Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2018-10-24

Vitória e liderança de Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (GER) na etapa Rainha da Brasil Ride

Em um ótimo dia, Avancini e Fumic conseguiram tirar os 1min17seg para Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (NED) e estão 1min03seg à frente. Na elite feminina, liderança agora é das espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez

Guaratinga (BA) - A etapa Rainha, considerada a mais difícil da Brasil Ride, reservou diversas emoções para os amantes do esporte na principal ultramaratona de mountain bike das Américas. Tanto na elite masculina, quanto na feminina, a camisa de líder mudou de mãos. Entre os homens, o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, da Cannondale Factory Racing, conseguiram vencer com boa folga e agora reverteram a desvantagem para o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team. Na feminina, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, da Olympia/Esteve Team venceram e também assumiram a liderança, que antes era da brasileira Jaqueline Mourão e da canadense Cindy Mountambault, Jacky & Cindy.

Após uma tentativa de ataque neutralizada na primeira hora de prova, quando abriram cerca de 20 segundos na liderança, Henrique Avancini e Manuel Fumic acertaram na segunda oportunidade que tiveram e obtiveram uma boa diferença para seus adversários, de quase três minutos. No fim dos 101 km e mais de 2.600 m de altimetria acumulada da etapa Rainha, Avancini e Fumic cruzaram a linha de chegada em 4h34min21seg, com folga de 2min11 para Tiago Ferreira e Hans Becking, que finalizaram em 4h36min32seg. O russo Alexey Medvedev e o italiano Francesco Failli, Specialized Itália, em 4h37min25seg, completaram o pódio.

"O objetivo era aproveitar algumas partes que sabíamos que o Tiago e Hans teriam dificuldade, como a Subida da Pedra da Batalha. Queríamos chegar com menos desgaste possível para estar bem para as próximas etapas. O Tiago teve alguma dificuldade no início e no final conseguimos abrir, o que foi melhor do que esperávamos.  Amanhã (quinta-feira) é um dia importante para administrar a vantagem para chegarmos bem no cross country de sexta-feira (25)”, avaliou Henrique Avancini.

Líder até a terceiro dia de prova ao lado de Hans Becking, Tiago Ferreira avaliou o desenvolvimento da etapa. "Tive problema com a corrente da bike e acabei parando para consertar em uma parte rápida da etapa. Tive de fazer um esforço a mais para alcançar o pelotão em uma das primeiras subidas. Quando eles forçaram o ritmo não conseguimos buscar. Para a quinta etapa, veremos o desenrolar da corrida para decidir o que vamos fazer”, despistou Ferreira. Após vencerem duas etapas em três dias, Sebastian Fini (DIN) e Martins Blums (LAT) terminaram em sexto na etapa e agora aparecem também em sexto na geral.

Elite feminina - A disputa entre as mulheres também teve mudança significativa na classificação geral. Antes na terceira posição, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez tiveram o melhor desempenho da etapa Rainha e agora são líderes, com cerca de 27 minutos para Viviane Favery e Marcella Toldi, da Cannondale Brasil Women. Enquanto Sandra e Anna completaram em 6h35min24seg, Viviane e Marcella foram apenas as quinta colocadas, em 7h28min47seg. O top 3 do dia teve as brasileiras Paula Gallan e Franciele de Almeida, da Costa Rica Casco de Peba II, em 6h43min47seg, seguidas da portuguesa Ilda Pereira e da espanhola Mayalen Noriega, da Casa Myze Team, em 6h58min44seg. Líderes até a terceira etapa, Jaqueline Mourão e Cindy Mountambalt tiveram dificuldades técnicas e estão fora do top 5 geral. 

"Começamos muito mal, porque geralmente não aguento o primeiro dia de calor em provas de vários dias. Houve um momento em que achei que não iria conseguir suportar porque estava muito quente. A sorte foi que minha companheira estava bem e pouco a pouco fui me hidratando e recuperando, para ganhar a etapa", relatou Sandra. "Eu geralmente começo melhor do que a Sandra. Fomos regulando nosso ritmo e avaliando as demais duplas. No final, estava difícil para mim e minha parceira estava mais forte. Estamos bem e temos vontade de seguir na disputa. Porém, sabemos que falta muito pela frente e devemos viver um dia de cada vez", comentou Anna.

Para o mais velho, Brasil Ride é unica – O ciclista mais velho da nona edição da Brasil Ride é o cearense Alfredo Montenegro Neto. Ele tem 60 anos e está na sétima participação. Os dois últimos anos ficou fora da prova por ter feito uma cirurgia cardíaca. “Tive de colocar duas mamárias e demorei um pouco para me recuperar. Mas voltei a fazer provas menores depois de cinco meses da cirurgia e logo estava me preparando novamente para a Brasil Ride, minha prova favorita”, contou o empresário de Fortaleza.

Alfredo pedala desde a década de 80 e já representou o Brasil em dois Mundiais de Triathlon, nos Estados Unidos e no Caribe. Já completou quatro Ironman e depois foi para as corridas de aventura, que o levaram para as provas de mountain bike.

“Daí para a Brasil Ride foi natural porque conheço o Mario Roma desde o Rio Grande do Norte e ele me convidou para a primeira edição. Não deixei de participar mais, tanto que fiz sete pódios na Grand Master nos seis anos em que participei. A prova é especial, única, com um calor humano que não encontro em outros lugares. Os organizadores passam muita confiança aos aletas, uma energia muito boa, sem contar a comida que é excepcional. Se eu tivesse que escolher só mais uma prova para fazer na vida, com certeza seria a Brasil Ride”, completa Alfredo que este ano está competindo na categoria Corporativo ao lado de Francisco Lima e Juvenal Silva.

Crianças visitam Vila Brasil Ride – A passagem da Brasil Ride por Guaratinga foi especial em vários aspectos. Na terça e na quarta-feira a prova passou por dentro da cidade e a Vila Brasil Ride, montada a 8 km, recebeu cerca de 500 crianças das escolas de Guaratinga. Todos passearam pela “cidade” montada numa área de pastagem do Sitio Novo. A estrutura tem 800 barracas, um restaurante que serve jantares para até 600 pessoas simultaneamente, uma carreta médica, com UTI e equipamentos cirúrgicos, além de área de descanso, massagens e banheiros. Uma pequena cidade para cerca de 1.000 pessoas que participam da Brasil Ride, entre ciclistas e staff.


Top 5 após quatro etapas:

Masculino
1-Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER) - 12h39min39seg
2-Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) - 12h40min42seg
3-Alexey Medvedev (RUS) / Francesco Failli (ITA) - 12h47min24seg 
4-Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 12h50min05seg
5- Hugo Prado Neto (BRA) / Roel Paulissen (BEL) - 12h59min01seg 

Feminino:
1-Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP) - 17h41min47seg
2-Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 18h08min45seg
3-Paula Gallan (BRA) / Franciele Almeida (BRA) - 18h15min25seg
4-Ilda Pereira (POR) / Mayalen Noriega (ESP) - 18h40min12
5-Ivonne Kraft (GER) / Agnes Naumann (GER) - 19h13min17seg


Líderes das demais categorias - 
Américas Masculino - Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 12h50min05seg
Américas Feminino - Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 18h08min45seg
Master - Edson Luis Corradi (BRA) / Luis Flavio Moura (BRA) - 15h21min47seg
Dupla Mista - Lyne Bessethe (CAN) / Thiago Drews (BRA) - 16h04min10seg
Grand Master - Pablo Rodriguez (ARG) / Raul Navarro (COL) - 17h54min45seg
Nelore - Regivaldo Marques Moreira / Robson Mendes - 18h53min06seg
Corporativa - Enrico Sampaio Julio / Rodrigo Fuganti / Wagner Mendes - 15h18min48seg


Quinta etapa - Etapa que volta para Arraial d'Ajuda, a mais longa em distância com 140 km. Uma falsa impressão de que é só descida, com considerável altimetria, principalmente até pouco menos da metade. Até o km 50, muitas subidas e descidas, quando os ciclistas chegam ao segundo ponto de hidratação e apoio neutro da Shimano. Aí para frente, predominam as estradas de terra, onde formam-se os pelotões. Longas estradas planas, com trocas de vácuo. Por volta do km 110 é a entrada do Parque Nacional do Pau Brasil. Um dos poucos Parques do Brasil que recebem eventos esportivos no País. Finaliza o dia outra vez na praia do Parracho.


A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.


As etapas restantes da Brasil Ride 2018:
Etapa 5
 - Guaratinga para Arraial d'Ajuda - 140 km e 2.336 m de altimetria
Etapa 6 - Arraial d'Ajuda - 32,4 km e 664 m de altimetria
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 43,8 km e 497 m de altimetria


Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE e no canal da Brasil Ride no youtube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q?view_as=subscriber


Confira os dias e horários:
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.


A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.


Confira vídeo na fan page oficial, no youtube e no wetransfer e slideshow no youtube e na fanpage oficial :

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/CcduJ8RGGww
Slideshow - https://youtu.be/8lbrO1xTLMU
Wetransfer - https://we.tl/t-Iw19f3EIsL

Etapa 2: 
Vídeo - https://youtu.be/_oBSy4DLihU
Slideshow - https://youtu.be/zMYfhZZr0F0
Wetransfer - https://we.tl/t-mPQB6DVYV8

Stage 3:
Video - https://youtu.be/4Lb_0CwSxdU
Wetransfer -
 https://we.tl/t-1k2RknUEd0
Slideshow - https://youtu.be/yldPy3EzMk4


Resultados completos diários no site oficial: www.brasilride.com.br

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.


Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q

Instagram: @brasilride
Twitter: @brasil_ride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699


Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Avancini, Fumic e Tiago na Pedra da Batalha (Fabio Piva / Brasil Ride)

Avancini, Fumic e Tiago na Pedra da Batalha (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Subida das Sete Voltas na região de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

Subida das Sete Voltas na região de Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Dificuldade na Subida das 7 Voltas (Fabio Piva / Brasil Ride)

Dificuldade na Subida das 7 Voltas (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Fumic e Avancini comemoram (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Fumic e Avancini comemoram (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Pódio masculino (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Pódio masculino (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Avancini e Fumic comemoram na linha de chegada (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Avancini e Fumic comemoram na linha de chegada (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Avancini puxa forte na subida (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Avancini puxa forte na subida (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

O português Tiago Ferreira (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

O português Tiago Ferreira (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Pelotão encara subida (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Pelotão encara subida (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Chegadas das espanholas Ana e Sandra (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Chegadas das espanholas Ana e Sandra (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

Comemoração pela vitória (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Comemoração pela vitória (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

Francieli e Paula (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Francieli e Paula (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Mayalen (ESP) e Ilda (POR) (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Mayalen (ESP) e Ilda (POR) (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Posto de hidratação amenize forte calor (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Posto de hidratação amenize forte calor (Marcelo Rypl / Brasil Ride)
Alta  | Web

Alfredo Montenegro, o mais velho da nona edição (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Alfredo Montenegro, o mais velho da nona edição (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

A fruta do cacau e as crianças das escolas de Guaratinga (Rosita Belinky / Brasil Ride)

A fruta do cacau e as crianças das escolas de Guaratinga (Rosita Belinky / Brasil Ride)
Alta  | Web

Crianças das escolas de Guaratinga (Sportograf / Brasil Ride)

Crianças das escolas de Guaratinga (Sportograf / Brasil Ride)
Alta  | Web

Bahia CAIXA
Land Rover Shimano Specialized Unidas
Continental Full Gas La Maglia Red Bull Solifes Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja