Inscrições fechadas

Festival Brasil Ride 2020

Botucatu-SP

21 E 22 DE NOVEMBRO DE 2020

Press Release

Voltar
2018-06-06

Festival Brasil Ride impulsiona o esporte na Cuesta Paulista e apoia jovens ciclistas

Competição chega à sexta edição consolidada como o maior evento de esportes outdoor do País e celebra os novos patrocinadores, Specialized e Mitsubishi, e reafirma a satisfação de ter Shimano, Unidas e as prefeituras de Botucatu e Pardinho como seus tradicionais parceiros

Alta  | Web
Festival valoriza a beleza da Cuesta Paulista (Fabio Piva / Brasil Ride)
Festival valoriza a beleza da Cuesta Paulista
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
O belo cenário da Cuesta Paulista (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
O belo cenário da Cuesta Paulista
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
O tricampeão Hugo Prado Neto (Vladimir Togumi / Brasil Ride)
O tricampeão Hugo Prado Neto
(Vladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Sidnei Fernandes, vencedor da Road, puxa o pelotão (Vladimir Togumi / Brasil Ride)
Sidnei Fernandes, vencedor da Road, puxa o pelotão
(Vladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
João Paulo Paixão, campeão da Trail Run (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
João Paulo Paixão, campeão da Trail Run
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Mario Roma ganhou a disputa com a Levo da Specialized (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Mario Roma ganhou a disputa com a Levo da Specialized
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Luísa Silveira e Larissa Brasa (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Luísa Silveira e Larissa Brasa
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Dificuldade no percurso do Warm Up (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Dificuldade no percurso do Warm Up
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Diversão da criançada no Bike Kids (ZDL / Brasil Ride)
Diversão da criançada no Bike Kids
(ZDL / Brasil Ride)

Alta  | Web
O 'lounge' da Specialized (Ney Evangelista / Brasil Ride)
O 'lounge' da Specialized
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Suporte Neutro da Shimano (Ney Evangelista / Brasil Ride)
Suporte Neutro da Shimano
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
João Firmo, da Specialized (Specialized / Divulgação)
João Firmo, da Specialized
(Specialized / Divulgação)

Alta  | Web
Fernando Solano, da Mitsubishi (Mitsubishi / Divulgação)
Fernando Solano, da Mitsubishi
(Mitsubishi / Divulgação)

Alta  | Web
Cláudia Gabriel (Divulgação)
Cláudia Gabriel
(Divulgação)

Alta  | Web
Valeria, Josiane e Adrian (Divulgação)
Valeria, Josiane e Adrian
(Divulgação)

Botucatu (SP) - O 6º Festival Brasil Ride, realizado entre o fim de maio e início de junho, reuniu 4.000 competidores entre ciclistas e corredores, nas disputas da Road Brasil Ride, Warm Up Pro e Sport e da etapa de outono da Trail Run Series. Além de levar os atletas a testarem os seus limites, nas trilhas e estradas de terra e asfalto da bela paisagem da Cuesta Paulista, o evento cumpriu seu papel de transformação sócio-econômica nos municípios de Pardinho e Botucatu. Da dupla de atletas apoiadas pelo Instituto Brasil Ride, Luísa Silveira e Larissa Brasa, até o crescimento de 30% na participação dos atletas locais, entre outras histórias, todas evidenciam a importância do Festival para a região.

Dos 4.000 participantes da sexta edição, 1.400 foram atletas de Botucatu e cidades próximas, entre ciclistas e corredores. Um aumento de 30% em relação a 2017, quando pouco mais de 1.000 atletas eram inscritos oriundos da região. "A Brasil Ride tem proporcionado uma grande visibilidade das nossas estradas e das belas paisagens da Cuesta de Pardinho, única no estado. O evento nos ajudou muito para o reconhecimento do nosso município, como 'Cidade Top Destinos' categoria Turismo de Esporte 2018. Estendo minha saudação e o meu agradecimento a todos os setores da administração, que contribuíram direta ou indiretamente para a conquista de mais essa certificação para a nossa querida cidade", destacou o prefeito de Pardinho, Dito Rocha.

Com a rede hoteleira de Botucatu praticamente lotada no fim de semana do feriado prolongado de Corpus Christi, os atletas tiveram de buscar soluções para se hospedar na cidade e assim poderem disputar o Festival. Esse foi o caso de Valéria Andreoli e Adrian Salvetti, participantes da dupla mista no Warm Up Pro, e de Josiane Gutierrez. Os três, juntos com seus familiares, hospedaram-se na casa de uma botucatuense, Cláudia Gabriel, que trabalha na Secretaria de Educação Municipal. 

"Apesar de não ser ciclista, o que sei da Brasil Ride é que o evento movimenta a cidade, tanto culturalmente, quanto em termos financeiros e do ponto de vista da promoção da saúde e do esporte", contou Cláudia Gabriel. "A ideia de ter hóspedes em casa surgiu em uma conversa com uma amiga, que me disse que os hotéis estavam lotados e que havia um grupo sem acomodação. Sempre fui uma pessoa empreendedora e encarei isso como um trabalho extra. Fiz o contato com uma das atletas, a Valéria Andreoli, mandei fotos da minha casa, que é bem grande e espaçosa. Combinamos direito e acredito que saiu mais acessível para eles", completou Cláudia.

Vindo de São Roque, o grupo recebido por Cláudia contou com oito pessoas, entre atletas e seus familiares. "Fiquei bastante satisfeita com essa experiência. Eram pessoas extremamente educadas e organizadas. Tiveram total respeito com minha casa e minhas coisas. Acredito ter sim ajudado com a acolhida, assim como fui beneficiada por tê-los como hóspedes", disse Cláudia. "A Valeria e o Adrian conquistaram ainda um quinto lugar na categoria de dupla mista", concluiu Cláudia.

O prefeito de Botucatu, Mário Eduardo Pardini Affonseca, admitiu que o evento superou suas expectativas, diante do momento em que foi realizado.“Mais uma vez o Festival Brasil Ride foi um grande sucesso e superou nossas expectativas. Fizemos uma grande força-tarefa para preparar a cidade para receber os atletas de fora, especialmente neste momento de crise de abastecimento. Graças às ações adotadas, não houve problemas e todos os visitantes saíram satisfeitos mais uma vez. Temos que agradecer a oportunidade de sediar um evento grandioso como este, que trata o meio ambiente do município com muito respeito e traz receitas para os setores de hotelaria, alimentação e muitos outros”.

Incentivo ao ciclismo feminino - O Warm Up Sport teve em ação duas jovens atletas que fazem parte da equipe de apoio ao ciclismo feminino do Instituto Brasil Ride. Luisa Silveira, de 13 anos, e Larissa Brasa, de 21. As ciclistas de Botucatu foram campeãs nas suas categorias. "Comecei a pedalar com meus pais nas trilhas da região, porque eles tinham medo de me deixar pedalar na rua. Desde então, quando eu tinha 8 anos, passei a pedalar sempre", contou Luisa. "Foi sofrido percorrer esses 70 km, mas de uma forma boa. Gosto de fazer e estou me esforçando, o que é bom", completou.

Mais experiente, Larissa Brasa comentou a respeito do apoio do Instituto Brasil Ride. "Desde o início do ano temos o projeto que o Mario Roma está fazendo para desenvolver o ciclismo, voltado para atletas femininas. Esse apoio nos ajuda bastante, porque é um incentivo a mais para seguir treinando diariamente o mountain bike", disse Larissa. "Tento sempre dar dicas para a Luisa, assim como o Mario que nos ajuda sempre", concluiu.

Os novos patrocinadores - O Festival Brasil Ride marcou a estreia de duas empresas patrocinadoras do evento. A fabricante de bicicletas, Specialized, e a montadora de veículos, Mitsubishi. O presidente no Brasil, João Firmo, comentou sobre este primeiro contato com a Brasil Ride. "Nosso objetivo com esta parceria era ter a oportunidade de estar ao lado de um grande evento, que tem uma qualidade muito boa. Ano após ano podemos ver que não só é mantido, quanto aumenta o nível das competições realizadas. Queríamos encontrar uma parceria em que pudéssemos estar ao mesmo nível", contou João Firmo.

"Estivemos presentes no Festival para estar próximos das pessoas e mostrar o que é a nossa marca. Conhecerem nosso produto e interagirem com a nossa equipe em um espaço agradável para desfrutar do momento. Acredito que o resultado foi muito positivo", destacou Firmo, que pedalou dos dois primeiros dias do Warm Up Pro. A Specialized montou um grande "lounge" na praça principal de Botucatu, ao lado da Catedral, para receber os ciclistas e moradores que quisessem conhecer seus produtos.

Quem também competiu no evento foi o gerente de comunicação da Mitsubishi, Fernando Solano. Junto com um grupo de amigos, Solano disputou o Warm Up Sport e a Trail Run. "Nunca tinha feito uma prova de ciclismo, apesar de eu andar de bicicleta há muitos anos, seja na speed ou na mountain bike. Foi bem bacana, com uma organização sensacional, em um percurso desafiador, mas na medida certa. Em nome da Mitsubishi agradeço e parabenizo ao Mario Roma e a todos da organização da Brasil Ride. É uma honra e prazer para nós, estarmos juntos deste evento", avaliou Fernando Solano. 

Parceria de longa data - Parceira da Brasil Ride desde a primeira edição da ultramaratona, na Chapada Diamantina, na Bahia, em 2010, a Shimano marcou presença mais uma vez com o seu famoso Suporte Neutro. Cerca de 400 atendimentos foram feitos pelos anjos azuis, os mecânicos da marca, que atuaram na Road Brasil Ride e no Warm Up. Desde 2018, o serviço é feito em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (empresa que distribui exclusivamente Shimano no País) e consiste no apoio mecânico a todos os atletas inscritos em provas de ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores.

"O público da Brasil Ride é muito fiel a marca e os atletas, que estão sempre na prova, vão com a certeza e confiança de que terão um Suporte Neutro de qualidade, que fez inclusive ser consagrada a expressão 'anjos azuis' na própria Brasil Ride. A Road foi bem bacana, com um número alto de ciclistas. Eu que vim do ciclismo de estrada, sei quanto faz falta termos mais provas deste nível no País. No Warm Up tivemos bastante trabalho. O primeiro dia foi bem parecido com a ultramaratona. Fechamos com 130 atendimentos e nos deu um gostinho da prova na Bahia, quando temos em média de 220 ciclistas atendidos, diariamente", destacou Roberto Costa, da Blue Cycle Distribuidora, o responsável pela coordenação do Suporte Neutro.

"Tivemos uma exposição bem bacana da nossa marca. Em nosso estande apresentamos o novo grupo XTR de 12 velocidades, que havia sido lançado mundialmente há cinco dias. Em nossa palestra dei algumas explicações técnicas bem breves sobre o produto e suas tecnologias. A nossa participação é muito importante na Brasil Ride, porque é a maior prova no País quanto o assunto é mountain bike e ciclismo de estrada. Trabalhamos muito para entregar o melhor suporte neutro que a Brasil Ride já viu. Seja com disponibilidade de peças e levando mecânicos altamente capacitados para realizarem o serviço. Tivemos um lojista de Bauru vendendo peças no Festival e na Bahia planejo fazer o mesmo, durante os sete dias da ultramaratona", finalizou Roberto Costa.

Os campeões da sexta edição:
Road Brasil Ride: Sidnei Fernandes e Eliana Pinheiro
Warm Up Pro: Hugo Prado Neto e Isabella Ribeiro
Warm Up Sport: Lucas Esteves e Adeilsa Nascimento
Levo Match Racing: Mario Roma
Trail Run 21 km: João Paulo Paixão e Luzia Ferreira
Trail Run 16 km: Diogo Malagon e Rosiara Gonzaga
Trail Run 6 km: Alexsandro Suniga e Ana Paula Carvalho

O Festival Brasil Ride reuniu 4.000 ciclistas e corredores desde o dia 26 de maio, quando foi realizada a Road Brasil Ride, em Pardinho (SP). Entre os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho foi disputada o Warm Up, em Pardinho e Botucatu. No domingo (3), a Trail Run encerrou o evento que  contou com os patrocínios de Specialized, Shimano, Unidas Aluguel de Carros e Prefeitura Municipal de Botucatu. A organização foi da Roma Comunicação. 

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Spot Squirt Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja