Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2018-10-17

Brasil Ride: Disputa feminina tem recorde de inscritas e é promessa de fortes emoções

A Camisa Laranja, de campeã geral, e a Camisa Azul, de melhor dupla das Américas, estarão em jogo durante a nona edição desta que é uma das mais difíceis ultramaratonas de mountain bike do mundo. Prova tem transmissão ao vivo diariamente na fan page do Facebook

São Paulo (SP) - A nona edição da Brasil Ride começa neste domingo (21), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, com uma ótima notícia para o ciclismo feminino: em 2018 a disputa entre as mulheres será a mais acirrada da história, com recorde de participantes. São 65 inscritas ao todo, com 18 duplas confirmadas na elite feminina, enquanto outras 29 competem na categoria mista. Assim, a promessa é de briga boa pelas duas jersey em jogo: a Camisa Laranja, para o melhor time feminino, que soma ainda 120 pontos nos rankings mundial e olímpico, e a Camisa Azul, para a melhor dupla das Américas.

Com o pelotão feminino de 36 ciclistas, a Brasil Ride 2018 supera seu recorde de mulheres do ano passado, quando teve 12 duplas, e dobra em relação aos dois anos anteriores, 2015 e 2016, quando contou com oito equipes na categoria. Com o grande número de inscritas, é praticamente impossível apontar candidatas ao título. Assim, as atuais campeões, Raiza Goulão e Margot Moschetti (FRA), formando a equipe PMRA Racing Team /CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, não devem ter vida fácil na defesa da Camisa Laranja.

"Estou muito feliz pelo grande start list feminino da prova, com o maior número de mulheres registrado até hoje. Isso só engrandece nosso esporte no País. A competição será uma caixa de surpresas, seja para profissionais ou amadores. Tem que respeitar o corpo e o percurso, além de se recuperar bem a cada etapa", enaltece Raiza. "Correr a Brasil Ride é sempre emocionante, com esse clima de fim de ano. Já competimos o Mundial e não temos mais a pressão das provas de cross country. O corpo relaxa um pouco e entramos numa fase de treinamentos de volume. Gosto muito de me preparar para a Brasil Ride e em seguida para a próxima temporada, podendo extravasar um pouco", finaliza. 

É grande a lista de equipes que prometem fazer frente à Raiza e Margot, com algumas parcerias estrangeiras e outras entre brasileiras: Jaqueline Mourão e a canadense Cindy Montambault (Jacky & Cindy); a noruguesa Marianne Bergli e a zimbabuana Stacey Hyslop (Ciovita); a portuguesa Ilda Pereira e a espanhola Mayalen Noriega (Casa Myze Team); as norte-americanas Hanna Finchamp e Kaysee Armstrong (USA Adventure Girls); Roberta Stopa e Sabrina Gobbo (No Limits Team); Ana Luisa Panini e Karen Olimpio (Power Girls Kana); Viviane Favery e Marcella Toldi (Cannondale Brasil Women); as espanholas Sandra Santanyes e Anna Ramirez (Olympia / Esteve Team); entre outras.

De volta ao mountain bike - Após quase dez anos sem competir, a brasileira Jaqueline Mourão fez seu retorno ao MTB em 2018 e tem na Brasil Ride uma experiência inédita em sua carreira. "Sempre acompanhei a ultramaratona, mas quando parei de competir, há dez anos, ela não existia. Vou com a Cindy, uma atleta canadense muito forte e uma pessoa bem legal. Será nossa segunda corrida juntas. O objetivo é somar pontos para crescer nos rankings internacionais e melhorar minha posição de largada nas próximas Copas do Mundo de MTB em 2019. Filosofia de aprendizado. Nunca competi tantos dias seguidos e temos que ser constantes e regulares. Escutar o corpo e respeitar os seus limites e de sua companheira também", define Jaqueline, campeã brasileira de 2018.

Campeã africana estreia em provas por etapas - Atual campeã continental da África e também nacional do Zimbábue, Stacey Hyslop faz na Brasil Ride sua estreia em provas de estágios. Também será sua primeira competição ao lado da norueguesa Marianne. "Esta será a minha primeira corrida de etapas em longas distâncias, algo novo para mim. Marianne e eu vamos para o Brasil e daremos o nosso melhor. Com relação às expectativas, veremos de acordo com as sensações e avaliaremos a competição dia a dia. A partir daí, eu acho que vai ser uma corrida muito estratégica", destaca Stacey.

Dupla luso-espanhola afinada para a Brasil Ride - Diferente de algumas adversárias, que competirão juntas pela primeira vez na Brasil Ride, a portuguesa Ilda Pereira e a espanhola Mayalen Noriega têm a seu favor o fato de terem competido algumas corridas juntas em 2018. "Para mim, a Brasil Ride é a concretização de um sonho. Há dois anos esperava a oportunidade para estar aqui no País. A expectativa é alta, porque vou competir com uma parceira fantástica. Mayalen e eu nos damos muito bem e já corremos várias provas de dupla. Estar no Brasil e fazer o que eu mais gosto é uma realização. Estou emocionada demais, porque sei que terei sensações diversas em um país especial para nós, portugueses, e estarei em cima da minha bicicleta e em uma paisagem espetacular", diz a portuguesa Ilda. 

História do MTB feminino na prova - Além da expectativa de ter a disputa mais equilibrada entre as mulheres até hoje, a Brasil Ride juntará em seu pelotão 18 dos 30 títulos brasileiros do cross country olímpico (XCO) feminino na história do País, entre 1989 e 2018. Jaqueline Mourão, com cinco títulos, Raiza Goulão, com três, e Roberta Stopa, terão a companhia da maior vencedora do mountain bike nacional na modalidade XCO, Adriana Nascimento, campeã nove vezes, oito entre 1995 e 2002, e eneacampeã em 2007, que competirá na categoria corporativa com o presidente da Specialized Brasil, João Firmo, e o representante da marca Carlos Taguá.

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE. Confira os dias e horários:

Sábado - 20/10 - Entrevista Coletiva, às 19h; e Briefing dos Atletas, às 19h30.
Domingo - 21/10 - Largada, às 12h40; Chegada, às 13h45; e Premiação, às 18h45.
Segunda-feira - 22/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 20h15.
Terça-feira - 23/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quarta-feira - 24/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Raiza Goulão e Margot Moschetti (Fabio Piva / Brasil Ride)

Raiza Goulão e Margot Moschetti (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Jaqueline Mourão e Cindy Montambault (Armin Kustenbruck/EGO-Promotion)

Jaqueline Mourão e Cindy Montambault (Armin Kustenbruck/EGO-Promotion)
Alta  | Web

Stacey Hyslop (Ahmed Saad / Divulgação)

Stacey Hyslop (Ahmed Saad / Divulgação)
Alta  | Web

Mayalen Noriega e Ilda Pereira (Divulgação)

Mayalen Noriega e Ilda Pereira (Divulgação)
Alta  | Web

Adriana Nascimento (Divulgação)

Adriana Nascimento (Divulgação)
Alta  | Web

Vista aérea da arena Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Fabio Piva / Brasil Ride)

Vista aérea da arena Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Acampamento da Brasil Ride em Guaratinga (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Acampamento da Brasil Ride em Guaratinga (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Bahia
Land Rover Shimano Specialized Unidas
Full Gas La Maglia Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja