Inscrições fechadas

Brasil Ride 24 horas Series 2019

Botucatu - SP / Brasil

30 e 31 de Março de 2019

Press Release

Voltar
2016-05-30

Festival Brasil Ride Botucatu cresce e comemora o sucesso da quarta edição

Durante quatro dias, 5.100 atletas entre ciclistas e corredores transformaram o cotidiano de Botucatu e demais cidades da região da Cuesta Paulista. Evento atingiu cerca de 17 mil pessoas entre participantes, familiares e torcedores

São Paulo (SP) - Maior evento de esporte outdoor do País, o Festival Brasil Ride Botucatu teve sua quarta edição realizada entre quinta-feira (26) e domingo (29), na região da Cuesta Paulista. Durante quatro dias, um total de 5.100 participantes, entre ciclistas, das modalidades speed e mountain bike, e corredores de montanha, desafiaram as trilhas e estradas da região da Botucatu e Pardinho em provas de tirar o fôlego, não só para os atletas, mas também para o público que pode acompanhar as competições.

"Estou muito satisfeito, porque o evento aconteceu dentro do esperado, sem nenhum imprevisto ou acidente que pudesse dificultar seu bom andamento. Para nós a segurança dos ciclistas e corredores era o ponto primordial para que o Festival Brasil Ride Botucatu transcorresse sem problemas", enalteceu Mario Roma, o fundador da Brasil Ride. "Até São Pedro nos ajudou, porque a previsão era de chuva para os quatro dias e apenas no último caiu um chuvisco pela manhã, mas sem que atrapalhasse. A temperatura esteve amena e ajudou os atletas, porque os percursos eram intensos e exigentes. Quero aproveitar para deixar um agradecimento especial à população de Botucatu e região que recebeu os competidores e seus acompanhantes com muito carinho", acrescentou Roma.

Com um aumento de 21,5% no número de inscritos, ultrapassando a marca de 5.000 pessoas, em relação ao ano anterior, a organização completou mais uma jornada satisfeita com o evento, que reuniu atletas de 180 cidades, 25 estados e cinco países, Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Suíça. "Estou feliz porque conseguimos crescer e fazer mais um grande evento para a região, reunindo mais de 10 mil pessoas entre atletas e familiares, e um total de cerca de 17 mil pessoas, contando o público local de Botucatu e cidades vizinhas, que prestigiou o evento, estimado em 7.000. Agora nos preparamos para as próximas provas previstas no calendário da Brasil Ride, em Florianópolis e na Bahia", contou Mario Roma.

Pelas estimativas dos organizadores, o evento, que lotou a rede hoteleira da região, gerou um impacto econômico em torno de R$ 7 milhões. A própria Prefeitura de Botucatu reconhece que o Festival Brasil Ride já tornou-se o principal evento do ano na cidade.


As Competições - Com o intuito de divulgar o ciclismo de estrada para praticantes amadores, promovendo a prática esportiva não só como estilo de vida, mas também como melhora na qualidade de vida, o Road Brasil Ride deu o pontapé inicial para a quarta edição do maior evento esportivo outdoor do Brasil, na manhã da quinta-feira (26). Na arena montada em Pardinho, 800 atletas pedalaram pelos 68,9 km nas estradas municipais da cidade.

Aos campeões, não apenas a glória de subir no lugar mais alto do pódio, como também garantir uma vaga para disputar o Campeonato Mundial da modalidade, o UCI World Championships, em Perth, na Austrália, entre 1º e 4 de setembro. Entre os homens, Elton Pedrozo, de Americana (SP), foi o bicampeão geral, e no feminino o título ficou com Eliana Pinheiro, de Assis (SP). Todos os campeões das demais categorias, divididas por idade, também garantiram o direito de disputar o mundial em setembro.

No mesmo dia foi aberta a Warm Up Pró, competição dividida em três etapas, com 11,6 km na primeira, 76,6 km na segunda e 107 km no sábado (28), dia decisivo e com a realização da Warm Up Sport, prova de maratona com 71 km para os amadores. Enquanto a Pró recebeu 800 inscritos, a Sport contou com 1.000 atletas com idades a partir de 17 anos. Os campeões do MTB foram: o suíço Lukas Kaufmann e a paulista Fernanda Prieto, de Barueri, na Pró, e Lucas Esteves, de Marília (SP), e Aline Simões, de Penápolis (SP), ambos na Sport.

A última competição foi realizada no domingo (29), dia de encerramento do Festival. Ao todo, 1.000 corredores de montanha enfrentaram as trilhas e estradas de terra da Cuesta Paulista, com largada e chegada na Fazenda Indiana, em Botucatu. Na categoria Pró, com 16km de extensão, Marildo Barduco, de Botucatu, e Giovanna Martins, de Salto (SP), foram os campeões, enquanto a Sport, com 5,5 km, foi vencida por André de Moura, da Ibitinga (SP) e Dulcineia de Oliveira, de Manduri (SP).


Demais atividade - Atração especial para as crianças de 5 a 12 anos, a Corrida Kids Bike foi realizada na manhã do sábado, com inscrições gratuitas e um total de 100 participantes. Com um circuito urbano, dentro da cidade de Botucatu, e com 1 km de extensão, e o objetivo da iniciativa foi de incentivar a prática do esporte desde cedo nos pequenos participantes. Oportunidade única para os pais verem seus filhos dando as primeiras pedaladas.

No mesmo dia, quatro palestras foram realizadas no evento, lotando a área do lounge montado próximo à Catedral, com um público rotativo de 500 pessoas. Essa estrutura, com duas tendas gigantescas montadas defronte à largada de várias provas do Festival, é uma atração à parte. No local é disponibilizado gratuitamente a toda a população e aos participantes água, café, além de pipoca e algodão doce para a garotada, que tem também uma área especial com monitores para pinturas e outras brincadeiras. Vários puffs são espalhados pelas tendas para que os ciclistas possam descansar após as competições.

Outro destaque do evento, na manhã de domingo, foi o Passeio Ciclístico, entre o centro histórico de Botucatu e a Base da Nuvem, área de prática do voo livre, reunindo cerca de 900 inscritos.

Mais informações:

Site: www.http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE?fref=ts
Twitter: twitter.com/brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr.- Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Trail Run na fazenda Indiana (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Trail Run na fazenda Indiana (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Corredores atravessaram riacho (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Corredores atravessaram riacho (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Barduco salta sobre obstáculo do percurso da corrida (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Barduco salta sobre obstáculo do percurso da corrida (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Giovanna superou obstáculos difíceis para chegar ao bicampeonato (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Giovanna superou obstáculos difíceis para chegar ao bicampeonato (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Lukas Kaufmann, o novo "Rei da Cuesta" (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)

Alta  | Web

Fernanda Prieto garantiu o título do Warm Up no sábado (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Fernanda Prieto garantiu o título do Warm Up no sábado (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Belo visual da prova (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Belo visual da prova (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Elton Pedrozo comemora (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Elton Pedrozo comemora  (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Prova de estrada abriu Festival na quinta-feira (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Prova de estrada abriu Festival na quinta-feira (Fabio Piva / Brasil Ride Botucatu)
Alta  | Web

Prefeitura de Botucatu Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Sabesp Red Bull Thule Squirt
Revista Bicycling Revista Bike Action Revista Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja