Inscrições abertas

Brasil Ride Bonito 2022

BONITO - MS

7 A 10 DE SETEMBRO DE 2022

Faltam 20 dias Inscreva-se

Press Release

Voltar
2018-10-18

Brasil Ride: Elite masculina reúne campeões mundiais e continentais na nona edição

Com o pelotão recheado de estrelas do mountain bike mundial, disputa masculina deve ter equilíbrio histórico. Prova tem transmissão ao vivo diariamente na fan page do Facebook da ultramaratona

São Paulo (SP) - A expectativa é grande para a nona edição da Brasil Ride, uma das principais ultramaratonas de mountain bike do mundo, de 21 a 27 de outubro, em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, e em Guaratinga. Com 120 pontos em jogo nos rankings mundial e olímpico de cross country na UCI (União Ciclística Internacional), a elite masculina reunirá alguns dos principais ciclistas do pelotão internacional. Campeões mundiais como o português Tiago Ferreira, o belga Roel Paulissen e o brasileiro Henrique Avancini, atual vencedor da Brasil Ride e do Mundial de Maratona MTB, o campeão Europeu de 2018, o russo Alexey Medvedev, são algumas das feras que garantirão tempero extra nos sete dias de disputas no Extremo Sul da Bahia.

Dois bicampeões da Brasil Ride tem a chance de alcançar o maior vencedor da prova na elite masculina, o tcheco Jiri Novak, único tricampeão: Henrique Avancini, campeão em 2013 e 2017, e o holandês Hans Becking, vencedor em 2014 e 2015. A favor de Avancini, além de ser um ciclista da casa, está o fato de competir com seu parceiro de Cannondale Factory Racing, o alemão Manuel Fumic, com quem ele disputa provas de duplas há pelo menos três temporadas.

"Estou muito animado em retornar à Brasil Ride, capítulo final de uma temporada histórica para o mountain bike brasileiro. Será a primeira prova em que largarei após a conquista do título do Campeonato Mundial de Maratona MTB. Mais uma corrida com o Fumic, meu parceiro de equipe, porém a primeira Brasil Ride com ele. Já vivemos bons e intensos momentos competindo juntos e estou muito feliz por eu ter a chance de defender o título ao lado dele. A ideia é brigar pela vitória e fazer a defesa do título. Chegamos bem e em condições de lutar pela vitória", enaltece Avancini.

Já Hans Becking terá ao seu lado na busca do tricampeonato um ciclista bastante experiente. Trata-se do português Tiago Ferreira, campeão da Brasil Ride em 2012, vencedor do Campeonato Mundial de Maratona MTB em 2016 e do Campeonato Europeu na temporada passada. "Estou ansioso para voltar ao Brasil junto com um parceiro forte como o Tiago Ferreira. O Tiago também tem muita experiência nesta corrida. Acredito que outras duplas sejam as favoritas, como a da Cannondale e da Specialized. Mas, se eles cometerem um erro, estaremos lá", define Hans, que forma com Ferreira a dupla principal da DMT Racing Team.

Mais um campeão de volta - Não faltam duplas dispostas a atrapalhar o sonho de Hans Becking e Henrique Avancini de conquistarem o tricampeonato. O russo Alexey Medvedev, campeão da Brasil Ride em 2016, compete com o italiano Francesco Failli, pela equipe Specialized Itália, e tem boas expectativas para a prova. "Estou muito feliz por estar de volta ao País depois de dois anos. A Brasil Ride se tornou para mim mais do que uma corrida. É uma verdadeira aventura. Com o meu parceiro, podemos vencer alguma das etapas e estar no pódio final. O Failli é um atleta forte. Esperamos mostrar do que somos capazes, mesmo sabendo que o nível está muito alto", conta Medvedev.

Bicampeão mundial encerra carreira - Após competir na Brasil Ride ao lado de Tiago Ferreira, quando terminou no top 3 da prova, em 2016, o belga Roel Paulissen está de volta, para encerrar sua carreira como ciclista profissional, junto do mineiro Hugo Prado Neto, na equipe OCE/Cannondale. "Estou realmente ansioso para a Brasil Ride deste ano e me divertir com o pessoal da equipe Cannondale Brasil Racing. Espero ter uma excelente semana com o Hugo. Vamos dar o nosso melhor", garante Roel.

Dinamarquês volta mais experiente - Terceiro colocado geral em 2017 ao lado de Hans Becking, o dinamarquês Sebastian Fini terá como parceiro nesta edição o letão Martins Blums, na equipe de número 2 da CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, que terá o holandês David Nordrmann e o britânico Grant Ferguson como time principal. "A ansiedade é grande para correr a Brasil Ride pela segunda vez. Ano passado foi muito bom, porque competi com o melhor parceiro possível, o Hans Becking, e aprendi muito com ele. Espero trazer o aprendizado para a corrida deste ano, e assim o Blums e eu podemos ser fortes. É a primeira vez que estamos juntos como dupla, mas tenho certeza que teremos bom entrosamento. Não gostamos de pedalar de 4 a 5 horas todos os dias, mas a Brasil Ride é especial e daremos tudo a cada dia", avalia Fini.

Demais favoritos e disputa das Américas - Ainda na briga pela Camisa Amarela, de melhor dupla na elite masculina, estão confirmados times como o dos espanhóis Alberto Losada e Ibon Zugasti (Orbea Factory Team), do alemão Julian Biefang e do belga Bram Sayes (Embrance The World Cycling), do português José Dias e do brasileiro Sanderson Celso (DMT Racing Team II), dos alemães Christopher Maletz e Tommy Galle (White Rock), do austríaco Wolfgang Krenn e do belga Joris Massaer (Bike Team Kaiser/SC Liezen), entre outros.

Outra camisa que estará em jogo na elite masculina é a Branca, de melhor dupla das Américas. Atuais campeões, Mario Veríssimo e Kennedi Lago (Squadra Oggi), vão tentar o bicampeonato. Além deles, são favoritos na disputa das Américas duplas como Lukas Kaufmann e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing), José Gabriel Marques e Bruno Lemes (Groove Corratec Team), Wolfgang Olsen e Edson Rezende (Caloi Avancini Team), Ricardo Pscheidt e o venezuelano Yonathan Meijia (Trek/Shimano).

Baixa na disputa - O tcheco Jaroslav Kulhavy, campeão olímpico de 2012, e o norte-americano Howard Groots, da equipe Specialized Racing, tiveram de cancelar a participação da Brasil Ride 2018, após sofrerem lesões na semana passada. "Tive complicações com meu joelho e não posso pedalar. Tenho que ficar de repouso para minha reabilitação. Peço desculpas por isso e espero que a corrida seja perfeita para vocês. Vejo vocês ano que vem", declarou o ciclista tcheco.
 
Howard Groots sofreu uma queda no Festival Roc D’Azur, na França, e também está sob cuidados médicos. "Infelizmente não poderemos participar da Brasil Ride neste ano. Nós nos machucamos competindo na semana passada. Estou com muitos pontos no braço e tive que parar de treinar por um tempo. Espero estar em melhores condições no ano que vem para participar de uma prova por etapa com essa. Boa sorte a todos", comentou o norte-americano.

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE.

Confira os dias e horários:
Sábado - 20/10 - Entrevista Coletiva, às 19h; e Briefing dos Atletas, às 19h30.
Domingo - 21/10 - Largada, às 12h40; Chegada, às 13h45; e Premiação, às 18h45.
Segunda-feira - 22/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 20h15.
Terça-feira - 23/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quarta-feira - 24/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Brasileiro Henrique Avancini (Fabio Piva / Brasil Ride)

Brasileiro Henrique Avancini (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Holandês Hans Becking (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Holandês Hans Becking (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

Português Tiago Ferreira lidera pelotão (Fabio Piva / Brasil Ride)

Português Tiago Ferreira lidera pelotão (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Russo Alexey Medvedev (Igor Schifris / Brasil Ride)

Russo Alexey Medvedev (Igor Schifris / Brasil Ride)
Alta  | Web

Belga Roel Paulissen (esq.) na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)

Belga Roel Paulissen (esq.) na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Dinamarquês Sebastian Fini (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Dinamarquês Sebastian Fini (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Português José Dias (Fabio Piva / Brasil Ride)

Português José Dias (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada da Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)

Largada da Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada em Guaratinga (Marina Magalhães / Brasil Ride)

Largada em Guaratinga (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Alta  | Web

Cenário deslumbrante da prova (Sportograf / Brasil Ride)

Cenário deslumbrante da prova (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Programação do ao vivo na Brasil Ride 2018 (Divulgação)

Programação do ao vivo na Brasil Ride 2018 (Divulgação)
Alta  | Web

Prefeitura de Bonito
Fundesporte
Santander Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin HB Red Bull Squirt Spot Thule

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja