Inscrições fechadas

Maratona dos Descobrimentos 2019

Arraial dAjuda / BA

26 de outubro de 2019

Press Release

Voltar
2014-10-22

CROSS COUNTRY OLÍMPICO MARCA O TERCEIRO DIA DA BRASIL RIDE

Espanhol Sérgio Mantecón da equipe Trek Factory Racing vence a competição com formato olímpico que compõe uma das etapas da Ultramaratona de Mountain Bike, na Chapada Diamantina - Bahia

O terceiro dia da Brasil Ride 2014 - Ultramaratona de Mountain Bike – que aconteceu nesta terça-feira (21) na cidade de Rio de Contas (BA) ficou marcada por muita adrenalina, força e um show de habilidade dos melhores ciclistas do mundo em ação na Chapada Diamantina.

O espanhol Sérgio Mantecón, da equipe Trek Factory Racing, parceiro do brasileiro Ricardo Pscheidt na competição, foi o grande vencedor individual da etapa após um super duelo com o brasileiro Henrique Avancini, ambos são cotados como promessas de medalha para os Jogos Olimpicos Rio 2016.

“Foi uma etapa específica para corredores de cross-country, como eu por exemplo, que estou em busca de pontos para estar nas Olimpíadas do Rio em 2016, e esse é o tipo de etapa que temos que aproveitar, já que as outras etapas são mais longas e nos exigem mais”, comentou Mantecón, considerado o 6º melhor ciclista do mundo atualmente.

“É uma oportunidade de competir com atletas renomados em nosso país. Estamos em pleno ciclo olímpico e absorver técnicas, táticas e vivência de competição ao lado de atletas de alto nível,” comenta o ciclista Henrique Avancini, que conquistou a segunda colocação na etapa e mantém-se como a melhor equipe brasileira na competição ao lado de Sherman Trezza de Paiva.

A modalidade olímpica é uma das etapas clássicas da Brasil Ride desde 2012, consolidando um compromisso de capacitar os atletas de alto rendimento. Disputada num circuito com 6,9km de distância e subidas acumuladas de 1.205 metros de altimetria, foram cinco voltas eletrizantes, com destaque para a passagem pela capela da Diocese de Livramento da Conquista, com direito ao tradicional benção do padre no topo da colina. A novidade foi a criação de uma trilha alternativa para os menos habilidosos que tiveram que contornar a montanha para evitar o downhill super técnico. 

“Na verdade foi um trajeto de puro mountain bike, duro, muito técnico e onde realmente se pode fazer a diferença”, acrescentou Mantecón.

Entre as mulheres, a vitória ficou com Ally Stacher, da equipe Specialized, parceira de Rebecca Rusch. Nina Baum e Sonya Looney, ambas do time Notubes/Ergon, completaram o pódio com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A melhor brasileira foi Isabella Lacerda, atual campeã brasileira de mountain bike cross country que participa pela 1ª vez na Brasil Ride: “Esta é a minha modalidade, então acabei conseguindo andar melhor. A etapa de ontem (de Maratona) foi dura mas hoje consegui andar muito bem. Aqui é muito técnico, então acaba sendo uma preparação muito boa para os Jogos Olímpicos porque o nível técnico aqui é bem parecido com o que se tem no Mundial e na Copa do Mundo. Estou curtindo bastante o Brasil Ride, apesar de estar sendo bastante sofrido. Vai valer a pena esses pontos e no final vai ser de grande importância,” relata Lacerda.

A competição Brasil Ride 2014 oferece aos atletas a oportunidade de conquistar 80 pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), como acontece desde 2013, favorecendo os atletas nacionais a obterem em “casa” a pontuação necessária para conquista de vagas por nação nos Jogos Rio 2016! Com isso, a organização preparou 3 simpósios técnicos com especialistas no assunto.

Nesta terça feira o “papo olímpico” foi sobre "Como se tornar um Campeão Olímpico" com Bart Brentjens (Holanda). A conversa contou com dicas e o passo a passo para conquistar a medalha de ouro olímpica, considerado o sonho de todo desportista de alto rendimento.  O assunto foi abordado por um dos maiores ciclistas do mountain bike de todos os tempos, que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica no MTB XCO (cross country) nos Jogos de Atlanta 96, assim como a medalha de bronze nos jogos de Athenas 2004.

“É muito importante fomentar os valores olímpicos, especialmente para os jovens: esforço, superação, trabalho em equipe, “fair play”, respeito às normas, o esporte é uma filosofia de vida”, comenta Javier Moracho, atleta olímpico atletismo, que participei de 3 Jogos Olímpicos (Moscou 80, Los Angeles 84 e Seul 88) e desde quando aposentou-se, adotou o ciclismo como esporte. “Estou gostando muito, já tinha ouvido falar bem da prova na Espanha e por isso decidi vir. Parabéns a vocês, não só pelo nível técnico, como pela grande organização e vocês cuidam muito bem do atleta, isso é o mais importante", completa Javier.

“É um orgulho poder contribuir na conquista por mais vagas para os atletas nacionais nos jogos do olímpicos do Rio, além de fomentar o desenvolvimento do esporte olímpico”, acrescenta Mário Roma. 

O maior desafio de bicicleta de montanha da América Latina – BRASIL RIDE 2014 – que vai percorrer no total cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina, reunindo competidores profissionais e amadores, oriundos de 20 países e mais de 20 estados brasileiros, para uma experiência única no coração do país, com 7 dias de muito pedal, autoconhecimento e contato com a natureza.

Resultados completos no site: www.brasilride.com

Brasil Ride 2014 conta com os patrocínios: MINISTÉRIO DO ESPORTE - SUDESB/ GOVERNO DA BAHIA  - CAIXA – SHIMANO -TREK - GORGEOUS EVENTOS – THULE – OAKLEY – KAILASH

Apoios: Continental Pneus, Red Bull, JC Bikes, Café Mucuge, Prefeitura Municipal de Rio de Contas, Roma Comunicação, Penks. Mídias parceiras: Revista Bike Action, Rádio Bradesco Esportes FM, Bike Magazine Portugal, Revista Go Outside, Webventure e Bike na Mídia Assessoria de Imprensa. Supervisão: UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). Realização: REC e Prefeitura de Mucugê. 


Imagens relacionadas


Henrique Avancini e Sérgio Mantecón
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Downhill técnico marcou a etapa de XCO
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Sérgio Mantecón
Fabio Piva/ Brasil Ride
baixar em alta resolução


Trilhas desafiantes
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Isabella Lacerda
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução

Governo da Bahia Sudesb
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Thule Squirt Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Parque Nacional do Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI FBC CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja