Inscrições fechadas

Brasil Ride 2019

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

20 a 26 de Outubro de 2019

Itens Extras

Press Release

Voltar
2017-10-15

Holandês Hans Becking e dinamarquês Sebastian Fini largam na frente na Brasil Ride 2017

Holandês Hans Becking e dinamarquês Sebastian Fini largam na frente na Brasil Ride 2017
Folga na liderança, no entanto, é de apenas 26 segundos para os vice-líderes, Henrique Avancini e Jiri Novak (CZE), e 36 segundos para os italianos Samuele Porro e Andrea Righettini, que completam o top 3

Porto Seguro (BA) - Foi dada a largada neste domingo (15) para a oitava edição da Brasil Ride, a principal ultramaratona de MTB das Américas, em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA). No top 3 do primeiro dia da competição, três campeões da open marcaram presença no pódio, separados por apenas 36 segundos. O bicampeão Hans Becking (HOL) e seu companheiro Sebastian Fini (DIN) foram os mais rápidos, completando os 21 km do prólogo em 49min42. A segunda colocação foi de Henrique Avancini, vencedor em 2013, e Jiri Novak (CZE), campeão duas vezes, em 2014 e 2015 ao lado de Hans, em 50min08, e com os italianos Samuele Porro e Andrea Righettini em terceiro, em 50min18.

O top 5 foi completado por uma dupla de favoritos e uma surpresa. Na quarta colocação ficaram Michele Casagrande (ITA) e Fabian Rabensteiner (ITA), que é o atual campeão da open e sofreu uma impressionante queda na escadaria da Santa, e os brasileiros Mario Antonio Veríssimo e Kennedi Sampaio em quinto lugar, equipe que detém a camisa branca, de melhores atletas das Américas na abertura. Após saber da vitória e da posse da camisa amarela, Hans Becking fez sua avaliação do primeiro dia.

"Acredito que Fini e eu tivemos um dia realmente bom. Nossa tática foi fazer o máximo de força a todo momento. A temperatura estava alta (perto de 30 graus C) e foi a primeira vez que competimos em uma prova como dupla e pudemos sentir o entrosamento. Temos 95% da competição pela frente e muita coisa ainda vai acontecer", contou Hans. "Estava quente e eu não estou acostumado com tanto calor. Ainda estou me acostumando com este tipo de evento, além de ser a primeira vez ao lado do Hans, já que não sou um ciclista de corridas de estágio", avaliou Fini.

Também entre os favoritos ao título, Henrique Avancini fez seu balanço do primeiro dia ao lado do tcheco Jiri Novak. "O resultado foi bastante positivo. A dupla que venceu é muito rápida e provavelmente andará melhor nas etapas curtas. Acho difícil o Fini ter bom rendimento nas corridas mais longas. Entre os demais concorrentes, os italianos da Trek Selle San Marco mostraram bom desempenho e que têm duas duplas fortes, o que poderia ser um diferencial a favor deles. Foi positivo o dia e estou feliz pela maneira como andamos e por sair na frente de maratonistas, como o Luis Leão Pinto e Soren Nissen, por exemplo", relatou Avancini.

Após a queda do italiano Fabian Rabensteiner, a dupla número 2 da Trek Selle San Marco mostrou que pode brigar pelo título, com o terceiro lugar do dia. "Fomos bem e gostei de correr com meu novo companheiro, o Andrea, porque ele é realmente forte nessas provas de curta duração, como foi o prólogo. Não cometemos erros e fizemos nosso máximo o tempo todo. Na segunda etapa vamos correr junto com a primeira dupla da nossa equipe e isso será bom", contou Samuele Porro. "Estou feliz com o resultado. Estive atrás do Samuele e ele fez um ótimo ritmo, sempre ditando o caminho certo. Nesta segunda-feira (16) teremos uma corrida longa e será curioso, porque nunca competi em uma distância tão longa. Estou até com medo", brincou Andrea.

Ladies - Entre as mulheres, a diferença de tempo entre o top 3 mostrou que a dupla formada pela goiana Raiza Goulão, campeã em 2015, e a francesa Margot Moschetti, novata na Brasil Ride, é franca favorita ao título de 2017. As vencedoras do prólogo completaram o percurso em 59min38, contra 1h06min53 de Roberta Stopa e Mariana Marques. O terceiro lugar foi das alemãs Ivonne Kraft e Naima Diesner, em 1h10min19.

"Estou até feliz com o calor que fez hoje aqui, porque na Espanha durante o verão foi até mais quente do aqui. Feliz pela elevação técnica que foi o prólogo, mas bem diferente do que eu havia vivenciado em 2015, quando fui campeã. Foi incrível e acho que já deu para sentir o gostinho. A Margot foi bem e me surpreendeu. Ela é forte no plano e vai ditar o ritmo nas corridas longas", disse Raiza. "A parceria vai ser boa, porque ela é bem compreensiva e está sempre sorridente e isso ajuda no clima entre nós", completou. 

"Foi legal. A Raiza é muito forte nas partes técnicas e uma ótima parceira. Foi muito legal correr em Arraial d'Ajuda, porque é um lugar lindo. O clima é mais difícil para mim, porque aqui está bem quente, mas é formidável ver o quanto o povo brasileiro é bacana e receptivo. Me sinto muito bem aqui", contou Margot.

Café dos Guarinis - Como é tradição, o dia de abertura da Brasil Ride começou com o café da manhã dos Guarinis logo cedo. Todos os atletas que completaram três ou mais edições foram convidados a participar da comemoração que desta vez ocorreu no Casarão Alto Mucugê, em Arraial D’Ajuda, um local com uma vista espetacular da praia do Mucugê e do Parracho.

Segunda etapa - Uma das duas etapas mais longas da Brasil Ride, o segundo dia terá 138 km de pedal e 2.199 metros de altimetria acumulada, ligando a Vila Brasil Ride em Arraial d'Ajuda e Guaratinga, cidade do acampamento para 800 pessoas, entre atletas e estafe. Os ciclistas trocarão a linda paisagem das praias da Costa do Descobrimento, para chegar nas montanhas do Extremo Sul da Bahia, região com visual deslumbrante. Pela segunda vez o evento passará pelo meio do Parque Nacional Pau Brasil (PNPB), em Porto Seguro, área histórica do País de preservação da árvore Pau-Brasil, uma das inovações da Brasil Ride no ano passado.

Programação da Brasil Ride 2017 - 558,2 km - 11.379 m de altimetria acumulada
16/10 - 2ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)
17/10 - 3ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria)
18/10 - 4ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria)
19/10 - 5ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria) 
20/10 - 6ª feira, 10h (horário local)/11h (Brasília) - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria)
21/10 - Sábado, 9h (horário local)/10h (Brasília) - Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

Reconhecimento - Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".

Cobertura online - Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Sobre a Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento. 

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Hans Becking venceu a Open (Fabio Piva / Brasil Ride)
Hans Becking venceu a Open (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Jiri e Avancini, segundos no Prólogo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Jiri e Avancini, segundos no Prólogo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Samuele e Andrea, terceiros na abertura (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Samuele e Andrea, terceiros na abertura (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Alta  | Web

Margot e Raiza cruzam para vencer o Prólogo (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Margot e Raiza cruzam para vencer o Prólogo (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Alta  | Web

Concentração de Raiza Goulão (Fabio Piva / Brasil Ride)
Concentração de Raiza Goulão (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada do Prólogo (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Largada do Prólogo (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Alta  | Web

O italiano Fabian Rabensteiner caiu na escadaria (Fabio Piva / Brasil Ride)
O italiano Fabian Rabensteiner caiu na escadaria (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Edson de Rezende Jr. caiu na escadaria (Fabio Piva / Brasil Ride)
Edson de Rezende Jr. caiu na escadaria (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Italiano Andrea Righettini refresca-se na chegada (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Italiano Andrea Righettini refresca-se na chegada (Marina Magalhães / Brasil Ride)
Alta  | Web

Igreja de Arraial no percurso do Prólogo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Igreja de Arraial no percurso do Prólogo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Reunião dos "Guarinis" no domingo cedo (Fabio Piva / Brasil Ride)
Reunião dos
Alta  | Web

Governo da Bahia Sudesb
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Squirt Guaratinga Parque Nacional do Pau Brasil
Revista Bicycling Revista Bike Action Revista Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja