Inscrições fechadas

Festival Brasil Ride 2020

Botucatu-SP

21 E 22 DE NOVEMBRO DE 2020

Press Release

Voltar
2019-06-24

Festival Brasil Ride: Bruno Lemes vence segunda etapa e assume a liderança do Warm Up Pro

No feminino, Sofia Subtil conquista outra vitória e aumenta a liderança na competição. Decisão da Pro será neste sábado (22), com largada às 8h. Logo em seguida, às 10h, será a vez dos atletas da Warm Up Sport competirem em Botucatu (SP)

Alta  | Web
Halysson e Bruno seguem Alysson antes da serra decisiva (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Halysson e Bruno seguem Alysson antes da serra decisiva
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Alysson Tigrinho ataca no final da prova (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alysson Tigrinho ataca no final da prova
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pelotão na busca de Alysson, Bruno e Halysson (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Pelotão na busca de Alysson, Bruno e Halysson
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Grupo principal na metade da corrida (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Grupo principal na metade da corrida
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pelotão no início da prova (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Pelotão no início da prova
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Sofia Subtil lidera na elite feminina (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Sofia Subtil lidera na elite feminina
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Ciclista cruza rio durante etapa (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Ciclista cruza rio durante etapa
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Prova cruzando a linha do trem (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Prova cruzando a linha do trem
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Ponto de hidratação na UNESP Lajeado (Ney Evangelista / Brasil Ride)

Ponto de hidratação na UNESP Lajeado
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Alta  | Web
Descendo a serra (Fabio Piva / Brasil Ride)

Descendo a serra
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Pelotão dentro de Botucatu (Fabio Piva / Brasil Ride)

Pelotão dentro de Botucatu
(Fabio Piva / Brasil Ride)

Alta  | Web
Largada na Praça da Matriz (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Largada na Praça da Matriz
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Largada da segunda etapa (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Largada da segunda etapa
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Alta  | Web
Preparando para largar (Fabio Piva / Brasil Ride)

Preparando para largar
(Fabio Piva / Brasil Ride)

 

 

Botucatu (SP) - Com novidades em relação às edições anteriores, a segunda etapa do Warm Up Pro do Festival Brasil Ride Botucatu, composta por um percurso de 67,5 km e 1.473 m de altimetria acumulada, trouxe alterações na classificação da elite masculina nesta sexta-feira (21). Com ótima estratégia, o ciclista Bruno Lemes (Squadra / Oggi), de Itanhandu (MG), garantiu a vitória no dia, isolando-se na liderança da categoria. Já na elite feminina, Sofia Subtil (4Fun), de Campos do Jordão (SP), repetiu o resultado do prólogo e aumentou a folga na primeira colocação.

A elite masculina teve sua decisão apenas nos quilômetros finais, quando Bruno Lemes atacou logo após o último ponto de hidratação, no km 63. Bruno também havia liderado a prova na subida da primeira serra, com cerca de uma hora de duração da corrida. Porém, logo depois da descida, foi alcançado pelos adversários, formando assim um pelotão com 13 ciclistas, que pedalaram juntos até o momento decisivo da segunda etapa.

"Acredito que minha estratégia foi perfeita, pois consegui fazer o que era meu plano A. Obtive uma pequena vantagem na primeira serra, para descer o single track com facilidade e não ter risco de queda ou furo. Desci devagar, para poupar equipamento e ter força total para atacar na serra decisiva, quando abri uma pequena vantagem e me senti super bem no fim, chegando melhor ainda do que alguns quilômetros antes", disse Bruno Lemes.

"Estou bem confiante para a decisão. Usei bastante a cabeça, porque o psicológico é realmente importante nessa disputa. Teremos 110 quilômetros pela frente na terceira etapa. Além estar bem mentalmente, será preciso uma ótima hidratação e alimentação, para conseguir outra excelente corrida", comentou Bruno. "Não tem nada definido. A etapa final é muito longa e problemas com equipamento acontecem, é claro, bem como ter dificuldades físicas. Nunca se sabe, mas espero estar em outro dia inspirado como foi nesta sexta", finalizou Bruno.

Halysson Ferreira (Tropix Factory Racing) e Ricardo Pscheidt (Orbea Team Brasil) foram os adversários que mais se aproximaram de Bruno na etapa. Halysson cruzou a linha de chegada em 2h34min11seg, enquanto Pscheidt veio logo em seguida, em 2h34min17seg. Vencedor no primeiro dia, Sidnei Fernandes (XTreme Racing Team) foi o quarto colocado e o tricampeão Hugo Prado Neto (OCE/Specialized) o quinto, em 2h34min43seg e 2h34min44seg, respectivamente. Nicolas Machado (Trinx Factory Racing Team), Alysson Lucas (Specialized),  Alex Malacarne (Specialized Racing BR), Gilberto Góis (Orbea Team Brasil) e Uirá Ribeiro (MR Construtura) completaram o top 10.

"Foi uma etapa relativamente dura, com momentos em que o pelotão estava controlado, mas em outras horas acelerou muito forte, como foram nas duas serras mais longas do dia, no km 21 e km 63. O pelotão dividiu-se novamente após a primeira serra e aí juntou-se um grupo de quase 13 ciclistas. Entramos na última serra com aceleração total. O Bruno Lemes, Alysson Tigrinho e eu estávamos a frente e o grupo selecionou-se em seguida. Daí em diante, um contrarrelógio de cada um por si", contou Halysson Ferreira, um dos favoritos ao título.

Campeão do Warm Up Pro em 2014, Ricardo Pscheidt comemorou bastante o resultado alcançado. "Para mim foi uma vitória esse terceiro lugar. Na primeira trilha tive um furo no pneu e tive que parar, para consertar e aí perseguir os adversários por 10 km até alcançá-los. Na serra decisiva, fechei em terceiro um pouco atrás do Halysson e para mim foi muito melhor do que eu esperava. Estou muito contente com o que apresentei até agora. Pensava em estar entre os 10 primeiros no geral, então, se eu fizer um top 5 está ótimo", revelou Pscheidt.

Elite feminina - Entre as mulheres, o domínio outra vez foi da ciclista Sofia Subtil, que faz sua estreia no Warm Up Pro da Brasil Ride. Ela fechou o dia pouco mais de seis minutos à frente de Eliana Pinheiro (Assis/Alta Performance/Hipernutri/Movement), que ocupa agora a segunda colocação no acumulado, a quase oito minutos de Sofia. O top 5 do dia teve ainda Fabiana Brandão (First Bikes/Time Jundiaí), Julyana Machado (Greens/RSD Esportes/Brutas Race Team) e Lais Saes, ciclistas que ocupam também os postos de terceiro a quinto lugar no geral.

"A segunda etapa foi bem bacana, fluída e rápida. Consegui confirmar no primeiro ponto de apoio, próximo do km 20, que eu era a líder da feminina. Foi legal porque não tenho tanta experiência em provas de estágio e fui aos poucos percebendo como meu corpo e minha mente respondiam aos comandos. Soube dosar bem o ritmo confortável. Passaram alguns pelotões por mim, mas sabia que deveria me poupar, porque havia uma difícil serra no fim e mais de 100 km para pedalar neste sábado (22). Prova por estágios é um jogo de negociar com você mesma e ter consciência", afirmou a líder feminina.

Programação - Neste sábado, há a decisão do Warm Up Pro, a partir das 8h, onde os ciclistas pedalarão 110 km com altimetria de 2.700 m. Já a disputa da Sport, tem largada às 10h, com distância reduzida de 71 km e 1.200 m de subidas acumuladas. Também na manhã haverá as disputas kids, de bike e corrida de montanha, a partir das 10h30, na arena montada em frente à prefeitura municipal de Botucatu.

Resultados da etapa:

Top 10 da elite masculina do Warm Up Pro
1-Bruno Lemes - 2h32min53seg
2-Halysson Ferreira - 2h34min11seg
3-Ricardo Pscheidt - 2h34min17seg
4-Sidnei Fernandes - 2h34min43seg
5-Hugo Prado - 2h34min44seg
6-Nicolas Machado - 2h35min12seg827
7-Alysson Lucas - 2h35min12seg861
8-Alex Malacarne - 2h35min39seg
9-Gilberto Góis - 2h35min40311
10-Uirá Ribeiro - 2h35min40seg551

Top 5 da elite feminina do Warm Up Pro
1-Sofia Subtil - 3h12min41seg
2-Eliana Pinheiro - 3h19min15seg
3-Fabiana Brandão -3h21min17seg
4-Julyana Machado - 3h28min32seg
5-Lais Saes - 3h31min10seg

Resultados acumulados:

Top 10 elite masculina do Warm Up Pro
1-Bruno Lemes - 3h03min17seg
2-Sidnei Fernandes - 3h04min03seg
3-Halysson Ferreira - 3h04min35seg
4-Ricardo Pscheidt - 3h04min57seg
5-Hugo Prado Neto - 3h05min18seg
6-Alex Malacarne - 3h05min44seg
7-Alysson Lucas - 3h05min55seg
8-Nicolas Machado - 3h06min13seg
9-Uirá Ribeiro - 3h06min33seg
10-Gilberto Góis - 3h07min15seg

Top 5 elite feminina do Warm Up Pro
1-Sofia Subtil - 3h53min09seg
2-Eliana Pinheiro  - 4h01min07seg
3-Fabiana Brandão - 4h04min30seg
4-Julyana Machado - 4h10min00seg
5-Lais Saes - 4h15min56seg

A sétima edição do Festival Brasil Ride tem os patrocínios da Prefeitura de Botucatu, Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas - Aluguel de carros. Conta com os apoios de Conect Car, Full Gas, La Maglia, LAF Corretora de Seguros, Oakley, Red Bull, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Thule, Shop2gether, SeMexe, Garmin e Squirt. A organização é da Brasil Ride. 

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Vídeos diários com balanço das provas - Disponibilizaremos, no início da noite, um vídeo com imagens em alta definição, com o resumo do dia. Os veículos interessados, devem entrar em contato pelo e-mail: redacao@zdl.com.br. 

Vídeo dia 1: 2min20 -https://wetransfer.com/downloads/883210c956a41f0361f9263353345ae820190620235358/5be57da5cbdd2040af870a311642dc4220190620235359/f917a7

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 3285-5911 

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Spot Squirt Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja