Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2018-10-18

Brasil Ride: Elite masculina reúne campeões mundiais e continentais na nona edição

Com o pelotão recheado de estrelas do mountain bike mundial, disputa masculina deve ter equilíbrio histórico. Prova tem transmissão ao vivo diariamente na fan page do Facebook da ultramaratona

São Paulo (SP) - A expectativa é grande para a nona edição da Brasil Ride, uma das principais ultramaratonas de mountain bike do mundo, de 21 a 27 de outubro, em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, e em Guaratinga. Com 120 pontos em jogo nos rankings mundial e olímpico de cross country na UCI (União Ciclística Internacional), a elite masculina reunirá alguns dos principais ciclistas do pelotão internacional. Campeões mundiais como o português Tiago Ferreira, o belga Roel Paulissen e o brasileiro Henrique Avancini, atual vencedor da Brasil Ride e do Mundial de Maratona MTB, o campeão Europeu de 2018, o russo Alexey Medvedev, são algumas das feras que garantirão tempero extra nos sete dias de disputas no Extremo Sul da Bahia.

Dois bicampeões da Brasil Ride tem a chance de alcançar o maior vencedor da prova na elite masculina, o tcheco Jiri Novak, único tricampeão: Henrique Avancini, campeão em 2013 e 2017, e o holandês Hans Becking, vencedor em 2014 e 2015. A favor de Avancini, além de ser um ciclista da casa, está o fato de competir com seu parceiro de Cannondale Factory Racing, o alemão Manuel Fumic, com quem ele disputa provas de duplas há pelo menos três temporadas.

"Estou muito animado em retornar à Brasil Ride, capítulo final de uma temporada histórica para o mountain bike brasileiro. Será a primeira prova em que largarei após a conquista do título do Campeonato Mundial de Maratona MTB. Mais uma corrida com o Fumic, meu parceiro de equipe, porém a primeira Brasil Ride com ele. Já vivemos bons e intensos momentos competindo juntos e estou muito feliz por eu ter a chance de defender o título ao lado dele. A ideia é brigar pela vitória e fazer a defesa do título. Chegamos bem e em condições de lutar pela vitória", enaltece Avancini.

Já Hans Becking terá ao seu lado na busca do tricampeonato um ciclista bastante experiente. Trata-se do português Tiago Ferreira, campeão da Brasil Ride em 2012, vencedor do Campeonato Mundial de Maratona MTB em 2016 e do Campeonato Europeu na temporada passada. "Estou ansioso para voltar ao Brasil junto com um parceiro forte como o Tiago Ferreira. O Tiago também tem muita experiência nesta corrida. Acredito que outras duplas sejam as favoritas, como a da Cannondale e da Specialized. Mas, se eles cometerem um erro, estaremos lá", define Hans, que forma com Ferreira a dupla principal da DMT Racing Team.

Mais um campeão de volta - Não faltam duplas dispostas a atrapalhar o sonho de Hans Becking e Henrique Avancini de conquistarem o tricampeonato. O russo Alexey Medvedev, campeão da Brasil Ride em 2016, compete com o italiano Francesco Failli, pela equipe Specialized Itália, e tem boas expectativas para a prova. "Estou muito feliz por estar de volta ao País depois de dois anos. A Brasil Ride se tornou para mim mais do que uma corrida. É uma verdadeira aventura. Com o meu parceiro, podemos vencer alguma das etapas e estar no pódio final. O Failli é um atleta forte. Esperamos mostrar do que somos capazes, mesmo sabendo que o nível está muito alto", conta Medvedev.

Bicampeão mundial encerra carreira - Após competir na Brasil Ride ao lado de Tiago Ferreira, quando terminou no top 3 da prova, em 2016, o belga Roel Paulissen está de volta, para encerrar sua carreira como ciclista profissional, junto do mineiro Hugo Prado Neto, na equipe OCE/Cannondale. "Estou realmente ansioso para a Brasil Ride deste ano e me divertir com o pessoal da equipe Cannondale Brasil Racing. Espero ter uma excelente semana com o Hugo. Vamos dar o nosso melhor", garante Roel.

Dinamarquês volta mais experiente - Terceiro colocado geral em 2017 ao lado de Hans Becking, o dinamarquês Sebastian Fini terá como parceiro nesta edição o letão Martins Blums, na equipe de número 2 da CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, que terá o holandês David Nordrmann e o britânico Grant Ferguson como time principal. "A ansiedade é grande para correr a Brasil Ride pela segunda vez. Ano passado foi muito bom, porque competi com o melhor parceiro possível, o Hans Becking, e aprendi muito com ele. Espero trazer o aprendizado para a corrida deste ano, e assim o Blums e eu podemos ser fortes. É a primeira vez que estamos juntos como dupla, mas tenho certeza que teremos bom entrosamento. Não gostamos de pedalar de 4 a 5 horas todos os dias, mas a Brasil Ride é especial e daremos tudo a cada dia", avalia Fini.

Demais favoritos e disputa das Américas - Ainda na briga pela Camisa Amarela, de melhor dupla na elite masculina, estão confirmados times como o dos espanhóis Alberto Losada e Ibon Zugasti (Orbea Factory Team), do alemão Julian Biefang e do belga Bram Sayes (Embrance The World Cycling), do português José Dias e do brasileiro Sanderson Celso (DMT Racing Team II), dos alemães Christopher Maletz e Tommy Galle (White Rock), do austríaco Wolfgang Krenn e do belga Joris Massaer (Bike Team Kaiser/SC Liezen), entre outros.

Outra camisa que estará em jogo na elite masculina é a Branca, de melhor dupla das Américas. Atuais campeões, Mario Veríssimo e Kennedi Lago (Squadra Oggi), vão tentar o bicampeonato. Além deles, são favoritos na disputa das Américas duplas como Lukas Kaufmann e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing), José Gabriel Marques e Bruno Lemes (Groove Corratec Team), Wolfgang Olsen e Edson Rezende (Caloi Avancini Team), Ricardo Pscheidt e o venezuelano Yonathan Meijia (Trek/Shimano).

Baixa na disputa - O tcheco Jaroslav Kulhavy, campeão olímpico de 2012, e o norte-americano Howard Groots, da equipe Specialized Racing, tiveram de cancelar a participação da Brasil Ride 2018, após sofrerem lesões na semana passada. "Tive complicações com meu joelho e não posso pedalar. Tenho que ficar de repouso para minha reabilitação. Peço desculpas por isso e espero que a corrida seja perfeita para vocês. Vejo vocês ano que vem", declarou o ciclista tcheco.
 
Howard Groots sofreu uma queda no Festival Roc D’Azur, na França, e também está sob cuidados médicos. "Infelizmente não poderemos participar da Brasil Ride neste ano. Nós nos machucamos competindo na semana passada. Estou com muitos pontos no braço e tive que parar de treinar por um tempo. Espero estar em melhores condições no ano que vem para participar de uma prova por etapa com essa. Boa sorte a todos", comentou o norte-americano.

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE.

Confira os dias e horários:
Sábado - 20/10 - Entrevista Coletiva, às 19h; e Briefing dos Atletas, às 19h30.
Domingo - 21/10 - Largada, às 12h40; Chegada, às 13h45; e Premiação, às 18h45.
Segunda-feira - 22/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 20h15.
Terça-feira - 23/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quarta-feira - 24/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Brasileiro Henrique Avancini (Fabio Piva / Brasil Ride)

Brasileiro Henrique Avancini (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Holandês Hans Becking (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Holandês Hans Becking (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

Português Tiago Ferreira lidera pelotão (Fabio Piva / Brasil Ride)

Português Tiago Ferreira lidera pelotão (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Russo Alexey Medvedev (Igor Schifris / Brasil Ride)

Russo Alexey Medvedev (Igor Schifris / Brasil Ride)
Alta  | Web

Belga Roel Paulissen (esq.) na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)

Belga Roel Paulissen (esq.) na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Dinamarquês Sebastian Fini (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Dinamarquês Sebastian Fini (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Português José Dias (Fabio Piva / Brasil Ride)

Português José Dias (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada da Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)

Largada da Brasil Ride em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada em Guaratinga (Marina Magalhães / Brasil Ride)

Largada em Guaratinga (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Alta  | Web

Cenário deslumbrante da prova (Sportograf / Brasil Ride)

Cenário deslumbrante da prova (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Programação do ao vivo na Brasil Ride 2018 (Divulgação)

Programação do ao vivo na Brasil Ride 2018 (Divulgação)
Alta  | Web

Bahia CAIXA
Land Rover Shimano Specialized Unidas
Continental Full Gas La Maglia Red Bull Solifes Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja