Inscrições fechadas

Warm Up Ilhabela 2018

Ilhabela / SP

12 de Agosto de 2018

Press Release

Voltar
2019-05-09

Etapa praiana da Brasil Ride aquece turismo e economia em Ilhabela

Prova recebeu 950 atletas entre ciclistas e corredores de montanha, que disputaram o Warm Up MTB e a Trail Run Series no domingo (5)

Alta  | Web
Vista aérea da estrutura da prova (Igor Dieter / Divulgação)

Vista aérea da estrutura da prova
(Igor Dieter / Divulgação)

Alta  | Web
Etapa reuniu 950 atletas em Ilhbela (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Etapa reuniu 950 atletas em Ilhbela
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pedal na orla de Ilhabela (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Pedal na orla de Ilhabela
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Warm Up MTB (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Warm Up MTB
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Trail Run Series (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Trail Run Series
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Correndo na praia (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Correndo na praia
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Ciclistas contemplando a natureza (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Ciclistas contemplando a natureza
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
As amigas sul-mato-grossenses (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

As amigas sul-mato-grossenses
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Os irmãos gêmeos de Rondônia (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Os irmãos gêmeos de Rondônia
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Mutirão coletou 100 kg de lixo (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Mutirão coletou 100 kg de lixo
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

 

São Paulo (SP) - Pelo segundo ano consecutivo, a caravana da Brasil Ride desembarcou em Ilhabela, para a realização de provas de mountain bike e trail run. O sucesso do evento, no entanto, não se confirma apenas no aumento do número de participantes - de 600 em 2018 para 950 neste ano, um crescimento de 58% -, mas também no impacto turístico e econômico de sua realização. Dentre os 950 inscritos, 61% vieram de fora do litoral norte de São Paulo. Assim, estima-se que cerca de 1.500 turistas estiveram no município durante o fim de semana, por conta das competições do circuito.

"Mais um vez montamos a nossa estrutura na Praia do Perequê, onde recebemos atletas de 83 cidades e 13 estados brasileiros. Nos chamou muito atenção os comentários positivos dos representantes dos órgãos públicos e também das redes hoteleira e gastronômica, que destacaram para nós a alta procura que tiveram no fim de semana do evento, principalmente no que diz respeito a famílias de atletas, sejam eles de mountain bike ou trail run. Esse é um dos legados que um evento com grandeza da Brasil Ride proporciona por onde passa, o de ajudar no crescimento do turismo e da economia local", comentou Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Com as quatro provas marcadas para a manhã do domingo, duas de mountain bike e duas de trail run, os atletas tiveram no sábado um dia inteiro para curtir o arquipélago turístico mais famoso do Estado de São Paulo, um dos mais tradicionais do País. Reunindo belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, Ilhabela conta também com montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras, em um território de 347,5 metros quadrados.

Do Mato Grosso do Sul para Ilhabela - Muitos corredores aproveitam a realização de provas para viajar e conhecer novos destinos. Este foi o caso das amigas Adriana Vaz e Carla Bardella, ambas do Mato Grosso do Sul. Elas viajaram para Ilhabela para conhecer o litoral norte de São Paulo e ainda participaram da Trail Run Series. 

Atravessando o País pela Brasil Ride - Rondônia esteve entre os 13 estados representados no Warm Up Ilhabela. Isso graças aos irmãos gêmeos Marcos e Lucas Drefahl, naturais de Ji-Paraná, cidade localizada a pouco mais de 200 km da capital, Porto Velho. Para chegar à Ilhabela, três escalas passando por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São José dos Campos, em quase 30h de viagem. Marcos e Lucas optaram por competir na categoria de duplas e concluíram a participação em quarto lugar. O sonho de ambos é um dia disputar a ultramaratona Brasil Ride, realizada anualmente no mês de outubro, na Bahia.

Ações ambientais - O sucesso da etapa em Ilhabela também se deu pela parceria entre a organização com o projeto Seu Lixo Meu, que realizou atividades de educação ambiental e mutirão de limpeza nos dois primeiros dias do evento, sexta e sábado (3 e 4), visando a conscientização das crianças e adolescentes estudantes do município e dos competidores da prova. Ao todo, 100 kg de lixo foi coletado, espalhado pelo mangue e pela praia do Perequê, bem como foi realizada a compostagem de alimentos orgânicos distribuídos na competição, como maças e bananas, que ao invés de ir serem descartados, foram reutilizados como adubo para as hortas da cidade.

No evento, nenhum tipo de embalagem descartável foi utilizado, como copo ou garrafa plástica, tanto no percurso, quanto na chegada (dispersão). Cada atleta levou seu próprio recipiente para se abastecer nos pontos de hidratação. Na linha de chegada todos os mountain bikers receberam uma caneca. A ação evitou a utilização de mais de 6,5 mil copos descartáveis.

Warm Up MTB - As provas de mountain bike deram o pontapé inicial na segunda edição da Brasil Ride em Ilhabela logo na manhã do domingo. Nas duas principais categoria pro, as elites masculina e feminina, os campeões foram Diogo Malagon, de Cosmópolis (SP), e Stefânye Lindolfo, de Taubaté (SP), após um pedal de 50 km com cerca de 2.000 metros de altimetria acumulada. Na sport, que teve metade da distância e do desnível altimétrico, os vencedores nas elites foram Emerson Resende, de Santa Branca (SP), e Silvia Guimarães, de São Paulo (SP).

Trail Run Series - A corrida de montanha também teve dois percursos, um de 19 km e outro de 7,5 km, exigindo muito esforço dos competidores. Na principal disputa, a longa, Fredson Gonçalves, de São Sebastião (SP), e Luanna Teixeira, de Sapucaí-Mirim (MG), foram os campeões. Já na curta, os mais rápidos a cruzar a linha de chegada foram Claudiano Pires e Geisla Moraes, ambos de Ilhabela (SP).

Etapa em 2020 confirmada - O sucesso da segunda edição da Brasil Ride em Ilhabela fez a organização confirmar sua realização novamente em 2020. A intenção é de que a prova tenha ainda mais atrações. Novidades como passeio ciclístico, caminhada de rua, disputas de corrida e de bike para as crianças, além de show musical, fazem parte da programação que os organizadores visam implementar.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Specialized Shimano Unidas
Full Gas Red Bull Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja