Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2015-10-19

Dupla austríaca vence etapa mais longa e assume liderança da Brasil Ride

Daniel Geismayr / Hermann Pernsteneir abre vantagem de 11 minutos sobre Lukas Kaufmann/Hugo Prado Neto, segunda colocada nesta terça-feira, na Chapada Diamantina, na Bahia

Rio de Contas (BA) -
O forte calor de mais de 30 graus foi apenas um dos obstáculos que os austríacos Daniel Geismayr e Hermann Pernsteneir superaram na manhã desta segunda-feira (19) para vencer a etapa mais longa da sexta edição da Brasil Ride, entre Mucugê e Rio de Contas. Eles completaram o percurso de 147 km em 6h23min48, assumindo a liderança geral da maior ultramaratona de Mountain Bike das Amérias, que está reunindo 500 bikers de 23 países na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Os vencedores do prólogo, o suíço radicado em Belo Horizonte Lukas Kaufmann e Hugo Prado Neto chegaram em segundo e agora tem desvantagem de 10min58 para os líderes. Os campeões do ano passado, Hans Becking (BEL) e Jiri Novak (CZE), completaram o pódio e estão a 18min22 dos austríacos.

Daniel Geismayr confessou que sentiu o calor, mas comemorou o sucesso da tática de pedalar forte desde a largada. "Iniciamos imprimindo um ritmo forte e decidimos atacar após o km 25. Estamos muito felizes com a vitória. O calor estava inacreditável. Você precisa se hidratar o tempo todo e no final eu havia tomado tanta água que nem conseguia beber mais. Realmente foi uma prova muito difícil e o Vietnã é mesmo duro, porque você não consegue ser rápido e há trechos em que é preciso empurrar a bike. Mas tudo isso valeu pelo resultado", afirmou o austríaco.

Vencedor do prólogo, ao lado de Lukas Kaufmann, Hugo Prado Neto lembra que nada está definido e promete garra para brigar pelo título. "Etapa muito dura. Fizemos uma corrida tática para não se desgastar tanto. Acredito que a competição será decidida a partir da quarta etapa. Conhecemos os austríacos e sabemos que são os melhores do mundo, mas, na minha opinião, eles abriram muito cedo e forçaram demais. Isso pode ter gastado energia deles, que faltará mais para frente. Estou feliz pelo segundo lugar. O retrospecto diz que a maioria dos campeões não foi bem nesta etapa. No ano passado, os atuais vencedores da Brasil Ride passaram mal na segunda etapa e venceram no final. Vamos manter nossa estratégia e procurar crescer dentro da prova", avaliou.

Apesar de ter sofrido com o desgaste físico, Hans Becking considerou o terceiro lugar um bom resultado. "Foi como no ano passado, muito difícil e quente. No início fomos indo tranquilos, mas no final do Vietnã senti como se meu corpo estivesse vazio, sem energia. Com isso, tive um momento em que pedalei realmente lento. Foi um momento muito ruim na prova, mas conseguimos seguir em frente e chegar em terceiro lugar lugar. Estou feliz com o resultado e temos mais cinco dias de disputas. Agora é descansar para encarar a etapa de amanhã (terça-feira)", disse o campeão da Brasil Ride 2014.

Quarto colocado na segunda etapa, Henrique Avancini concordou com a análise de Hugo Prado sobre a estratégia dos austríacos, mas salientou que eles são os favoritos, por serem especialistas em provas de endurance. "Todos os atletas respeitaram bastante, principalmente aqueles que competiram o ano passado, lembrando do forte calor que passaram. A dupla austríaca abriu bem no km 40 e fizeram uma prova de muito risco. Hoje foi um dia pesado para eles, não sei se foi a melhor estratégia. Abrir 11 minutos para os segundos colocados. Pode ser pouco. Estou fazendo uma edição mais tranquila com o Wolfgang (Soares), que é da minha equipe de desenvolvimento. A prova é mais cerebral do que músculo e força. Conseguimos crescer na etapa e chegar em quarto, sendo os primeiros das Américas, o que me deixou muito satisfeito".

Em casa no Vietnã - Donas da camisa laranja (líder da ladies) após o prólogo, Raiza Goulão e Viviane Favery conseguiram mais uma vitória na Brasil Ride e seguem na liderança. Com uma diferença de xx minutos para as segundas colocadas, Annabella Stropparo e Elena Gaddoni, Raiza e Vivi passaram por momentos distinto na mais dura etapa da ultramaratona. "O Vietnam foi a melhor parte para mim do percurso. Lembrava muito onde treino, em Pirenópolis (GO), e pude zerar (não descer da bike para empurrar) em quase 80% do percurso. O pessoal empurrava e eu pedia para abrir, porque achei a parte mais divertida dos 147 km da etapa Rainha", destacou Raiza.

A ciclista ainda relembrou os momentos difíceis vivido pela sua companheira . "Amei o Vietnã porque lembra minha casa e foi legal liderar a dupla. Bacana ver que posso ir além dos meus limites e fiquei feliz de puxar a Vivi a prova inteira, ela segurou no meu calmelbak (mochila de ciclismo) e veio comigo nas principais subidas. Nunca imaginei que no ciclismo eu seria capaz de fazer isso por alguém. A Brasil Ride é uma nova etapa na minha vida, sinto que estou apta a competir em dupla", disse Raiza. "Quando vimos a última subida no fim da serra, a Vivi falou que não estava bem, porém incentivei ela o máximo e deu certo. No último quilômetro foi só comemorar. Estou feliz demais", completou a atleta goiana.

Resultados
Open
1- Daniel Geismayr(AUT)/ Hermann Pernsteneir (AUT) - 7h17min43
2- Hugo Prado Neto (BRA)/Lukas Kaufmann (SUI) - a 10min58
3- Hans Becking (BEL)/Jiri Novak (TCH) - a 20min06

Classificação geral - após duas etapas
1- Daniel Geismayr(AUT)/ Hermann Pernsteneir (AUT) - 6h23min48
2- Hugo Prado Neto (BRA)/Lukas Kaufmann (SUI) - a 12min49
3- Hans Becking (BEL) /Jiri Novak (TCH) - a 18min22

Ladies
1-Raiza Goulão (BRA) / Viviane Favery (BRA)- 8h10min54
2-Annabella Stropparo (ITA) / Elena Gaddoni (ITA) - a 33min53
3-Isabella Lacerda (BRA) / Nina Baum (EUA) - 1h50min46

Classificação geral - após duas etapas -
1-Raiza Goulão e Vivi Favery - 9h17min23
2-Annabella Stropparo / Elena Gaddoni - a 42min44
3-Isabella Lacerda / Nina Baum (EUA) - a 1h51min42

Na Corrida para a Rio 2016, Brasil Ride vive seu dia Olímpico - A Brasil Ride vive, nesta terça-feira (20), seu dia cross country olímpico. Após 147km do dia anterior entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Bahia, os 500 bikers que disputam a principal ultramaratona de MTB das Américas terão pela frente quatro voltas em um circuito de 7, 7km. O desafio será especial para o seleto grupo de bikers que está na corrida para a Rio 2016. Em função das semelhanças do formato da competição, será um excelente termômetro para medir como estão os principais atletas do Brasil a menos de um ano dos Jogos.

Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt, Frederico Mariano, Sherman Trezza, Raiza Goulão, Isabella Lacerda e Erika Gramisceli estão em busca dos 120 pontos nos rankings mundiais da UCI (União Ciclística Internacional), fundamentais na definição de quem representará o País nos Jogos do Rio 2016.

Na categoria Open, Avancini forma dupla com o estreante Wolfgang Soares, Frederico Mariano corre com Sherman Trezza e Ricardo Pscheidt está ao lado de Leandro Donizete. Na categoria ladies, Raiza Goulão pedala com Viviane Favery, enquanto Isabella Lacerda tem como parceira a norte-americana Nina Baum, campeã de 2014, e Erika Gramiscelli está com Letícia Cândido.

Mesmo sendo disputada em duplas em todas as sete etapas, o cross country é a única em que os atletas podem correr separados, com os vencedores sendo definidos pela média dos tempos dos dois bikers. Esse fato permite que cada um imprima seu ritmo, o que deverá apimentar a disputa entre os olímpicos brasileiros.

A prova - Em função do desgaste da segunda etapa, a largada nesta terça será às 10h (11h de Brasília). Primeiro saem os 60 melhores colocados do dia anterior. Em seguida, às 11h30, os demais começam a pedalar. "Essa divisão evita que os mais lentos atrapalhem o desempenho dos ponteiros", explica Rafael Campos, diretor técnico da Brasil Ride. "Esta é uma etapa curta, mas dura, assim que o primeiro atleta cruzar a linha de chegada após quatro voltas, nenhum outro pode iniciar uma nova volta. Nesse caso, ele tem um tempo acrescido para definir a classificação final", completa.

Estrutura e transporte - Os bikers que nesta terça disputam o cross country encontraram uma nova estrutura em Rio de Contas. Na segunda-feira (19), mesmo antes de iniciar o pedal a partir de Mucugê, às 6h, parte da estrututra foi transferida de uma cidade para outra ainda na madrugada. "Temos duas estruturas de arena 90% montadas em cada um dos municípios, mas é preciso transferir pequenas partes, mas muito delicadas e que requerem uma atenção muito grande, como cronometragem, bagagem dos atletas, posto médico, entre outros", explica Mauro Roma, fundador da Brasil Ride.

Ao todo foram seis caminhões carregados com cerca de 30 toneladas de equipamentos que rodaram entre três a quatro horas, com direito a 40 quilômetros em estrada de terra. "Os dois dias de mudança, lembrando que voltamos para Mucugê na sexta-feira, são os mais cansativos e tensos. Diria que é até mais puxado para nós que para os atletas, pois eles se concentram apenas em uma atividade, enquanto nós precisamos fazer todo uma engrenagem funcionar, tanto na parte competitiva como na logística", completa Roma.

Brasil Ride na TV - O canal Esporte Interativo terá programas diários com a cobertura da Brasil Ride. Confira a grade de horários: Terça (20/10) - 16h. Quarta (21/10) - 16h. Quinta (22/10) - 15h30. Sexta (23/10) - 15h. Sábado (24/10) - 14h. Domingo (25/10) - 10h30. Se você não tiver o Esporte Interativo na sua operadora ou parabólica veja os programas pelo site do canal, www.eiplus.com.br

Vídeos diários - Diariamente a Brasil Ride está disponibilizando vídeos no facebook e no seu canal do youtube. Assista e compartilhe:
Dia 1 - https://www.youtube.com/watch?v=OJB7qMKYRVE&feature=youtu.be ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/lKcQ2knZU3

Imagens diárias, via satélite, disponíveis para as tvs - A sexta edição da principal ultramaratona de MTB das Américas promete ultrapassar fronteiras. Diariamente, as equipes produtoras de vídeo da Brasil Ride terão suas imagens disponibilizadas em uma sintônia de Uplink. Sempre entre 9h e 9h45 (horário de Brasília), até o dia 25 de outubro, cerca de 20 minutos das melhores imagens do dia anterior e mais entrevistas estarão disponíveis no endereço:
Satélite: NSS806
Transponder : 312.5E
Recepção: 3869-R
Sylbom Rate : 7200
Fec: 3/4
Modulação : DVB-S2 / 8PSK


Atenção : O crédito das imagens é obrigatórios para a Produtora Célula e Marcelo Machado, Cassio Zerbinato, Gabriel Coimbra and Gabriel Tarzo

Confira os Guias da Brasil Ride 2015 - Nos links abaixo vc. poderá ler os guias da sexta edição da Brasil Ride, em português e em inglês.

Guia em português - http://issuu.com/brasilride/docs/guia_brasilride_2015_baixa?e=0/30698141#search

Guia em inglês - http://www.romasportsmkt.com.br/brasilride/english/default.asp?id=guia&codigo=1

Sobre a Brasil Ride - A sexta edição da Brasil Ride reunirá 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter classificação S2 em 2014, neste ano a prova será S1, ou seja, ofertará aos campeões das elites 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Pontos preciosos para os brasileiros na busca por vaga na Olimpíada Rio 2016. Além da premiação em produtos por etapas, a edição terá recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.

Vídeos da Brasil Ride - Durante o evento, uma produtora especializada disponibilizará diariamente imagens, em alta definição, para upload. Do dia 18 a 25 de outubro, sempre a partir das 9h, estarão disponíveis os up link's para serem baixados. Para receber as informações, basta entrar em contato com a assessoria pelo e-mail redacao@zdl.com.br.

Confira abaixo os dois vídeos que contam a história da edição de 2014 da principal ultramaratona de MTB das Américas:
Vídeo oficial 1: https://www.youtube.com/watch?v=pdKLV8Y5brw
Vídeo oficial 2: https://www.youtube.com/watch?v=FZDgDSsY0fA

Etapas da Brasil Ride 2015

3ª Etapa: 20 de outubro - 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 4 voltas de 7,7 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail
: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8783-7408

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Os vencedores da segunda etapa (Christian Correa/Brasil Ride)
Os vencedores da segunda etapa (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Champagne no pódio masculino (Christian Correa/Brasil Ride)
Champagne no pódio masculino (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Daniel e Hermann, os novos líderes (Christian Correa/Brasil Ride)
Daniel e Hermann, os novos líderes (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Lukas e Hugo, vice-campeões (Christian Correa/Brasil Ride)
Lukas e Hugo, vice-campeões  (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Jiri e Hans, em terceiro (Christian Correa/Brasil Ride)
Jiri e Hans, em terceiro (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Avancini e Wolfgang, em quarto (Christian Correa/Brasil Ride)
Avancini e Wolfgang, em quarto (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Raiza e Vivi mantêm liderança (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Raiza e Vivi mantêm liderança (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Silvio Amorim carrega a bike no Vietnã baiano (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Silvio Amorim carrega a bike no Vietnã baiano (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Equilíbrio no início da etapa (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Equilíbrio no início da etapa (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada da Etapa 2 (Christian Correa/Brasil Ride)
Largada da Etapa 2 (Christian Correa/Brasil Ride)
Alta  | Web

Vista aérea da largada (Produtora Célula)
Vista aérea da largada (Produtora Célula)
Alta  | Web

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja