Inscrições fechadas

Brasil Ride

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Faltam 30 dias Saiba Mais

Press Release

Voltar
2014-10-24

CICLISTAS CRUZAM A CHAPADA DIAMANTINA PARA COMPLETAR A SEXTA ETAPA DA BRASIL RIDE

Após um dia super disputado, três equipes disputam o título 2014 na classificação geral

No sexto e penúltimo dia de competição, o ritmo foi veloz  e o pelotão pedalou nervoso,  deixando a decisão para o título de 2014 da Ultramaratona de MTB para a grande final que acontecerá neste sábado (25), em Mucugê – Bahia. 

O clima nublado nesta sexta-feira (24) entre as cidades de Rio de Contas e Mucugê, assim como a brisa leve contribuíram para os ciclistas percorrerem cerca de 143km de distância e 2.854 metros de altimetria acumulada com muita velocidade

Mesmo após o despertar às 4 da manhã e mais de 500 quilômetros pedaladas ao longo da semana, os atletas saíram nervosos, com diversos ataques.

“O clima ajudou bastante, por estar mais ameno. Mas foi uma etapa complicada para nós em relação a classificação geral. O Hans (Becking) e o (Jiri) Novak fizeram uma prova muito boa. Viemos em 3 equipes, incluindo os líderes, mas Hans e Jiri abriram um pouco. Estava me sentindo bem desde o início, sabia que teria condições de tirar tempo no trecho final (plano), mas por volta do Km 80 minha suspensão estourou e ficou bem difícil”,  comenta Henrique Avancini (Caloi Elite Team), que consagrou-se vice campeão da 6ª etapa. 

Com os resultados de hoje, a briga pelo título da Brasil Ride 2014 deixou três equipes muito próximas na briga da vitória. Ou seja, agora é tudo ou nada!

“Nós fomos para o tudo ou nada hoje. Lançamos o primeiro ataque logo com 6 quilômetros de prova e sustentamos a fuga até o km 20. Amanhã não vai ser diferente, vamos arriscar tudo para sair daqui com a camisa amarela”, acrescenta Avancini.

Os campeões do dia foram: Hans Becking e Jiri Novak (Superior Brentjens Mountainbike Racing Team) com o tempo de 5 horas e 41 minutos! Uma velocidade média impressionante de 25,17km/h!

“Todos que querem conquistar a camisa de líder têm que atacar cedo durante a corrida. Você precisa fazer a diferença. Depois de 60 quilômetros, nós atacamos e não olhamos mais para trás. Nós sofremos bastante por causa do forte vento no rosto”, explica o holandês Hans Becking. “Isso é impossível, porque você estava atrás de mim”, interrompe o Tcheco Jiri Novak. “É verdade, mesmo na roda dele tinha muito vento”, complete rindo o holandês.

A surpresa da etapa foi o Top 3 na classificação geral de Raphael Mesquita Mendes e Halysson Ferreira (JC Bikes): “Sabia que tínhamos que passar a serra juntos com os líderes. Acabamos sobrando um pouco, mas conseguimos pedalar bem no trecho do asfalto para conquistar essa pódio no geral que é muito importante para nós”, comenta o Catalão, como Raphael é mais conhecido.

Na ponta da categoria mista, a disputa também foi emocionante. Mateus Ferraz (Niner / Shimano), parceiro de equipe da Ivone Kraft, comenta: 

“Olha, agente conseguiu levar mais uma, é a quarta vitória nossa, eles conseguiram levar 2 etapas. Agente sabia que hoje não ía ser um dia fácil, porque sabemos que ela (a Italiana Annabella Stroparo) anda muito na estrada, mas conseguimos fazer um bom trabalho”. 

“Foi uma prova de “fair play” (jogo limpo). Viemos revezando com a equipe de Annabela e Piero, assim como de Rosinha e Brou. Piero chegou a levar um tompo, esperamos ele na area de apoio, mas na subida, mantivemos nosso ritmo e conseguir abrir para vencer”, comentou a alemã Ivonne que encaminha para seu quinto título na Brasil Ride. 

Na categoria feminina, a vitória da etapa mudou de mãos pela primeira vez nesta Ultramaratona de MTB. O time da Specialized acelerou no circuito predominado por estradões:
“Foi incrível. Me senti muito bem durante toda a etapa, é sério!”, disse Ally Stacher, parceira de Rebecca Rusch, que pedala muito bem no asfalto, já que defende também a equipe Lululemon.

“Essa é uma etapa muito boa para Ally. Como competidora de ciclismo Estrada, ela rende muito bem nos trechos contra o vento. Esse trabalho de equipe é muito importante, ela foi maravilhosa”, completa Rebecca.

Na categoria Máster, Bart Brentjens e Abraão Azevedo conseguiram recuperar a liderança no última subida forte da etapa e garantiram a sexta vitória consecutiva na Brasil Ride 2014.

O espírito da Brasil Ride é “More Than a Race” (Mais do que uma competição), fica cada vez mais evidente aos passar das etapas. “A Chapada Diamantina é um lugar maravilhoso para pedalar e a Brasil Ride vem lapidando essa região tão preciosa. Antigamente era tudo voltado para o trekking (caminhadas), mas depois da Brasil Ride usamos as trilhas para pedalar”, comenta o ciclista Joab, após a vitória na categoria corportativa, Ele que é local de Mucugê e guia ecoturístico há 15 anos.

A Brasil Ride 2014 fecha com chave de ouro, neste sábado (25) quando será realizada a grande etapa final, e paralelamente acontece a Maratona XCM Brasil Ride, válida pela final do Campeonanto Baiano de Mountain Bike Maratona, que conta com mais  de 500 inscritos!

A grande final da Brasil Ride terá 61,8km de percurso e 307m de elevação acumulada nos arredores da cidade Mucugê, com largada a partir das 9 horas da manhã neste percurso com trilhas técnicas e alucinantes, em que um dos trechos percorre o famoso circuito do prólogo (1ª etapa).

Resultados completos no site: www.brasilride.com

Brasil Ride 2014 conta com os patrocínios: MINISTÉRIO DO ESPORTE - SUDESB/ GOVERNO DA BAHIA  - BAHIATURSA - CAIXA – SHIMANO -TREK - GORGEOUS EVENTOS – THULE – OAKLEY – KAILASH 

Apoios: Continental Pneus, Red Bull, JC Bikes, Café Mucuge, Prefeitura Municipal de Rio de Contas, Roma Comunicação, Penks. Mídias parceiras: Revista Bike Action, Rádio Bradesco Esportes FM, Bike Magazine Portugal, Revista Go Outside, Webventure e Bike na Mídia Assessoria de Imprensa. Supervisão: UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). Realização: REC e Prefeitura Mucugë.


Imagens relacionadas


Velozes e Furiosos desde a largada em Rio de Contas à Mucugê
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Brou Drews e o Rosinha afloraram a brutalidade nesta 6ª etapa
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Tiago Ferreira e Periklis Ilias mantiveram a camisa amarela após uma batalha intensa
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Henrique Avancini e Sherman Trezza: tudo ou nada!
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Campeões do dia 6: Hans Becking e Jiri Novak
Fabio Piva
baixar em alta resolução


Raphael "Catalão" e Halysson conquistaram um excelente resultado com Top 3 na geral
Fabio Piva / Brasil Ride
baixar em alta resolução


Equipe Trek Factory Racing pedalou junto durante toda a etapa
Sportgraf
baixar em alta resolução

Bahia CAIXA
Shimano Specialized Unidas
Continental Full Gas La Maglia Mitsubishi Red Bull Solifes Thule Uvex Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride