Inscrições fechadas

Brasil Ride Espinhaço 2021

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

Conceição do Mato Dentro - MG | 14 A 18 DE DEZEMBRO DE 2021

Press Release

Voltar
2022-04-21

Dupla da República Tcheca assume liderança da Brasil Ride Espinhaço

Jaroslav Kulhavý e Marek Rauchfuss vencem etapa Rainha e passam Tiago Ferreira e Miguel Muñoz

Na etapa Rainha, terceira e mais difícil da Brasil Ride - Espinhaço 2022, em Conceição do Mato Dentro (MG), ocorrida nesta quarta (21), os atletas enfrentaram 83,2 km e 2.321m de subidas acumuladas. 

Apesar do desafio, os participantes também foram contemplados com um cenário belíssimo proporcionado pelo Parque Natural Municipal do Tabuleiro, onde está situada a famosa  Cachoeira do Tabuleiro - a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 275 metros.

A etapa também marcou uma virada na liderança na principal categoria da ultramaratona. O tcheco Jaroslav Kulhavý, campeão olímpico em Londres-2012, mostrou toda sua técnica e impôs um ritmo constante ao lado do compatriota Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna - Accolade 1) concluindo a prova em 03h58min34. 

A segunda dupla da República Tcheca, Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna - Accolade 2) completou a dobradinha europeia no pódio, com o segundo melhor tempo: 04h02min07.

“Hoje de fato foi uma verdadeira etapa Rainha. Nos primeiros quilômetros foi complicado para o Jaros, mas ele é um cara que fica melhor a cada dia. Foi duro, mas agora temos a jersey amarela”, comemorou Rauchfuss. 

“Um de nossos pneus furou e tivemos que encher diversas vezes porque ele não foi consertado da maneira adequada. O sol na nossa frente estava realmente quente. E as subidas aqui são bem difíceis, mas é uma excelente pista e curti bastante”, completou Kulhavý.

O português e campeão mundial, Tiago Ferreira (DMT Racing Team), que até então liderava a Open masculina, cruzou o pórtico final apenas com o sexto melhor tempo, após problemas mecânicos envolvendo seu companheiro de time, o espanhol Miguel Muñoz.

“O Miguel não esteve no seu melhor dia e pagamos caro por isso. E quando corremos em duplas há momentos que não podemos controlar. Estamos completamente fora da geral e agora é completar as duas próximas corridas”, lamenta. 

A dupla brasileira e atuais campeões do Espinhaço, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (4Fun Bike Center Ciclogiro) tiveram um desempenho melhor que nas duas primeiras etapas e completaram a Rainha na terceira posição. 

“Ontem tive uma queda, fiquei bastante preocupado em me recuperar para a prova. Mas a gente nunca pode desistir. Ainda estamos de corpo e alma porque tudo só acaba no sábado”, afirma Kaufmann.

 

Feminino e E-Bikes 

Isabella Lacerda e Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) venceram mais uma etapa, desta vez com 05h28min16. Dez minutos à frente de Eliane Rezende e Liege Walter (Mães tá On). Já Paula Gallan e Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) chegaram em terceiro.

“O visual é deslumbrante nesta etapa, o que aliviou um pouco a dureza do terreno. Mas a gente vem num passo bem constante, fizemos alguns ajustes para que eu não sentisse tanta dor nas costas. Mas espero que a gente consiga manter ainda mais a nossa vantagem”, disse Hercília.

Pela “E-Bikes” (categoria de bicicletas assistidas por motor elétrico), Albert Mogen Jr. (Amarildo Team / IBS) manteve a ponta e novamente subiu no ponto mais alto do pódio . Já Fabiana Bertoni (R9 Engenharia / Special Bikes Bauru) garantiu a liderança no feminino, com o tempo de 05h32min03.

 

Demais resultados

Todos os resultados por categoria, de cada etapa da Brasil Ride Espinhaço 2022, podem ser acompanhados em tempo real através dos sites [brasilride.com.br ou stopandgo.net], além do aplicativo da Brasil Ride. 

 

As provas no Espinhaço

A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

 

Top 5 das elites - etapa Rainha:

Masculino                                       

1 - Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 03h58min34

2 - Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 04h02min07

3 - Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 04h06min39

4 - Ricardo Pscheidt / Leandro Santos - 04h22min48

5 - Luiz Honório / Marcos Simão - 04h26min17

 

Feminino                   

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza - 05h28min16.

2 - Eliane Rezende / Liege Walter - 05h38min49   

3 - Paula Gallan / Luman Diniz - 05h45min41

3 - Iara Leite / Ana Panini - 05h50min54

4 - Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão - 05h54min57

 

Top 5 acumulado após três etapas:

1 - Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 06h37min26       

2 - Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 06h39min34

3 - Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 06h50min31

4 - Tiago Ferreira / Miguel Munhoz - 07h10min34

5 - Luiz Honório / Marcos Simão - 07h22min30

 

Transmissão ao vivo - A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Brasil Ride.

 

Próximas etapas

4ª etapa - Cross Country (22/04) - 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria

5ª etapa - Final (23/04) - 33,5 km I 1.053 m de altimetria  

 

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona do Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

 

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

 

Maior premiação do ciclismo nacional 

A Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a  maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova. 

 

Patrocínio e apoio

O Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Conceição do Mato Dentro
Specialized Shimano Unidas
Anglo American Full Gas Garmin HB Red Bull Squirt Spot Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Bicycling Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja