Inscrições fechadas

Maratona dos Descobrimentos 2018

Arraial dAjuda / BA

27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2015-06-04

Circuito mundial de estrada e Mountain Bike abrem Festival Brasil Ride Botucatu nesta quinta

Já consolidado, evento reúne 4.200 atletas entre quinta e domingo (7), para múltiplas atividades na região da Cuesta: mountain bike, ciclismo de estrada, prova de bike para crianças, passeio ciclístico, corrida de montanha e palestras

São Paulo (SP) - As competições da terceira edição do Festival Brasil Ride Botucatu, o maior encontro de bikes do país, serão abertas na manhã desta quinta-feira (4) no interior de São Paulo. Às 9 horas, será dada a largada para o Road UWCT Brasil Ride, única prova do circuito mundial amador da UCI realizada na América Latina, com 68,7 km e altimetria de 1.695 metros. Será disputada em estradas asfaltadas da região da Cuesta e Pardinho. A largada e a chegada será no Posto RodoServ Stop, na Rodovia Castelo Branco, km 193.

Na parte da tarde, às 15 horas, terá início a primeira etapa do Warm Up Brasil Ride Pró, com percurso de 11,6km de Mountain Bike, com largada em frente ao ginásio de esportes de Botucatu.

O evento, uma realização da prefeitura de Botucatu em parceria com o Ministério do Esporte e apoio da prefeitura de Pardinho, celebra neste ano sua terceira edição, com um salto tanto no número de atividades quanto na quantidade de atletas inscritos: em 2013 foram 450 participantes, ano passado 1.500 atletas compareceram, e em 2015 serão 4.200 competidores ao longo dos quatro dias de competições.

Na competição de Mountain Bike, serão três etapas neste ano, disputadas entre quinta-feira e sábado. Nomes como Hugo Prado Neto (Cannondale Oce), Leandro Donizeti (Trek/Gorgeous), Raphael Catalão (JC Bikes), Edivando de Souza Cruz (ASW/Astro Bike), Odair Pereira (Scott), o ex-piloto de Fórmula 1 Christian Fittipaldi, o piloto de Fórmula Truck Geraldo Piquet e Larissa Brasa (Specialized Hoffmann XCO), revelação do mtb de Botucatu, estarão na disputa.

Já montada, a estrutura do Brasil Ride Festival Botucatu conta com 300 profissionais na organização, quatro arenas, 45 toneladas de equipamentos, 24 carros, 26 motocicletas, quatro quadriciclos, três ambulâncias e duas UTIs móveis. Ao longo dos quatro dias de evento, serão distribuídos aos atletas: nove mil litros de água, 1.760 litros de isotônico, dez mil frutas e 80 kg de mandioca. Além disso, haverá o sorteio de três bikes Trek, a distribuição de 264 prêmios diversos e 60 pares de tênis Pearl Izumi aos primeiros colocados da corrida de montanha.

"Essa grande estrutura que montamos é para garantir a segurança dos competidores. Para ajudar a todos, teremos também o Suporte Neutro Shimano, nosso parceiro desde 2010, bem como o apoio do Bike Wash e lubrificacao MUC-OFF. Estimamos que estarão envolvidas com a competição cerca de 8 mil pessoas, incluindo os acompanhantes dos atletas. A rede hoteleira da região está completamente lotada e deveremos trazer um bom volume de divisas para as cidades próximas junto ao comércio em geral. São atletas de todo o Brasil e outros países vindo de todas as formas para Botucatu. Nesta quarta-feira, o aeroporto local recegeu pedido para pouso de 11 aeronaves", informa Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Botucatu se estabelece como destino ciclístico- O Festival Brasil Ride Botucatu foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (2), com a realização de uma coletiva no Chaillot Plaza Hotel. Além do organizador do evento, Mario Roma, estiveram presentes o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Botucatu, Antonio Carlos Pereira, o vice-prefeito da cidade, Antonio Luiz Caldas Júnior, o vereador de Botucatu Isaias Colino e o presidente da Câmara Municipal de Pardinho, vereador Cristiano Camargo.

Segundo Antonio Pereira, a consolidação do Festival Brasil Ride fortalece o pleito de Botucatu para conquistar o status de cidade de interesse turístico, título que deverá ser oferecida a apenas 140 municípios brasileiros em breve, a partir da criação de uma nova lei federal. "O evento começou com 450 atletas, a população gostou, se envolveu, e nos ajudou a transformar o Festival Brasil Ride Botucatu no sucesso que é hoje. Entre tantas outras cidades, como Rio de Janeiro ou São Paulo, o Ministério do Esporte decidiu apoiar uma competição em Botucatu, o que prova a força do evento".

A consolidação da região de Botucatu como destino turístico para os ciclistas e seus familiares é apontado por Antonio Caldas como o principal legado do festival. "Além do efeito imediato, com a geração de divisas para a cidade, o evento apresenta ao público o potencial turístico da Cuesta, motiva as pessoas a incluir a região em seu calendário pessoal, não só para treinar, mas para passear e apreciar nossas belezas naturais. Espero que estejamos vendo o início da perpetuação de Botucatu como destino para esse tipo de ciclismo que interage com a natureza".

A cidade de Pardinho, vizinha a Botucatu e por onde passam trechos dos percursos, também já colhe os frutos da parceria de sucesso. "O Brasil Ride está gerando 100 empregos indiretos em Pardinho. Pensando a longo prazo, os atletas que vêm competir, acabam voltando futuramente para treinar, porque o percurso de trilhas é muito bacana, e isso vai continuar trazendo benefícios para a população local. É uma satisfação enorme poder organizar esse evento com a Prefeitura de Botucatu, nossa parceira".

Credenciamento de imprensa - A organização do Festival Brasil Ride abriu o credenciamento de imprensa para a cobertura do maior encontro de bikes do País. Os jornalistas interessados em acompanhar as atividades em Botucatu devem formalizar o pedido pelo e-mail redacao@zdl.com.br, com as seguintes informações:

Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:


Programação:

Dia 4 (quinta-feira)

- Road UWCT Brasil Ride: única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI, 68,7 km. Largada às 9h
- Warm Up Brasil Ride Pró: primeira etapa, de 11,6km de MTB. Largada às 15h.

Dia 5 (sexta-feira)
- Warm Up Brasil Ride Pró: segunda etapa, de 76,4km de MTB. Largada às 10h.
- Palestras a partir de 16h: Corrida em Trilha (por Rafael Campos), Dicas Shimano, Preparação para o Brasil Ride (por Adriana Nascimento) e Novidades do Brasil Ride.

Dia 6 (sábado)
- Warm Up Brasil Ride Pró: terceira etapa, de 107km de MTB. Largada às 8h.
- Warm Up Brasil Ride Sport: prova de 71km de MTB. Largada às 10h.
- Corrida Kids: prova infantil de 1km. Largada às 11h.

Dia 7 (domingo)
- Trail Run Brasil Ride: corrida de montanha de 16km (Pró) e 6km (Sport). Largadas às 9h (Pró) e 10h (Sport).
- Passeio Ciclístico: largada às 8h30.

Mais informações:
- Site: www.romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
- Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE?fref=ts
- Twitter : twitter.com/brasil_ride

Vitor Dalseno / Doro Jr.- Mtb 13209
E-mail: vitor@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

e no facebook ZDL Comunicação

Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu
Clique na imagem para fazer o Download...
Largada da prova de estrada no ano passado
Alta | Web

Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu
Clique na imagem para fazer o Download...
Competição válida pelo circuito mundial amador
Alta | Web

Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu
Clique na imagem para fazer o Download...
Largada do MTB em 2014
Alta | Web

Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu
Clique na imagem para fazer o Download...
Trilhas na região da Cuesta
Alta | Web

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Download...
Larissa Brasa, jovem ciclista de Botucatu
Alta | Web

Divulgação / Scott
Clique na imagem para fazer o Download...
Christian Fittipaldi e Odair Pereira
Alta | Web

Divulgação / Brasil Ride Botucatu
Clique na imagem para fazer o Download...
Coletiva em Botucatu
Alta | Web

Bahia
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja