida Kids Bike

Dia 29 (domingo)
8h30 - Início do Passeio Ciclístico
9h - Trail Run Brasil Ride Pró
10h - Trail Run Brasil Ride Sport

Mais informações:
Site: www.http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE?fref=ts
Twitter: twitter.com/brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr.- Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Road Brasil Ride em Pardinho (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Road Brasil Ride em Pardinho (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Alta  | Web

Warm Up na Cuesta Paulista (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Warm Up na Cuesta Paulista (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Alta  | Web

Ciclo de Palestras (ZDL / Divulgação)
Ciclo de Palestras  (ZDL / Divulgação)
Alta  | Web

Corrida Bike Kids em Botucatu (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Corrida Bike Kids em Botucatu (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Alta  | Web

Passeio Ciclístico em Botucatu (Ney Evangelista / Festival Brasil Ride)
Passeio Ciclístico em Botucatu (Ney Evangelista / Festival Brasil Ride)
Alta  | Web

Trail Run no Festival (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Trail Run no Festival (Wladimir Togumi/FestivalBrasil Ride)
Alta  | Web

Costa Rica Specialized Shimano Unidas
Full Gas Red Bull Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja