Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2016-10-13

Brasil Ride : Abraão Azevedo busca o hepta, ao lado do campeão olímpico Bart Brentjens

Com rota inédita, na Costa do Descobrimento, prova terá ainda reedição da primeira dupla campeã feminina, formada por Celina Carpinteiro (POR) e Ivonne Kraft (ALE)

São Paulo (SP) - A sétima edição da Brasil Ride, entre 15 e 22 de outubro, reunirá 1.500 ciclistas e deverá destacar, mais uma vez, belas histórias do mountain bike mundial. Com uma rota inédita após seis temporadas na Chapada Diamantina, a ultramaratona será realizada na Costa do Descobrimento, entre o distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e a cidade de Guaratinga. Maior campeão do evento com seis títulos no curriculo, o formosense radicado em Brasília, Abraão Azevedo, vai em busca do seu sétimo troféu, pedalando pelo quarto ano consecutivo ao lado do campeão olímpico de Atlanta 1996, o holandês Bart Brentjens.

Abraão teve quatro companheiros diferentes nos últimos seis anos na categoria máster: os brasileiros Plínio Souza, Paulo Freitas e Paulo Borges, entre 2010 e 2012, e o holandês Bart Brentjens, lenda do esporte, entre 2013 e 2016. "Minha expectativa é grande para correr em um percurso totalmente novo, como será o desta edição. É como estivesse correndo a primeira Brasil Ride. Independentemente de resultados anteriores, espero curtir as trilhas e ter uma boa semana ao lado do meu parceiro Bart. Estamos sempre aprendendo", avalia Abraão.

A Brasil Ride será a terceira ultramaratona em que os dois formarão dupla nesta temporada. "Bart e eu estamos sempre em contato, seja por meio de aplicativos de celular ou por e-mail. Corremos juntos a Cape Epic, na África do Sul, e a Costa Blanca Bike Race, na Espanha", relembra Abraão, que fala sobre os desafios da sétima edição. "Estou um pouco preocupado com a chuva, que pode complicar um pouco o trajeto, mas o que sei que têm quatro dias de trechos bem difíceis com alta umidade e calor, entre a segunda e quinta etapas", avalia o ciclista.

Parceria antiga - Campeãs na primeira edição, em 2010, a portuguesa Celina Carpinteiro e a alemã Ivonne Kraft irão reeditar uma parceria de sucesso neste ano. De lá para cá, as duas tiveram histórias diferentes na competição. Enquanto Ivonne foi tetracampeã nas duplas mistas, entre 2011 e 2014, ao lado de Mateus Ferraz, e terceira colocada em 2015, com Alan Pedreira, Celina competiu apenas mais uma vez, dois anos atrás, com a brasileira Isabel Caetano.

"A verdade é que estou muito motivada e sinto-me muito bem fisicamente. Voltar a fazer dupla com a minha amiga Ivonne, e ainda por cima neste novo começo da Brasil Ride, tem um significado muito especial, porque foi na primeira edição que nos conhecemos e foi quando conquistei meu único título da prova", conta Celina. "Ela tem tem vindo a Portugal para treinar. Já fizemos também a prova Andalucia Bike Race em equipe, e a Ivonne prestou apoio para a minha equipe na Transalp. Enfim, já nos conhecemos muito bem", completa a portuguesa.

Entre as diversas competições disputadas por Celina Carpinteiro em sua carreira, a ciclista não tem dúvida em apontar qual a mais difícil até hoje. "A Brasil Ride é a prova mais dura que já fiz em etapas. É uma superação pessoal, autoconhecimento de seus limites físicos e psicológicos. O fato de ser em dupla, aumenta todas as sensações, sejam elas boas ou más", conta Celina, que relembra suas participações anteriores: "Na estreia foi muito difícil por conta do excesso de chuvas. Em 2014, as etapas foram mais técnicas. Inclusive, na segunda quebrei meu selim e tive de pedalar 45 km sem sentar", finaliza.

Programação resumida da Brasil Ride 2016 - 538,8 km - 10.773 metros de altimetria
15/10 - Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
16/10 - Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 m altimetria)
17/10 - 2ª feira - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
18/10 - 3ª feira - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
19/10 - 4ª feira - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
20/10 - 5ª feira - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 m altimetria)
21/10 - 6ª feira - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 m altimetria)
22/10 - Sábado - Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 m altimetria)

Sobre a Brasil Ride - A sétima edição da Brasil reunirá 250 duplas de 23 países e de 24 estados. No sábado (22), a Maratona Brasil Ride, disputado em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da Open e Ladies 120 pontos no ranking mundial.

Competição nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu em, 2015, 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina. No sábado (24) foi disputada a Maratona Brasil Ride, prova de um único dia, por outros 600 bikers. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Abraão e Bart comemoram tricampeonato (Sportograf / Brasil Ride)
Abraão e Bart comemoram tricampeonato (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Abraão e Bart durante prólogo em 2015 (Sportograf / Brasil Ride)
Abraão e Bart durante prólogo em 2015 (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Ivonne Kraft e Celina Carpinteiro (Divulgação / Brasil Ride)
Ivonne Kraft e Celina Carpinteiro (Divulgação / Brasil Ride)
Alta  | Web

Ivonne, Celina e Abraão (dir.) no pódio em 2010 (Divulgação / Brasil Ride)
Ivonne, Celina e Abraão (dir.) no pódio em 2010 (Divulgação / Brasil Ride)
Alta  | Web

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja