Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2019-10-24

Brasil Ride 10 anos: Tiago Ferreira e Hans Becking conquistam terceira vitória e seguem na liderança

Dupla da DMT Racing Team garantiu o triunfo na quinta etapa em disputa decidida no sprint de chegada com Henrique Avancini e Manuel Fumic e diferença continua próxima a oito minutos. Na elite feminina, liderança outra vez de Viviane Favery e Tânia Clair Piclker

Alta  | Web
Avancini no meio dos fãs após o podio (Rosita Belinky / Brasil Ride)

Avancini no meio dos fãs após o podio
(Rosita Belinky / Brasil Ride)

Alta  | Web
Grande público prestigia o pódio (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Grande público prestigia o pódio
(Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pódio masculino (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Pódio masculino
(Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Alta  | Web
Chegada disputada no masculino (Doro Jr. / Brasil Ride)

Chegada disputada no masculino
(Doro Jr. / Brasil Ride)

Alta  | Web
Tiago Ferreira na descida (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Tiago Ferreira na descida
(Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Alta  | Web
Líderes em fila indiana (Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Líderes em fila indiana
(Marcelo Rypl / Brasil Ride)

Alta  | Web
Disputa dos líderes (Fabio Piva / Brasil Ride)

Disputa dos líderes
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Tentativa de escapada na subida (Josué Fernandez / Brasil Ride)

Tentativa de escapada na subida
(Josué Fernandez / Brasil Ride)

Alta  | Web
Um cavalo no caminho (Fabio Piva / Brasil Ride)

Um cavalo no caminho
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Passando pelo Parque Pau Brasil (Fabio Piva / Brasil Ride)

Passando pelo Parque Pau Brasil
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pódio feminino (Josué Fernandez / Brasil Ride)

Pódio feminino
(Josué Fernandez / Brasil Ride)

Alta  | Web
Felicidade de Tania e Vivi na chegada (Josué Fernandez / Brasil Ride)

Felicidade de Tania e Vivi na chegada
(Josué Fernandez / Brasil Ride)

Alta  | Web
Viviane Favery venceu o Zera o Pico nos dois dias (Fabio Piva / Brasil Ride)

Viviane Favery venceu o Zera o Pico nos dois dias
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Ricardo Pscheidt venceu o Zera o Pico no primeiro dia (Fabio Piva / Brasil Ride)

Ricardo Pscheidt venceu o Zera o Pico no primeiro dia
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Início da prova (Fabio Piva / Brasil Ride)

Início da prova
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Largada da quinta etapa (Fabio Piva / Brasil Ride)

Largada da quinta etapa
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Preparação para a largada em Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride)

Preparação para a largada em Guaratinga
(Fabio Piva / Brasil Ride)

 

 

 

 

Porto Seguro (BA) - A quinta de sete etapas da Brasil Ride 2019 foi realizada nesta quinta-feira (24) e teve uma disputa emocionante pela vitória na linha de chegada, após 140 km pedalados. Melhor para Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), donos da camisa amarela, que venceram e mantiveram a liderança com uma boa folga. A dupla da DMT Racing Team bateu Henrique Avancini e Manuel Fumic (ALE) no sprint de chegada, e assim segue com cerca de oito minutos à frente da parceria germano-brasileira da Cannondale Factory Racing XC. Os tchecos Kristian Hynek e Martin Stosek, da Vitalo Future Cycling Pwd by Canon, concluíram em terceiro lugar, também disputando palmo a palmo com seus conterrâneos Jaroslav Kulhavy e Matous Ulman, da Specialized Racing.

A etapa de volta para Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA), após três noites no acampamento da Vila Brasil Ride, em Guaratinga (BA), teve Henrique Avancini e Manoel Fumic tomando a iniciativa na primeira metade do percurso, em busca de diminuir a diferença de 7min47 para Tiago Ferreira e Hans Becking, abrindo cerca de 30 segundos para os adversários. No ponto de apoio 3, após 74 km, Avancini e Fumic foram alcançados pelas duplas Ferreira e Fumic, Kristian Hynek e Martin Stosek, e Jaroslav Kulhavy e Matous Ulman.

"Esta etapa tornou-se dura porque no meio do dia começou a chover e o terreno sofreu alterações. Difícil e rápida, uma vez que desde muito cedo o Avancini e o Fumic trabalharam bastante na frente, mantendo um ritmo muito veloz, especialmente nos primeiros 50 km. Eles trabalharam o dia todo e foi muito desgastante. O importante é que foi mais um dia sem perder tempo. Nesta sexta-feira (25) será o dia mais complicado para nós, por isso vamos tranquilos porque já sabemos disso", comentou Ferreira.

"A volta para Arraial começou difícil, porém foi inviável alguma dupla abrir um gap grande o suficiente para liderar com folga. Pedalamos para garantir a camisa amarela e conseguimos. Para nós, era uma questão de honra vencer essa etapa, porque tivemos uma batalha difícil e interessante contra os ciclistas da Cannondale. Felizmente ganhamos. Teremos agora o cross country e será uma etapa para não perder muito tempo, salvar equipamento e evitar quedas", avaliou Becking.

Tricampeão da Brasil Ride, Henrique Avancini avaliou o desempenho na etapa. "Foi um dia longo, como esperávamos. Atacamos bastante até o km 50, abrindo um pequeno gap, mas nunca foi decisivo. Em seguida tivemos a parte mais fluída da prova, porém no km 68 o Manuel teve um furo no pneu dianteiro e foi uma situação bem complicada, porque as três duplas escaparam e gastamos bastante energia para reconectar neles. Conseguimos isso e, na parte final, economizamos, embora quiséssemos vencer. O Manuel cruzou roda com o Tiago no final da última subida e perdeu contato, porém voltou e perdemos por meia roda. Um sprint apertado. Colocamos eles sob pressão, mas era difícil ganhar tempo. Temos dois dias e vamos atrás", avaliou Avancini.

A quinta etapa acabou sendo especial para Kristian Hynek, bicampeão da ultramaratona em 2010/2011, por garantir seu primeiro pódio na décima edição. "Prova super difícil e longa. Obviamente é bom estar no top 3, porque desde o início não tivemos pernas boas, ou ao menos o que esperávamos fisicamente, para competir pelo topo da classificação geral. Confesso que depois de todo o sofrimento dos últimos dias, estamos super felizes pelo pódio. Esperamos sobreviver às duas etapas restantes e quem sabe subir e desfrutar a prova", disse Hynek.

Elite feminina - Entre as mulheres, a tônica foi a mesma das demais etapas: a dupla líder do dia anterior não conseguiu manter a camisa laranja. Após Letícia Cândido e Hercília Najara  (Corinthians Audax / Tripp Aventura) liderarem no primeiro dia, e Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira (Sense Factory Racing / Tropix Brasil) liderarem nas etapas 2 e 4, desta vez foi a hora de Viviane Favery e Tânia Clair Picker (Cannondale Brasil Racing / Soul Cycles) recuperarem a liderança que tiveram após a terceira de sete disputas.

"Essa etapa começou dura com a Tânia e eu andando juntas por muito tempo com a Jaque, Danilas, Ilda e Karen, em ritmo forte nas subidas. Guardamos energia de forma estratégica. No km 78, a Jaque e a Danilas atacaram, abrindo gap de nós. Mais para frente, a Karen sofreu um acidente e quebrou o quadro da bike dela. Encontramos as líderes no Parque do Pau Brasil, atacamos e abrimos distância. Não paramos no último apoio e garantimos a vitória, sozinhas nos 12 quilômetros finais. Demos tudo pela vitória e para recuperar a liderança", relatou Vivi.

"O pelotão estava forte no começo e de bike full suspension sofri demais nas subidas. Na metade da etapa eu estava cansada e só me melhorei depois do km 100, no Parque do Pau Brasil. A chuvinha fez eu relembrar minha terra, Santa Catarina, e ali me senti em casa, conseguindo recuperar muito. Mostrei estar bem para as adversárias, apesar do cansaço, e deu certo. Essa etapa para mim é sempre a mais difícil. Estamos feliz demais pela vitória e pela retomada da liderança", comentou Tânia.

RedBull Zera o Pico - A quinta etapa recebeu a segunda de três fases do Desafio RedBull Zera o Pico. A competição paralela à ultramaratona teve início na etapa 4, nesta quarta-feira (24). Diferentemente do que foi divulgado anteriormente, o vencedor da primeira fase pela UCI foi o catarinense Ricardo Pscheidt (Orbea Brasil), cravando o tempo de 10min48, à frente de Hans Becking, 10min50. A mulher mais rápida entre as UCI foi Viviane Favery,em 17min26. Marcus Vinicius Fernandes e Débora Moura venceram entre os amadores, em 10min49 e 17min23, respectivamente. Todos os quatro "zeraram o pico".

Nesta quinta-feira, o Desafio RedBull Zera o Pico teve a segunda fase e teve como vencedores: na UCI, Ulan Galinski (3min59) e Viviane Favery (7min27) levaram a melhor; entre os amadores, venceram Marcos Vinicius Fernandes (4min26) e Celina Carpinteiro (6min40).

Sexta etapa - Etapa de cross country, com atletas divididos em duas baterias: a primeira os atletas de elite, com as 60 melhores duplas classificadas, depois a segunda bateria com os demais atletas. Em cada bateria o percurso tem 8,1 km mas as duplas tem que dar 4 voltas, total de 32,4 km. Uma regra desta etapa é que apenas neste dia não precisam correr as duplas juntas, podem se separar. Nos outros dias as duplas não podem ficar mais de 2 minutos uma da outra. Cada um por si e no final soma-se o dos dois atletas, tirando a média. Prova com 90% de single track e trechos travados, com poucas ultrapassagens. Trecho de raízes com muita Mata Atlântica, descidas e subidas não longas, mas bem difíceis de serem zeradas, dão a tônica. Largada e chegada no Uiki Parracho, onde o atleta passa sempre dentro do Uiki. Esse é o ponto recomendável para o público assistir. A organização não recomenda assistirem em outros locais.

Resultados - Etapa 5 – Guaratinga / Arraial d’Ajuda – 140 km

Masculino
1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 5h05min46
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 5h05min46
3- Kristian Huynek / Martin Stosek – 5h06min05
4- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 5h06min06
5– Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (ALE) – 5h11min06

Feminino
1- Viviane Favery (BRA) / Tania Clair Pickler (BRA) – 6h44min53
2- Jaqueline Moura (BRA) / Danilas Ferreira da Silva (BRA) – 6h58min14
3- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 7h05min28
4- Janildes Fernandes / Julyana Machado – 7h42min55
5- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) – 7h55min58

Acumulado - após 4 etapas

Masculino
1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 13h23min02
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 13h30min49
3- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 13h39min25
4- Lukas Kaufmann (BRA) / Konny Looser (SUI) – 13h55min11
5- Kristian Hynek (CZE) / Martin Stosek (CZE) – 13h55min45 

Feminino 
1- Viviane Favery (BRA) / Tania Clair Piclker (BRA) – 24h57min48
2- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferreira (BRA) – 25h06min53
3- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 26h13min19
4- Janildes Fernandes (BRA) / Julyana Machado (BRA) – 29h10min19
5- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) – 30h12min45

Programação das transmissões ao vivo - Evento pioneiro no País ao transmitir os detalhes da prova a partir de 2016, a Brasil Ride tem uma programação repleta nos dias de disputa. O comando é do jornalista Cadu Cortez, com comentários de Helio de Souza, treinador de Henrique Avancini, e reportagem de Rosita Belinky. As transmissões são exibidas no Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE e no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q. Confira a programação:

Sexta-feira - 25/10 
9h45 - Etapa 6
19h30 - Premiação Etapa 6 e Briefing

Sábado - 26/10
8h45 - Largada Etapa 7
9h45 - Largada Maratona dos Descobrimentos 
10h30 - Chegada Etapa 7
20h30 - Premiação Geral

As etapas da Brasil Ride 2019:
Etapa 6 - Arraial d'Ajuda - 31,72 km e 564 m de altimetria
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 46 km e 532 m de altimetria

Países representados na 10ª edição - Ao todo, 570 ciclistas estão inscritos na décima edição da ultramaratona e representam 23 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

Décima edição - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Confira vídeos e slideshows no youtube e no wetransfer:

Youtube - playlist da 10a. edição : https://www.youtube.com/user/BrasiRide/playlists?view_as=subscriber

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/RYTpWMWGPfY
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-4JjW1zqaPy
Slideshow - https://youtu.be/dFgRO8hZYFo

Etapa 2:
Vídeo - https://youtu.be/VtunNsh0jUQ
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-vexvhLUv3n
Slideshow - https://youtu.be/LhvG_jxIG4g

Etapa 3:
Vídeo - https://youtu.be/ngjyaCzkr7s
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-4kr2txF0Vw
Slideshow 10 anos - https://youtu.be/0FlCkwXz4Q4
Slideshow Etapa 3 - https://youtu.be/ProWqmNYGp4 

Etapa 4:
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=35M7oocz8HI&t
Wetransfer do vídeo - https://we.tl/t-mewhb3eRUl
Slideshow - https://youtu.be/4nT0ow4Tcdg
Wetransfer do slideshow - https://we.tl/t-S6yurP5QPM

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:

Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Bahia
Land Rover Specialized Shimano Unidas
Full Gas La Maglia Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja