Inscrições abertas

Warm Up Brasil Ride Costa Rica 2020

Costa Rica - MS / Brasil

25 E 26 DE JULHO DE 2020

Faltam 62 dias Inscreva-se

Press Release

Voltar
2019-07-24

Mundial MTB 24h Solo confirma Costa Rica (MS) como a Capital dos Esportes de Aventura

Evento reúne 500 ciclistas neste fim de semana, além de outros 150 corredores de montanha que disputam, no domingo (28), a quarta etapa da Brasil Ride Trail Run Series. Transmissão ao vivo terá entradas durante os dois dias. Confira os horários

Costa Rica (MS) - A cidade de Costa Rica (MS), considerada Capital Estadual dos Esportes de Aventura, viverá, neste fim de semana, um momento histórico. Entre sábado e domingo (27 e 28), receberá o Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo, realizado pela WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike Endurance). Será a primeira vez que o Brasil recebe uma competição deste nível, em que 500 ciclistas de 12 países e 18 estados brasileiros irão pedalar pelas trilhas da região. Haverá ainda a quarta etapa da Brasil Ride Trail Run Series, com outros 150 participantes. Assim, a expectativa é de que mais de 1.000 turistas, entre atletas, familiares e membros das equipes, visitem a cidade por conta das provas.

"Não tenho dúvida de que este fim de semana será um marco na história de Costa Rica, uma cidade que já é conhecida nacionalmente por ter uma excelente administração pública e que, agora, mais do que nunca, coloca seu nome em destaque no esporte internacional, com a realização do Mundial MTB 24h Solo. Este é o momento em que serão conhecidos os campeões do mundo em 2019 nas elites masculina e feminina, além de diversas categorias por idade. Como um esportista desde os tempos de adolescência e organizador de eventos há 15 anos, fico muito feliz por fazer parte de tudo isso", comenta Mario Roma, organizador do Mundial MTB 24h Solo e fundador da Brasil Ride.

Prefeito da cidade sul-mato-grossense, Waldeli dos Santos Rosa destacou a importância do evento, realizado pela primeira vez no Brasil. "Costa Rica nos últimos anos avançou em vários aspectos no turismo, com a realização de eventos esportivos de aventura. Acreditamos que o Campeonato Mundial MTB 24h Solo, será um marco para nossa cidade, internacionalmente, com a vinda de representantes de 12 países. Sem dúvida todos os competidores, equipes e turistas que vierem participar do campeonato irão se impressionar com nossa cidade, o turismo e seu povo hospitaleiro. Costa Rica é incrível", comenta Waldeli.

Quem visitar Costa Rica deve se programar para chegar mais cedo e aproveitar para conhecer as belezas naturais do município. Outra opção é estender a viagem em mais alguns dias, caso tenha disponibilidade. São várias as atrações turísticas da cidade, agradando a todos os gostos. Sejam os mais aventureiros ou aqueles que apenas querem estar em contato com a natureza. Opções de entretenimento e lazer não faltam na cidade da região Norte do Mato Grosso do Sul.

Principal ponto turístico local, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú impressiona pela riqueza natural e pela estrutura. Assim, não poderia deixar de fazer parte do circuito de 29 km do Mundial MTB 24h e da Trail Run Series. Com área de 57 hectares e vegetação típica do cerrado, o Salto do Sucuriú está localizado a 3 km da área urbana. Possui estacionamento de veículos, lanchonete, banheiros, quadra de areia para prática de vôlei e futebol, quiosques próximos à piscina natural e mirantes onde é possível vislumbrar lindas cachoeiras. A prática de esportes de aventura, como rapel, rafting e tirolesa, é pura diversão. A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, que apresenta rica biodiversidade.

Nas corredeiras do Rio Sucuriú a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting em 8 km de corredeiras em percurso de 2 horas e meia. O circuito de tirolesa torna a visita ao parque municipal ainda mais inesquecível. Uma das vias com queda de 70 metros termina em um banho de piscina (Tirolesa da Libélula), outra possui 230 metros (Tirolesa do Tucano) e a mais extensa tem 400 metros (Tirolesa da Andorinha), proporcionando ao turista uma visão maravilhosa do Salto Majestoso. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

Outras atrações - Outros parques e cachoeiras destacam-se em Costa Rica. O Parque Natural Municipal da Lage, a 17 km da cidade, possui um balneário composto por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages e um pequeno cânion com saltos, grutas sob pedras, corredeiras dentro da mata virgem, cuja beleza poderá ser observada nos mirantes. As Cachoeiras da Arara e da Rapadura, que ficam a 45 e 47 km do centro da cidade, respectivamente, próximas de Alcinópolis, contam com quedas de 30 metros, apresentam vegetação rica em espécies do cerrado, mata estacionária e ciliar de encosta com formação de vale profundo.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari fica a 50 km do município, na rodovia que liga Costa Rica a Baús. O parque foi criado devido à iniciativa da população, preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os sítios arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes cânions, trabalho de milhões de anos de escavação na borda ocidental do Planalto Central Brasileiro, onde o pôr-do-sol é inesquecível.

Costa Rica tem ainda uma parte do maior parque do bioma cerrado do Brasil: o Parque Nacional das Emas, onde a área de 133 mil hectares apresenta vegetação predominante de cerrado do tipo senso strictu, com vasta diversidade de flora e fauna. Apresenta ainda o raro fenômeno da Bioluminescência dos Cupinzeiros, denominada "As luzes dos Chapadões", que consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul-esverdeada, produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros.

Transmissão ao vivo - O Mundial MTB 24h Solo terá transmissão ao vivo nas redes sociais da Brasil Ride, no YouTube (https://www.youtube.com/user/BrasiRide/) e no Facebook (https://www.facebook.com/brasilride). Confira os horários previstos - todos de Brasília (UTC/GMT: -3), ou seja, uma hora depois do horário local de Costa Rica: 12h45 (abertura), 15h, 17h, 19h, 22h, 1h, 8h, 10h e 12h (encerramento).

O circuito do Mundial - O circuito de Costa Rica para a edição de 2019 do Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo conta com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, tendo como atrações a passagem pela belíssima cachoeira do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e também pelo meio de uma pedreira ativa da cidade.

Números da edição - Estão confirmados os seguintes países no Mundial MTB 24h Solo: Brasil, Canadá, EUA, Itália, Reino Unido, Paraguai, Ucrânia, Argentina, México, Portugal, Austrália e Espanha. Com o total de 241 participantes na disputa solo, a edição de 2019 supera o Mundial da Escócia, em 2018, quando 151 ciclistas estiveram no país do Reino Unido, em Fort William.

Programação - A pista do Mundial terá abertura para reconhecimento na sexta-feira (26), às 9h, enquanto a arena (Centro de Eventos Ramez Tebet) e a secretária serão abertas às 16h do mesmo dia, data reservada para o briefing técnico, às 18h30. A pista também estará aberta no sábado, das 7h30 às 11h, outra vez para reconhecimento. A largada, às 12h, será no estilo Le Mans, com os ciclistas correndo a pé até suas bikes. O percurso será fechado às 12h do domingo (28), quando os campeões de todas as categorias serão conhecidos.

O Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo é organizado pela Brasil Ride, com a chancela da WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike de Endurance) e tem Costa Rica (MS) como cidade-sede. Os patrocinadores são Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas - Aluguel de Carros. Conect Car, Full Gas, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Garmin, Squirt, Shop2gether, Red Bull e Thule são os apoiadores.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/

 

Ciclista na travessia da cachoeira do Salto do Sucuriú (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Ciclista na travessia da cachoeira do Salto do Sucuriú (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Piscina do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Divulgação)

Piscina do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Divulgação)
Alta  | Web

Tiroleza no Parque (Divulgação)

Tiroleza no Parque (Divulgação)
Alta  | Web

Cupim luminoso Parque das EMAS (Divulgação)

Cupim luminoso Parque das EMAS (Divulgação)
Alta  | Web

Cachoeira das Araras (Divulgação)

Cachoeira das Araras (Divulgação)
Alta  | Web

Cânion Engano (Divulgação)

Cânion Engano (Divulgação)
Alta  | Web

Prova passando por pedreira ativa da cidade (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Prova passando por pedreira ativa da cidade (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Prova ao anoitecer (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Prova ao anoitecer (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Alta  | Web

Costa Rica Costa Rica
Specialized Land Rover Shimano Unidas
ConectCar Full Gas Garmin LAF La Maglia Red Bull Shop2Gether Squirt Thule Vittoria
Bicycling Bike Action GoOutside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja