Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2016-09-09

Atual campeão do mundo de Maratona MTB, português Tiago Ferreira busca o bicampeonato da Brasil Ride

Ciclista de 27 anos chega embalado para a ultramaratona em outubro, na Bahia, após conquistar há dois meses o Mundial de Maratona (XCM). Ferreira fará dupla com o bicampeão mundial de XCM, Roel Paulissen, da Bélgica

São Paulo (SP) - Os amantes do ciclismo podem ter uma certeza em relação à sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas, entre 15 e 22 de outubro, em Arraial d'Ajuda e Guaratinga. A disputa na Costa do Descobrimento (Bahia) será de altíssimo nível ao reunir os melhores atletas de mountain bike do mundo. Entre os confirmados para tentar acabar com o reinado do holandês Hans Becking e do tcheco Jiri Novak, bicampeões em 2014 e 2015, está a dupla formada pelo português Tiago Ferreira e o belga Roel Paulissen. Em comum a ambos, o fato de já terem conquistado o título do Campeonato Mundial de Maratona (XCM) em suas carreiras.

Enquanto Tiago Ferreira é o atual campeão do mundo, após vencer no fim de junho, em Laissac (FRA), e traz consigo um título da Brasil Ride, seu companheiro Roel Paulissen foi bicampeão mundial em 2008 e 2009, após obter a prata em 2007 e o bronze em 2006. "Tive o privilégio de ser o campeão da Brasil Ride com meu compatriota Luis Leão, em 2012. E, até hoje, é uma das vitórias que mais gosto de recordar. Este ano vou estar presente para tentar meu bicampeonato", define Tiago Ferreira. "De todas as competições por etapas que fiz, a Brasil Ride é a mais dura, mas ao mesmo tempo, a mais espetacular e acolhedora deste formato. Para mim é a prova número 1 entre as ultramaratonas", complementa Ferreira.

Mesmo sabendo da responsabilidade de competir como atual dono da camisa de campeão mundial, Tiago Ferreira não sente-se pressionado. "Realmente, consegui neste ano conquistar o objetivo máximo na carreira de um atleta, que é ser campeão mundial. Na Brasil Ride, lá na Bahia, será uma competição diferente. Serão sete dias, ou seja, tudo muda. É normal que eu esteja um pouco mais marcado, porém esta é uma situação na qual já estou habituado", comenta.

Tiago Ferreira avalia ainda a mudança de local da ultramaratona, que sai da Chapada Diamantina após seis anos em Mucugê e Rio de Contas, para a Costa do Descobrimento, em Arraial d'Ajuda e Guaratinga. "O que sei da Costa do Descobrimento é apenas aquilo que pude ver pelas fotos. Me parece um verdadeiro paraíso. Acho que a Brasil Ride se tornará mais rápida este ano e, por consequência disso, mais tática também. Mas, como sempre, tem tudo para ser uma super corrida", analisa.

O atual campeão mundial encerra falando sobre sua expectativa para competir a ultramaratona ao lado de seu parceiro, o belga Roel Paulissen. "Além de bicampeão do mundo, ele já ganhou várias taças do Mundo de Cross Country e também venceu a Cape Epic, na África do Sul. O Roel já esteve em uma edição da Brasil Ride, em 2013, quando foi quinto colocado. É um atleta com muita experiência e que está em boa forma. Tenho a certeza que nossa equipe vai fazer um ótimo papel", finaliza.

Mudança de região - Após ser realizada entre os anos de 2010 até 2015 na Chapada Diamantina, com base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a competição seguirá na Bahia, porém mudando para a Costa do Descobrimento, no Sul do estado. A cidade de Porto Seguro, mais precisamente em Arraial d'Ajuda, abrigará uma das vilas da Brasil Ride, enquanto a outra vila ficará em uma fazenda no município de Guaratinga e será o segundo local de acampamento para os 500 participantes.

Inscrições para a Brasil Ride 2016 - As duplas que não se imaginam fora dessa festa das duas rodas não devem perder tempo e garantir logo a participação na sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas. Todos os detalhes estão disponíveis no site oficial da Brasil Ride: www.brasilride.com.br, clicando em "Prova" e em seguida no link "Pacote de inscrição". Como nas edições anteriores, serão disponibilizadas 500 vagas para 250 duplas de diversos locais do País e do mundo.

Sobre a Brasil Ride - Competição nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu em sua última edição 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina. No sábado (24) foi disputada a Maratona Brasil Ride, prova de um único dia, por outros 600 bikers. Classe S1, a competição distribuiu aos campeões da open e ladies 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Além da premiação em produtos por etapas, a sexta edição teve recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Tiago no alto do pódio do Mundial de 2016 (Michal Cerveny/Divulgação)
Tiago no alto do pódio do Mundial de 2016 (Michal Cerveny/Divulgação)
Alta  | Web

Tiago (esq.) e Luis Leão no título em 2012 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Tiago (esq.) e Luis Leão no título em 2012 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Tiago (dir.) na defesa do título em 2013 (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Tiago (dir.) na defesa do título em 2013 (Alexandre Cappi / Brasil Ride )
Alta  | Web

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja