Inscrições fechadas

Brasil Ride 24 horas Series 2019

Botucatu - SP / Brasil

30 e 31 de Março de 2019

Press Release

Voltar
2019-03-26

Brasil Ride contribui para alavancar o crescimento do turismo na Cuesta Paulista

Com competições de ciclismo e corrida de montanha realizadas desde 2013, Pardinho e Botucatu se consolidam como Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo

São Paulo (SP) - Organizadora de eventos esportivos das modalidades ciclismo e corrida de montanha, a Brasil Ride celebra uma excelente notícia divulgada no início deste ano, que tem muito a ver com sua atuação nos últimos seis anos. Após Pardinho conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), em 2018, desta vez Botucatu juntou-se ao seleto grupo, entre 140 cidades paulistas, que recebe recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.

Desde 2013, eventos ciclísticos, como 24 Horas Brasil Ride, Road Brasil Ride e Festival Brasil Ride são realizados nas cidades de Pardinho e Botucatu, assim como as corridas de montanha Brasil Ride Trail Run Series. O movimento no turismo local é intenso durante a realização dessas competições, sempre com a rede hoteleira praticamente lotada. Ao todo, 20.000 atletas competiram na Cuesta Paulista nos últimos seis anos nas provas da Brasil Ride. Os atletas, somados a outras 40.000 pessoas, entre familiares, amigos e estafe que acompanham os competidores, totalizam 60.000 visitantes nos dois municípios no período destinado às ações da promotora.

"Para nós da Brasil Ride é uma realização ver um projeto que desenhamos em conjunto com o ex-prefeito João Cury, em 2013, para promover a região por meio do esporte e em um curto espaço de tempo ver tantas transformações e resultados positivos. O Festival Brasil Ride é o maior evento outdoor do Brasil, com mais de 5.000 atletas e seus acompanhantes. A região e as cidades vizinhas literalmente respiram ciclismo e train run. Isso vai muito além de realizarmos eventos na região, estamos deixando um legado e contribuindo para a economia local, gerando renda e emprego na cidade e zona rural. Contribuímos também para a saúde de toda população, pois o esporte faz as pessoas mais saudáveis e orgulhosas. Essa conquista só foi possível com o apoio púbico, da população e dos fazendeiros locais, aos quais agradeço e parabenizo ambas as cidades, por terem os selos de Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo", destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Tudo isso é motivo de celebração, não só por parte da agência Brasil Ride, como também pelo poder público local. É o caso de João Neto Cury, que era prefeito de Botucatu, em 2013. "Botucatu tem no seu DNA uma vocação muito forte para o turismo, seja científico, ecológico ou de negócios. Muitas iniciativas eram feitas sem a ação direta do município com vistas ao fortalecimento dessa área tão importante. Nós dialogamos e organizamos todos aqueles que estavam vinculados ao setor. As ações, eventos e investimentos passaram a ser discutidos em instâncias colegiadas e o crescimento ocorreu naturalmente, gerando mais renda, lazer e emprego no município", comenta Cury.

"O programa que criamos, chamado 'Botucatu - Terra da Aventura', cruzou fronteiras. Por meio dele, Botucatu passou a ser reconhecida em todo território nacional. Ícone deste programa, a Brasil Ride foi decisiva na inclusão da cidade na condição de Município de Interesse Turístico, pelos números que apresenta e pelo grande movimento, que transforma a cidade na capital estadual do mountain bike", comenta o ex-prefeito, atualmente secretário de Educação da cidade de São Paulo.

Presente na cerimônia de recebimento do MIT, ao lado de nomes como o do atual prefeito de Botucatu, Mário Pardini, e do Deputado Fernando Cury, o secretário adjunto de turismo botucatuense, Guto Tecchio, também comentou a novidade. "Para nós, o fato de Botucatu receber o selo de Município de Interesse Turístico significa que estamos despontando, junto com outras cidades do Estado, com a pretensão de ser uma Estância Turística no futuro. Demos o primeiro passo e teremos investimento para trabalhar na infraestrutura do Turismo e melhorar as atrações da cidade", avalia Guto.

"Quanto a Brasil Ride, assim como outros eventos, a agência colocou o nome 'Botucatu - Terra da Aventura', como um slogan reconhecido nacionalmente. Somos referência de eventos outdoor e a Brasil Ride é um dos grandes responsáveis por essa marca. Isso porque atrai muita gente e cada vez mais cresce na nossa cidade, posicionando Botucatu como centro de referência nos esportes de aventura", complementa Guto Tecchio.

Pardinho - Município vizinho a Botucatu, Pardinho já havia recebido o selo de Município de Interesse Turístico em 2018. É lá que é realizada anualmente a Road Brasil Ride, prova de ciclismo de estrada eleita como a melhor do País entre 2015 e 2018. "A Road Brasil Ride, em Pardinho, é um caso de sucesso de parceria entre a administração pública e iniciativa privada. A Prefeitura de Pardinho e a agência Brasil Ride teceram uma marca de reconhecimento internacional, destacando-se entre as dez melhores provas de estrada da América Latina, pela quarta vez consecutiva ganhadora do Guidão de Ouro", comemora Dito Rocha, prefeito local. 

"Esta parceria destaca nossas paisagens e nosso cartão postal: a Vista do Gigante, que nos conferiu o título de cidade Top Destino em Turismo de esporte. Sem dúvida, ao dar visibilidade aos nossos produtos e atrativos locais, esta união foi um dos principais fatores que colaboraram para a certificação de Pardinho, em maio de 2018, como Município de Interesse Turístico, nos tornando conhecidos como Pardinho – Terra das Emoções", complementa o prefeito. 

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Road Brasil Ride (Wladimir Togumi / Road Brasil Ride)

Road Brasil Ride (Wladimir Togumi / Road Brasil Ride)
Alta  | Web

Festival Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)

Festival Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Brasil Ride Trail Run Series (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Brasil Ride Trail Run Series (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Prefeito Mário Pardini, deputado Fernando Cury e secretário Guto Tecchio (Divulgação)

Prefeito Mário Pardini, deputado Fernando Cury e secretário Guto Tecchio (Divulgação)
Alta  | Web

Prefeitura de Botucatu Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Sabesp Red Bull Thule Squirt
Revista Bicycling Revista Bike Action Revista Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja