Inscrições fechadas

Maratona dos Descobrimentos 2019

Arraial dAjuda / BA

26 de outubro de 2019

Press Release

Voltar
2015-10-16

Chapada Diamantina, na Bahia, transforma-se na capital mundial do Mountain Bike

Principal ultramaratona de MTB das Américas reunirá 500 atletas de 23 países. Serão sete etapas, com 600 km e 13 mil metros de ascensão acumulada

Mucugê (BA)
- Responsável por alterar anualmente a paisagem da Chapada Diamantina, na Bahia, este fenômeno esportivo chamado Brasil Ride está pronto para iniciar sua sexta edição. Entre sábado (17) e o dia 24 de outubro, cerca de 500 ciclistas representando 23 países e 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, vão transformar a rotina nas cidades de Mucugê, Rio de Contas e região. Nas sete etapas da competição, iniciada com o prólogo no domingo (18), alguns dos melhores mountain bikers do mundo percorrerão 600 km com altimetria acumulada de 13 mil metros.

Entre os brasileiros, o maior objetivo será buscar os 120 pontos nos rankings mundiais da UCI (União Ciclística Internacional). Assim, nomes como Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt, Frederico Mariano, Sherman Trezza, Raiza Goulão, Isabella Lacerda e Erika Gramisceli, vão com tudo atrás do título das categorias open e ladies, uma vez que são os principais candidatos à vaga na Olimpíada Rio 2016. No masculino, enquanto Frederico e Sherman formarão dupla, Avancini estará pedalando com o estreante Wolfgang Soares e Pscheidt estará junto de seu colega de equipe Trek/Shimano, Leandro Donizete. Entre as mulheres, Raiza Goulão pedalará com Viviane Favery, Isabella Lacerda com a campeã de 2014, Nina Baum (EUA), e Erika Gramiscelli com Letícia Cândido.

"Esta edição será especial por acirrar a disputa pela vaga brasileira nos Jogos do Rio 2016. Além disso, uma vez mais nossos atletas medirão forças com algumas das estrelas internacionais do MTB, o que deverá aumentar o nível técnico do esporte. Do lado da organização, temos certeza que tudo já está pronto para fazermos uma grande competição", garante o fundador da Brasil Ride, Mario Roma.

Atrações internacionais - Campeão mundial de Cross Country de 1995 e medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta 1996, o holandês Bart Brentjens encabeça a lista de estrangeiros, ao lado de Abraaão Azevedo, um dos maiores nomes do esporte brasileiro, na categoria máster. Bart e Abraão buscam o tricampeonato na prova. Na open, Hans Becking (HOL) e Jiri Novak (REP) vêm atrás do bicampeonato, depois do título em 2014. Porém, duplas como Daniel Geismayr e Hermann Pernsteiner, ambos da Áustria, Simon Gegenheimer e Steffem Thum, e Christopher Maletz e Daniel Gathof, os quatro da Alemanha, e Stijn Van Boxstael e Jorgen Flion, da Bélgica, prometem dificultar a vida dos adversários.

Entre os 23 países representados na prova, os europeus têm maior número de inscritos, com 12 países confirmados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Já no Brasil, 18 estados, além do Distrito Federal, estarão presentes na competição. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Disputada em duplas, com exceção da categoria corporativa, a Brasil Ride terá sete categorias: open, feminino, mista, máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), grand master (nenhum atleta com menos de 50 anos), nelore (acima de 90 kg) e corporativa (categoria com três integrantes). A competição contará ainda com as camisas especiais para melhor equipe de homens e mulheres do continente Americano.

Maior premiação ciclística no País - Além de trazer para solo brasileiro alguns dos melhores mountain bikers do mundo, o que dá a oportunidade aos ciclistas nacionais de elevarem seu nível técnico, a Brasil Ride tem ainda outro incentivo aos inscritos: uma premiação recorde em dinheiro no ciclismo do Brasil, com cerca de R$ 70 mil, divididos entre classificação geral e por etapas. Um das novidades deste ano é que, pela primeira vez, homens e mulheres nas elites e registrados na UCI receberão a mesma quantia em premiações por etapas e nos resultados gerais, previstas pelo regulamento.

Maiores campeões em busca do hexa - Rei e Rainha da Brasil Ride, Abraão Azevedo e Ivonne Kraft, da Alemanha, têm em comum o 100% de aproveitamento na prova, com vitórias em todas as edições. Abraão teve quatro companheiros diferentes nos últimos cinco anos na máster, os brasileiros Plínio Souza, Paulo Freitas e Paulo Borges, entre 2010 e 2012, e o holandês Bart Brentjens, lenda do esporte. Já Ivonne disputou a primeira edição com a portuguesa Celina Carpinteiro, e outras quatro com o tetracampeão da prova, o piracicabano Mateus Ferraz.

Automobilismo tem seus representantes - A sexta edição da Brasil Ride contará mais uma vez com estrelas do esporte brasileiro, como Christian Fittipaldi e Geraldo Piquet, ambos pilotos do automobilismo. Enquanto Fittipaldi competirá na máster com o ciclista Odair Pereira, pela equipe Scott Fittipaldi, Piquet estará na open, junto de Guilherme Tom Faria, na Piquet Sports.

Prova já começou - Tão esperada pelos amantes do mountain bike, a edição de 2015 da Brasil Ride já começou. As cidades de Mucugê e Rio de Contas, na Bahia, vivem o clima da competição, com as estruturas das vilas já montadas. Diversos atletas do País e do mundo estão na Chapada Diamantina, ou a caminho, como Bart Brentjens (HOL), Hans Becking (HOL), Jiri Novak (REP), Daniel Geismayr e Hermann Pernsteiner, ambos da Áustria, que desembarcaram na tarde desta quinta-feira (15) em Salvador e seguem nesta sexta (16) para Mucugê.

Números comprovam grandiosidade da prova - O status de maior ultramaratona de MTB das Américas não veio por acaso. Os números indicam a grandiosidade da Brasil Ride. Para receber 500 ciclistas, o evento conta com 300 voluntários e 1.000 tendas montadas. Durante a semana de disputas serão servidas 16.000 refeições. Nas provas, que devem receber 6.000 expectadores, serão instalados 34 pontos de água ao longo dos percursos. Para manter as bikes prontas para encarar as trilhas, serão gastos 300 frascos de lubrificantes para correntes. E para registrar todos os detalhes, 24.000 fotos serão produzidas.

Confira os Guias da Brasil Ride 2015 - Nos links abaixo vc. poderá ler os guias da sexta edição da Brasil Ride, em português e em inglês.
Guia em português
Guia em inglês

Sobre a Brasil Ride< - A sexta edição da Brasil Ride reunirá 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter classificação S2 em 2014, neste ano a prova será S1, ou seja, ofertará aos campeões das elites 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Pontos preciosos para os brasileiros na busca por vaga na Olimpíada Rio 2016. Além da premiação em produtos por etapas, a edição terá recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.

Vídeos da Brasil Ride - Durante o evento, uma produtora especializada disponibilizará diariamente imagens, em alta definição, para upload. Do dia 18 a 25 de outubro, sempre a partir das 9h, estarão disponíveis os up link's para serem baixados. Para receber as informações, basta entrar em contato com a assessoria pelo e-mail redacao@zdl.com.br.

Confira abaixo os dois vídeos que contam a história da edição de 2014 da principal ultramaratona de MTB das Américas:
Vídeo oficial 1: https://www.youtube.com/watch?v=pdKLV8Y5brw
Vídeo oficial 2: https://www.youtube.com/watch?v=FZDgDSsY0fA

Etapas da Brasil Ride 2015

1ª Etapa: 18 de outubro - 13h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê
Detalhe: formato de contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro - 6h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas
Detalhe: 3.355m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro - 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8783-7408

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Primeira largada será dada no domingo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Primeira largada será dada no domingo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Chapada Diamantina é o palco da Brasil Ride (Bruno Senna / Brasil Ride)
Chapada Diamantina é o palco da Brasil Ride (Bruno Senna / Brasil Ride)
Alta  | Web

Crianças incentivam os ciclistas na Brasil Ride (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Crianças incentivam os ciclistas na Brasil Ride (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Alta  | Web

Estrutura da Brasil Ride em 2014 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Estrutura da Brasil Ride em 2014 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Vila Brasil Ride em Mucugê (BA) (Divulgação / Brasil Ride)
<P>Vila Brasil Ride em Mucugê (BA)  (Divulgação / Brasil Ride)
Alta  | Web

Vila Brasil Ride em Rio de Contas (BA) (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Vila Brasil Ride em Rio de Contas (BA) (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Alta  | Web

Bart Brentjens e Abraão Azevedo (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
<P>Bart Brentjens e Abraão Azevedo (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Alta  | Web

Hans Becking and Jiri Novak (Fabio Piva / Brasil Ride)
Hans Becking and Jiri Novak (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Henrique Avancini (Ivan Padovani / Brasil Ride)
<P>Henrique Avancini (Ivan Padovani / Brasil Ride)
Alta  | Web

Nina Baum, atual campeã da ladies (Sportograf / Brasil Ride)
Nina Baum, atual campeã da ladies (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Isabella Lacerda, destaque do Brasil (Fabio Piva / Brasil Ride)
Isabella Lacerda, destaque do Brasil (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Raiza Goulão e Vivi Favery, entre as favoritas na ladies (Divulgação)
Raiza Goulão e Vivi Favery, entre as favoritas na ladies (Divulgação)
Alta  | Web

Governo da Bahia Sudesb
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Thule Squirt Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Parque Nacional do Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI FBC CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja