Inscrições fechadas

Brasil Ride 2019

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

20 a 26 de Outubro de 2019

Itens Extras

Press Release

Voltar
2018-09-26

Ciclistas top escolhem a Brasil Ride como momento de despedida no mountain bike

O belga Roel Paulissen, bicampeão mundial de Maratona MTB, e o brasileiro Hugo Prado Neto competem juntos e fazem na nona edição da ultramaratona o encerramento de suas carreiras como atletas profissionais

São Paulo (SP) - Desde o ano de estreia, em 2010, a Brasil Ride recebeu alguns dos principais nomes da história do mountain bike mundial, além de incentivar o início de carreira de tantos outros atletas. Sejam eles estrangeiros ou brasileiros, foi graças às trilhas desta que é uma das mais difíceis ultramaratonas de MTB do mundo que muitos puderam atingir a evolução e se desafiar no esporte. Para dois renomados ciclistas, a prova de 2018, entre 21 e 27 de outubro, na Bahia, terá um sabor especial, após a terem disputado em outras ocasiões. O belga Roel Paulissen, bicampeão mundial de Maratona MTB, e o curitibano radicado em Belo Horizonte Hugo Prado Neto, que comemora 20 anos de carreira, escolheram a competição para pendurar as sapatilhas e fazer a despedida como profissionais, competindo juntos pela primeira vez.

"Mais uma vez temos um acontecimento que nos deixa muito satisfeitos, por todo o nosso legado deixado ao esporte. Conheci o Roel em 2003, na Transalp, e deste tempo em diante mantivemos uma relação, com ele presente em algumas edições anteriores da Brasil Ride. E, agora esse bicampeão mundial se junta a um grande atleta do Brasil para competir na nossa ultramaratona. O Hugo conheceu o Roel na Brasil Ride e ficamos felizes por tê-lo apresentado. Esse é um lado significativo da nossa competição, de ajudar cada vez mais no intercâmbio entre brasileiros e ciclistas do exterior", enaltece Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Bicampeão do mundo em 2008 e 2009, Roel Paulissen fará sua terceira participação na Brasil Ride. Em 2013, estreou ao lado do italiano Johann Pallhuber e foi quinto colocado da open. Já em 2016, competindo com o português Tiago Ferreira, também campeão mundial de Maratona MTB, o belga subiu ao pódio após os sete dias, na terceira colocação. Já Hugo Prado terá seu terceiro parceiro distinto, em sua oitava vez no evento. Em 2011 e 2012 competiu com o brasileiro Douglas Neto, sendo sexto e nono colocado, respectivamente. Nos últimos cinco anos, fez dupla com Lukas Kaufmann, suíço radicado brasileiro, sempre terminando no top 5 e tendo como melhor resultado o vice-campeonato, em 2015.

Como forma de agradecer a Roel Paulissen pela parceria em um momento tão importante de sua carreira, Hugo Prado Neto divulgou nesta semana uma carta aberta ao ciclista belga. "A Brasil Ride é uma corrida muito especial na minha carreira e vida, pois foi a primeira de etapas no País. E esse tipo de prova encaixa muito às habilidades físicas e mentais que adquiri ao longo das experiências dentro e fora das pistas. Além disso, corridas de etapa no mountain bike para mim espelham a vida, e por isso ela funciona como trampolim para gerenciar nossas vidas da melhor forma", diz Hugo Prado em um dos trechos da carta, para em seguida elogiar Paulissen.

"Faz todo sentido dar a última apertada nessa prova! E aqui está você, nessa edição tão especial da prova: pedigree belga, currículo invejável e extenso, estilo biomecânico de pedalar perfeito. Movimentando apenas as pernas para cima e para baixo, sem dispensar watts. Constante e forte! E para completar o momento tão esperado, entendo que também é seu último capítulo! Então, temos um #últimocapítulo, #maisumavez a parada está rolando", complementa Hugo, ciclista que foi tricampeão do tradicional Warm-Up da Brasil Ride, realizado no Festival de Botucatu, em 2013, 2015 e 2018.

Para ler na íntegra a carta aberta de Hugo Prado Neto a Roel Paulissen e aos fãs do MTB, acesse: http://powerhousebrasil.com.br/2018/09/24/carta-aberta-ao-roel-e-fas-do-mtb/

O maior campeão da open - O tcheco Jiri Novak, único ciclista tricampeão da Brasil Ride na principal categoria da prova, também fez na ultramaratona a sua despedida no esporte como atleta profissional. Jiri foi bicampeão, em 2014 e 2015, ao lado do holandês Hans Becking, e, em 2017, conquistou o terceiro título em parceria com o atual campeão mundial Henrique Avancini. Neste ano de 2018, Becking, ao lado de Tiago Ferreira, e Avancini, junto com o alemão Manuel Fumic, são os únicos ciclistas que podem alcançar o tcheco no topo da lista de vencedores.

A prova - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas participantes do mundo inteiro. Durante sete dias, os inscritos na disputa têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída anualmente em Guaratinga. No último dia da competição, o sábado (27), mais 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Inscrições - As inscrições para a nona edição da ultramaratona estão esgotadas. No entanto, os interessados em sentirem o gostinho de pedalar com campeões olímpicos, mundiais e continentais, devem se apressar para participar da Maratona dos Descobrimentos, na manhã do sábado (27). Para garantir uma vaga na prova que é realizada durante a decisão da Brasil Ride, basta acessar o endereço: http://www.brasilride.com.br/press/prova/MaratonadosDescobrimentos.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

 

Hugo Prado Neto (Fabio Piva / Brasil Ride)

Hugo Prado Neto (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Roel Paulissen na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)

Roel Paulissen na Brasil Ride em 2016 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Pódio da Brasil Ride com Roel (3o da foto) e Hugo (à dir.) em 2016 (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)

Pódio da Brasil Ride com Roel (3o da foto) e Hugo (à dir.) em 2016 (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Roel Paulissen no mar em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)

Roel Paulissen no mar em Arraial d'Ajuda (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Hugo comemora tricampeonato no Warm Up da Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)

Hugo comemora tricampeonato no Warm Up da Brasil Ride (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web
 

Bart Brentjens, Mario Roma e Roel Paulissen na Cape Epic (Divulgação)

Bart Brentjens, Mario Roma e Roel Paulissen na Cape Epic (Divulgação)
Alta  | Web

Governo da Bahia Sudesb
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Squirt Guaratinga Parque Nacional do Pau Brasil
Revista Bicycling Revista Bike Action Revista Go Outside UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja