Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2018-10-23

Brasil Ride: Nova vitória de Fini e Blums embola a disputa pelo título

Nona edição da ultramaratona tem agora três duplas separadas por pouco mais 1 minuto, com Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (NED) na liderança e Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (GER) em segundo lugar

Guaratinga (BA) - Donos da Camisa Amarela após o prólogo de abertura da Brasil Ride, o dinamarquês Sebastian Fini e o letão Martins Blums, CST Sandd American Eagle Racing Team, voltaram a vencer uma etapa da prova, nesta terça-feira (23). Com o tempo de 2h29min25 na disputa que contou com duas voltas em um circuito de 36,5 km na região de Guaratinga, Fini e Blums terminaram 2min53seg à frente do pelotão perseguidor. O segundo colocado pelo terceiro dia seguido foi o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, Cannondale Factory Racing, em 2h32min18seg. O russo Alexey Medvedev e o italiano Francesco Failli completaram o pódio, em 2h32min19seg.

"No início do dia não tínhamos esperança de conseguir vencer com tanta folga. Depois do primeiro single trail (trilha estreita) tivemos uma pequena diferença para os rivais e decidimos tentar a vitória porque o outro grupo talvez tivesse se distanciado ou poderiam se dividir para nos buscar. Quando iniciamos a segunda volta, nos informaram que eram mais de dois minutos e fomos com força total", disse Martins Blums. "Estamos mais próximos dos líderes, mas acho que devemos comemorar também a vitória. Vamos ver, faltam alguns dias pela frente e faremos nosso melhor", completou Blums.

"É incrível vencer outra etapa da Brasil Ride. Vencemos duas das três provas. É algo inacreditável. É apenas a estreia do Martins, enquanto estou apenas na minha segunda participação e somos muito jovens. Fizemos um ataque muito bom hoje, talvez um pouco corajoso, mas funcionou e fomos na velocidade máxima o tempo todo. Aprendi bastante com o Hans ano passado, sobre atacar após o km 15 da etapa e desta vez deu certo", comemorou Sebastian Fini.

Líderes da elite masculina, o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team, chegaram juntos com o pelotão de perseguição aos líderes, porém na sexta posição, em 2h32min24seg, atrás dos brasileiros Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, da Cannondale Brasil Racing, em quarto lugar, e do holandês David Nodermann e do inglês Grant Ferguson, CST Sandd American Eagle Racing Team. Ferreira e Hans tem agora 1min17seg para os segundos colocados, Avancini e Fumic, que estão apenas um segundo à frente de Fini e Blums.

"Estamos felizes por manter a liderança, mas entendo que faltou objetividade hoje. Fini e Blums atacaram e ninguém quis fazer nada. Foi uma corrida tática e o Tiago e eu não quisemos forçar sem apoio dos demais", disse Hans. "Para nós continua tudo igual. Foi uma etapa diferente, mas não entendemos porque nenhuma dupla quis trabalhar. Nem Hans e eu iríamos ajudar outra dupla e fizemos o que era para ser feito. Sabíamos que a tática do Avancini e Fumic era atacar no primeiro single track e optei por passá-los nesse momento e entrei na frente deles. Me resguardei de possíveis ataques e aí acabamos chegando todos juntos", comentou Tiago.

Elite feminina - Nesta terça-feira, as líderes da disputa feminina, Jaqueline Mourão e Cindy Mountambault, Jacky & Cindy, mostraram que são realmente as principais favoritas ao título. Conseguiram a terceira vitória em três provas, desta vez com o maior diferença pra as rivais até o momento: 8min10 para as segundas colocadas do dia, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, da Olympia/Esteve Team. O pódio foi completado pelas líderes das Américas, Viviane Favery e Marcella Toldi, da Cannondale Brasil Women.

"Corri com raiva, porque cheguei ao meu limite no km 100 da etapa desta segunda-feira (22). A Cindy me ajudou demais e eu sei que sou mais forte do que isso. Demos azar na etapa anterior, com muito trânsito e bastante tempo pedalando sozinhas, de cara para o vento. Larguei querendo fazer força e, quando chegamos na trilha, sabia que estava no meu habitat e a confiança aumentou. O percurso favoreceu minha característica de cross country e pude fazer o que eu gosto, que é pedalar em trilhas", disse Jaqueline Mourão.

Superação dos PNE's na Brasil Ride - Competição de ciclismo no País que mais incentiva a participação dos atletas PNE - Portadores de Necessidade Especiais - a Brasil Ride mostra que nada é impossível quando se tem força de vontade. Este é o caso da dupla formada por Bruno Paim, de 19 anos, ciclista que não possui os dois braços, e de Everson Batista, de 35 anos, que tem uma prótese na perna esquerda. "É sensacional competir na Brasil Ride, o sentimento de completar uma etapa é inexplicável. As duas primeiras etapas tiveram chuva e maltrataram demais", disse Paim.

"Agora é continuar com foco, para conseguir a camisa de finisher após sete dias. Treinei com cargas bem mais pesadas que o normal, para me acostumar com a quilometragem em cima da bike. Como a chuva castigou bastante nos primeiros dias, não foi nada fácil", complementou Paim. "Foi um prazer imenso aceitar o convite de competir com o Bruninho. Me emocionei muito. Não o conhecia, mas imaginei que na parte técnica eu esperaria ele, enquanto nos estradões ele iria bem. Porém, nós dois nos superamos e vi que ele é mais rápido do que eu. Os dois se completam. Quando preciso de perna, peço para ele segurar o ritmo. Quando precisa de uma mão, eu o ajudo", relatou Everson.

Quarta etapa - A mais dura de todas etapas, porque tem mais altimetria. São 100 km e 2.600 m acumulados, com três serras bastante íngremes. Cada uma com cerca de 2 km, mas bem difíceis. Uma delas é a Pedra Da Batalha, que assusta pelo tamanho. Mais perto do final tem a Subida das 7 Voltas, onde ocorrerá o Desafio Rebull Zera o Pico, com os atletas que subirem mais rápido sem colocar o pé no chão. Tem grau de dificuldade altíssimo e menos de 4% dos participantes conseguem zerar. A etapa mistura áreas de terra e trilhas, uma das mais elogiadas na temporada passada. Single tracks limpos, passando por fazendas de cacau.

Top 5 após três etapas:

Masculino
1-Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) - 8h04min10seg
2-Henrique Silva (NED) / Manuel Fumic (GER) - 8h05min17seg
3-Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT) - 8h05min18seg
4-Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 8h08min28seg
5-Alexey Medvedev (RUS) / Francesco Failli (ITA) - 8h09min59seg 

Feminino:
1-Jaqueline Mourão (BRA) / Cindy Montambault (CAN) - 10h25min02seg
2-Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 10h39min59seg
3-Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP) - 11h06min22
4-Paula Gallan (BRA) / Franciele Almeida (BRA) - 11h31min38seg
5-Cristiane Pereira (BRA) / Eliana Pinheiro (BRA) - 11h41min24seg

Líderes das demais categorias
Américas Masculino - Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 8h08min28seg
Américas Feminino - Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 10h39min59seg
Master - Bart Brentjens (BEL) / Ignace Spruyt (HOL) - 9h18min55seg
Dupla Mista - Celina Santos (POR) / José Silva (POR) - 10h05min20seg
Grand Master - Pablo Rodriguez (ARG) / Raul Navarro (VEN) 11h06min50seg
Nelore - Regivaldo Marques Moreira / Robson Mendes - 11h07min58
Corporativa - Enrico Sampaio Julio / Rodrigo Fuganti / Wagner Mendes - 9h32min39seg

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

As etapas restantes da Brasil Ride 2018:

Etapa 4 - Guaratinga - 101 km e 2.665 m de altimetria
Etapa 5 - Guaratinga para Arraial d'Ajuda - 140 km e 2.336 m de altimetria
Etapa 6 - Arraial d'Ajuda - 32,4 km e 664 m de altimetria
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 43,8 km e 497 m de altimetria

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE e no canal da Brasil Ride no youtube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q?view_as=subscriber

Confira os dias e horários:

Quarta-feira - 24/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Confira vídeos e slideshows no youtube e no wetransfer:

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/CcduJ8RGGww
Slideshow - https://youtu.be/8lbrO1xTLMU
Wetransfer - https://we.tl/t-Iw19f3EIsL

Etapa 2: 
Vídeo - https://youtu.be/_oBSy4DLihU
Slideshow - https://youtu.be/zMYfhZZr0F0
Wetransfer - https://we.tl/t-mPQB6DVYV8

Resultados completos diários no site oficial: www.brasilride.com.br

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.


Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Sebastian Fini (dir) e Martins Blums (Marceo Rypl / Brasil Ride)

Sebastian Fini (dir) e Martins Blums (Marceo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Pelotão de perseguidores (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Pelotão de perseguidores (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Tiago Ferreira e Hans Becking (Fabio Piva / Brasil Ride)

Tiago Ferreira e Hans Becking (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Alexey Medvedev e Francesco Failli (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Alexey Medvedev e Francesco Failli (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Pódio do dia masculino (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Pódio do dia masculino (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Pódio do dia feminino (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Pódio do dia feminino (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Primeira largada do dia (Fabio Piva / Brasil Ride)

Primeira largada do dia (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Foto aérea em vilarejo de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

Foto aérea em vilarejo de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Vista aérea do acampamento (Fabio Piva / Brasil Ride)

Vista aérea do acampamento (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Bruno Paim e Everson Batista (Fabio Piva / Brasil Ride)

Bruno Paim e Everson Batista (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Detalhe da prótese na perna esquerda de Everson (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Detalhe da prótese na perna esquerda de Everson (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja