Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2019-10-25

Brasil Ride 10 anos: Avancini vence cross country mas vê Ferreira e Becking aumentar a liderança

Ciclista brasileiro foi o mais rápido da etapa em que as duplas podem competir separadas. Porém, com uma prova difícil feita por Manuel Fumic, Tiago Ferreira e Hans Becking aumentaram a diferença para seus principais adversários em mais de oito minutos

Alta  | Web
Vibração de Avancini na chegada (Josue Fernandez / Brasil Ride)

Vibração de Avancini na chegada
(Josue Fernandez / Brasil Ride)

Alta  | Web
Festa do público no pódio masculino (Fabio Piva / Brasil Ride)

Festa do público no pódio masculino
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Sebastian Fini, segundo no individual e vencedor nas duplas (Fabio Piva / Brasil Ride)

Sebastian Fini, segundo no individual e vencedor nas duplas
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Hans Becking, terceiro no XCO (Fabio Piva / Brasil Ride)

Hans Becking, terceiro no XCO
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Sherman Trezza, quarto nesta sexta (Fabio Piva / Brasil Ride)

Sherman Trezza, quarto nesta sexta
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Jaroslav terminou em quinto (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Jaroslav terminou em quinto
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Tiago Ferreira manteve a camisa amarela (Fabio Piva / Brasil Ride)

Tiago Ferreira manteve a camisa amarela
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Nova vitória de Viviane Favery (Josue Fernandez / Brasil Ride)

Nova vitória de Viviane Favery
(Josue Fernandez / Brasil Ride)

Alta  | Web
Portugueses na liderança, antes da largada (Gustavo Coelho / Brasil Ride)

Portugueses na liderança, antes da largada
(Gustavo Coelho / Brasil Ride)

Alta  | Web
Os portugues Tiago Silva e Tiago Clamote, líderes da Máster (Juliano Augusto / Brasil Ride)

Os portugues Tiago Silva e Tiago Clamote, líderes da Máster
(Juliano Augusto / Brasil Ride)

Alta  | Web
A portuguesa Celina Carpinteiro, líder nas duplas mistas (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

A portuguesa Celina Carpinteiro, líder nas duplas mistas
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Emoção de Avancini na homenagem da Shimano (Fabio Piva / Brasil Ride)

Emoção de Avancini na homenagem da Shimano
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Tiago, Avancini, Ryan e Mario Roma (Fabio Piva / Brasil Ride)

Tiago, Avancini, Ryan e Mario Roma
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
#Brasil Ride 10, iluminada na arena em Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

#Brasil Ride 10, iluminada na arena em Guaratinga
(Fabio Piva / Brasil Ride)

 

 

Porto Seguro (BA) - A esperada etapa do cross country, penúltima da Brasil Ride 2019, teve sua primeira largada realizada às 10h da manhã de sexta-feira (25). Disputada em um circuito de 8 km em Arraial d'Ajuda, os amantes do mountain bike tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os melhores ciclistas do mundo completarem quatro voltas para a definição do vencedores do dia. Na elite masculina, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing XC) foi o mais rápido, ao concluir em 1h24min08. Completaram o pódio o dinamarquês Sebastin Fini (CST Sannd American Eagle MTB Racing Team) e o holandês Hans Becking (DMT Racing Team) em 1h24min37 e 1h25min28, respectivamente. 

Com os resultados das médias de cada uma das duplas, Tiago Ferreira e Hans Becking aumentaram sua folga na liderança, ao cravarem 1h26min07, na segunda posição por equipes, e agora tem uma vantagem de 8min04 para a parceria germano-brasileira. Os vencedores da etapa na classificação por equipes foram Sebastian Fini e o alemão Julian Schelb, em 1h25min17. Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic finalizaram o dia em 1h26min24, em quarto lugar por equipes.

"Sinceramente deixei a disputa da geral de lado. Corri pela etapa. Durante a prova nem fiz questão de colocar um ritmo tão consistente porque nunca venci o cross country (na versão da prova em Porto Seguro) e eu queria muito ganhar, por conta do carinho e apoio da galera que eu recebo aqui, algo surreal. Quis dar um espetáculo para eles e ganhar essa etapa. Questão de honra mesmo, competir em casa na frente da minha gente. Chegamos a liderar na geral em determinado momento, depois atacamos o Tiago e o Hans diariamente e desta vez não foi diferente. Além de andar rápido queria cruzar a linha de chegada em primeiro. Fiz questão disso e tive comprometimento por isso", disse Avancini.

Segundo e terceiro colocados no cross country, Sebastian Fini e Hans Becking avaliaram a etapa. "Fiz tudo que podia e terminei em segundo. O Avancini foi bem forte na última volta, embora eu também estivesse bem. Feliz por mais um pódio no cross country e pela vitória da dupla na etapa, uma vez que o Julian também foi bem rápido", destacou Fini. "Foi um dia bom, mas o início foi difícil. Não pude reconhecer o percurso e não lembrava bem como era o traçado. Estamos motivados, o Tiago fez um ótimo trabalho e agora não podemos perder mais que oito minutos. Eles vão colocar pressão em nós, como deve ser, e nós vamos nos defender", afirmou Hans.

Além de revelar o planejamento do dia, o português Tiago Ferreira também contou como a prova se desenvolveu nesta sexta-feira. "Foi uma etapa boa para nós. Não só não perdemos tempo, como ganhamos alguns segundos. Hans e eu combinamos que ele iria buscar vencer ou estar no pódio e eu manter um ritmo constante, sem ter nenhuma queda para não prejudicar a equipe. Nossa estratégia funcionou bem, principalmente porque o Fumic teve uma queda e com isso perdeu o grupo da frente. Além de trabalhar bem como dupla, contamos com o azar deles, Henrique e Manuel", comentou Tiago Ferreira.

Ferreira também prevê uma última corrida que não será fácil. "A sétima etapa será perigosa, porque com certeza a dupla adversária vai correr como nós em 2018, atacando do início ao fim. A diferença é que o gap era de dois minutos e agora é de mais de oito. Serão menos de 50 km e não queremos a vitória da etapa, mas sim da geral. Vamos fazer nosso dia da forma mais tranquila para desfrutar, não ter problemas com as bicicletas, não ter quedas e tentar encerrar a edição 10 com a camiseta amarela", finalizou Tiago.

Elite feminina com título encaminhado  - Na disputa feminina, Viviane Favery e Tânia Clair Piclker (Cannondale Brasil Racing / Soul Cycles) colocaram uma mão na "taça" da Brasil Ride em sua categoria. Vivi, como é conhecida, foi o destaque da prova entre as mulheres e terminou em primeiro, em 1h26min23, ao concluir três voltas. O top 3 individual teve ainda Danilas Ferreira (Tropix Brasil) e Letícia Cândido (Corinthians Audax), com os tempos de 1h27min58 e 1h28min59, respectivamente. Vivi e Letícia tem agora 24 minutos de vantagem para Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing) e Danilas, vice-líderes e donas da camisa da Americas Women.

"Estava nervosa, porque defender a camiseta laranja é uma responsabilidade grande. Nos estudamos como equipe, mas hoje como era individual qualquer atleta poderia surpreender. Largamos às cegas, sem saber como estavam as demais mulheres. Queríamos nos defender e só colocar um ritmo mais forte se nos sentíssemos bem. Consegui abrir aos poucos e manter uma velocidade boa, para vencer", disse Vivi. "Foi minha primeira vitória em uma prova desse estilo, o que me deixa feliz e emocionada. Fechar o penúltimo dia da Brasil Ride, na frente de tanta gente torcendo e atletas de alto nível, na maior prova das Américas, foi muito especial. Nunca vou esquecer desse dia", concluiu a vencedora do cross country.

Domínio português em três categorias - País com mais representantes na ultramaratona após o Brasil, Portugal tem 20 ciclistas participantes da décima edição. Além da quantidade significativa, os portugueses estão entre os líderes em três categorias: elite masculina, dupla mista e máster. Enquanto Tiago Ferreira, em parceria com Hans Becking, tem a camiseta amarela em suas maõs, nas outras duas disputas a liderança é 100% portuguesa.

Na dupla mista, Celina Carpinteiro e José Dias estão em primeiro lugar, com boas chances de garantirem o título, após terem sido os mais rápidos da categoria na primeira largada. "Esta é minha sexta participação na Brasil Ride. Nunca é fácil, porque o melhor que dou nunca é suficiente para o José, porque ele é realmente forte. Formamos um equipe boa, com compreensão da parte dele, sempre com cabeça fria e me ajudando em todos os momentos. Quando preciso me alimentar ou me hidratar", disse Celina, que tem no currículo o título da elite feminina em 2010, ao lado de Ivonne Kraft, e outros dois vice-campeonatos na competição. 

Na máster, Tiago Clamonte e Tiago Silva estão em primeiro lugar, concorrendo com uma dupla de respeito: o cinco vezes campeão da Brasil Ride e campeão olímpico de Atlanta-96, Bart Brentjens, e o octacampeão da ultramaratona, Abraão Azevedo. "O Tiago e eu somos conhecidos em Portugal por sermos fortes em etapas de endurance, tendo títulos importantes neste estilo de corrida. Estamos em perfeita sintonia. Enquanto ele é engenheiro, sou enfermeiro e treinamos em horários distintos, tendo família e filhos. A Brasil Ride é fenomenal, podendo pedalar contra nossos ídolos. É um orgulho para nós estarmos aqui", disse Tiago Clamonte.

"Está sendo dura esta prova. Já fiz outras stage races mundo afora e a principal característica aqui é o clima, ou está calor ou chove. Tudo muda no mesmo dia, esquenta e depois enfrentamos lama. Estamos bem e fortes como dupla. Vimos que o Bart e o Abraão muitas vezes não estão juntos e nós dois sempre estamos juntos. Essa é a diferença para estarmos na frente. Estou adorando e vamos tentar garantir este título", comentou Tiago Silva, que assim como seu parceiro compete pela primeira vez na prova.

Noite de homenagem e solidariedade – A noite de quinta-feira (24) foi especial para Henrique Avancini e para o jovem Ryan. Avancini recebeu uma homenagem especial de um de seus patrocinadores, a Shimano, que mostrou um vídeo feito com os pais, a irmã e a esposa falando das qualidades do atleta. Muito emocionado, Avancini subiu ao palco e mal conseguiu agradecer. A Shimano também mostrou um video especial com imagens dos 10 anos da participação de sua equipe de suporte neutro na Brasil Ride, dando apoio a todos os ciclistas.

O aluno da escola municipal de Arraial d’Ajuda, Ryan, de 15 anos, foi diagnosticado com câncer há cinco meses e não tem recursos para o tratamento. Por isso, Mario Roma chamou ao palco o campeão europeu Tiago Ferreira, o campeão mundial Henrique Avancini e Ryan. Contou a todos a luta de Ryan e disse que a Specialized estava doando uma bicicleta para uma rifa de arrecadação de recursos para o tratamento do adolescente. Tiago e Avancini doaram uma camiseta autografa cada e o brasileiro ainda entregou um capacete, bens que entrarão em um leilão. Mario, então, pediu a todos que quisessem colaborar para enviar e-mail para a Brasil Ride, br@brasil.com.br, que serão informados de uma conta para ajudar Ryan.

Sétima etapa - A etapa decisiva tem 46 km. Os primeiros 9 km são de estrada de terra bem fluídos. Do km 9 ao 13 muito single track e poucos trechos de ultrapassagem. Do km 13 ao 19 um local mais plano e largo. No quilômetro 19, outro single track no Parque Nacional do Pau Brasil. Muitas árvores e tocos a serem vencidos, exigindo muita pilotagem dos atletas. Faz com que os atletas tenham que ter tranquilidade para fazer as curvas bem fechadas. Do km 19 para frente mistura estradas e trilhas arborizadas. Uma etapa curta, porque a intenção é encerrar de uma forma mais leve, já que da segunda a quinta etapa sempre foram longas distâncias. Em paralelo, será realizada a Maratona dos Descobrimentos, que terá percurso de 72 km. 

Maratona dos Descobrimentos, atração do sábado - Às 10h da manhã, uma hora após a largada da última etapa da ultramaratona, 1.800 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo. Nesta sexta-feira (25), todos os inscritos retiraram seus kits no ginásio de esportes de Arraial d'Ajuda.

Resultados Etapa 6 - Cross Country em Arraial d'Ajuda - 32 km

Masculino
Individual
1- Henrique Avancini (BRA) – 1h24min08
2– Sebastian Fini (DIN) – 1h24min37
3- Hans Becking (HOL) – 1h25min28

Média das duplas
1– Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (ALE) – 5h11min06
2- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 1h26min07
3- Sherman Trezza (BRA) / Guilherme Muller (BRA) – 1h26min15
4- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 1h26min24
5- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 1h26min46

Acumulado – após 6 etapas
1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 19h54min55
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 20h02min59
3- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 20h12min17
4- Kristian Hynek (CZE) / Martin Stosek (CZE) – 20h32min39 
5- Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (ALE) – 20h40min30

Feminino
Individual
1- Viviane Favery (BRA) – 1h26min23
2- Danilas Ferria da Silva – 1h27min58
3- Letícia Candido – 1h28min59

Média das duplas
1- Viviane Favery (BRA) /Tania Clair (BRA) – 1h28min39
2- Letícia Candido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 1h29min59
3- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferriera (BRA) – 1h33min35
4- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) - 1h41min39
5- Katherine Lindo (VEN) / Florangela Rodriguez (VEN) - 1h42min42

Acumulado - após 6 etapas
1- Viviane Favery (BRA) /Tania Clair (BRA) – 26h16min27
2- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferriera (BRA) – 26h40min28
3- Letícia Candido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 27h43min18
4- Janildes Fernandes (BRA) / Julyana Machado (BRA) - 30h56min24
5- 4- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) - 31h54min24

Programação das transmissões ao vivo - Evento pioneiro no País ao transmitir os detalhes da prova a partir de 2016, a Brasil Ride tem uma programação repleta nos dias de disputa. O comando é do jornalista Cadu Cortez, com comentários de Helio de Souza, treinador de Henrique Avancini, e reportagem de Rosita Belinky. As transmissões são exibidas no Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE e no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q. Confira a programação:

Sábado - 26/10
8h45 - Largada Etapa 7
9h45 - Largada Maratona dos Descobrimentos 
10h30 - Chegada Etapa 7
20h30 - Premiação Geral

As etapas da Brasil Ride 2019:
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 46 km e 532 m de altimetria

Países representados na 10ª edição - Ao todo, 570 ciclistas estão inscritos na décima edição da ultramaratona e representam 23 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

Décima edição - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Confira vídeos e slideshows no youtube e no wetransfer:

Youtube - playlist da 10a. edição : https://www.youtube.com/user/BrasiRide/playlists?view_as=subscriber

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/RYTpWMWGPfY
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-4JjW1zqaPy
Slideshow - https://youtu.be/dFgRO8hZYFo

Etapa 2:
Vídeo - https://youtu.be/VtunNsh0jUQ
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-vexvhLUv3n
Slideshow - https://youtu.be/LhvG_jxIG4g

Etapa 3:
Vídeo - https://youtu.be/ngjyaCzkr7s
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-4kr2txF0Vw
Slideshow 10 anos - https://youtu.be/0FlCkwXz4Q4
Slideshow Etapa 3 - https://youtu.be/ProWqmNYGp4 

Etapa 4:
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=35M7oocz8HI&t
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-mewhb3eRUl
Slideshow - https://youtu.be/4nT0ow4Tcdg
Wetransfer do slideshow - https://we.tl/t-S6yurP5QPM

Etapa 5:
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=49bm-hbHKMk
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-6fyjsxqmfl
Slideshow - https://youtu.be/UbuEe7jq-Xc
Wetransfer do slideshow - https://we.tl/t-BHkugnyEyR

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:

Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja