Inscrições fechadas

XCO Series Brasil Ride # Série 2 2020

Amparo-SP

DATA A DEFINIR

Press Release

Voltar
2020-03-06

Pista da Taça Brasil XCO Brasil Ride terá nível das etapas mundiais do mountain bike

Competição inédita de Cross Country Olímpico será realizada no domingo (15) em Amparo (SP). Inscrições estão abertas até o dia 12

São Paulo (SP) - A Brasil Ride, principal agência promotora de eventos ciclísticos no País, fará neste mês a entrada oficial na modalidade olímpica do mountain bike, o XCO. Uma estreia em grande estilo. Além de ofertar pontos nos rankings da UCI (União Ciclística Internacional), a Taça Brasil XCO Brasil Ride, marcada para o dia 15, em Amparo (SP), contará com uma estrutura de nível internacional do esporte. A pista, com 4,5 km e 160 m de altimetria acumulada, é prova disso. 

"Andei por pistas do circuito mundial, como Canadá, África do Sul e alguns países da Europa, para ter base do que queríamos fazer em Amparo, no Brasil Ride Bike Club. Ouvimos a opinião de diversos ciclistas de renome mundial, que participam da nossa ultramaratona, na Bahia, entre eles o Avancini. Construímos uma pista que ficará disponível para todos pedalarem durante o ano. Além do circuito, temos um pump track e um pump kids, ou seja, pistas que desenvolvem a base do ciclismo. Somos a única agência a fazer isso no País e queremos deixar um legado visando a Olimpíada de Paris 2024", explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

"Fizemos a maior stage race do mundo e agora queremos ter o mais completo circuito de XCO das Américas, com etapas por todo território brasileiro. Estamos inclusive em contato com outras localidades e mais pistas estão sendo planejadas em diversos estados do Brasil", complementa Mario Roma.

No Brasil Ride Bike Club, em Amparo, foi construído um circuito com início duro e bastante técnico, do nível dos percursos de etapas mundiais. O único trecho plano está entre a área de apoio e o pórtico de chegada, com cerca de 500 m, sem exigência técnica, entretanto com piso pesado por ser parte dele na grama. O restante é todo com aclives ou declives em single track (trilhas estreitas). A pista também é caracterizada por ter muitas curvas, muito zigue-zague em meio a descidas e subidas.

A pista começa plana e a primeira inclinação na grama leva ao início da subida em single-track. Este trecho inicial já servirá para que haja uma seleção entre os atletas, com partes que chegam a inclinação de 28%. Nesta subida, dois pontos marcantes. O primeiro é a subida "moby dick" e, depois, a do "mandacaru", ambas que exigem muita técnica e potência nas pernas para superá-las. A trilha começa a ter predominância de descidas, mas muitas delas seguidas de subidas curtas e íngremes, que exigirão também destreza na troca de marchas.

São muitos os zigue-zagues, com curvas emocionantes em 180º. A habilidade na pilotagem é que ditará a velocidade e fará a diferença. O ponto mais alto da pista é conhecido como a subida da "marreta", com opção de seguir na trilha principal, com inclinação mais difícil, ou pela alternativa, um pouco menos inclinada e mais longa, chamada de "chicken line". A pista continua com muito zigue-zague e curvas com emoção e, próximo do final, a última subida desafiadora antes dos pumps-tracks e, então, o temido rock garden (jardim de pedras). 

"A pista foi montada de tal forma que o público conseguirá ver de camarote a área de apoio aos atletas, assim como o rock garden. Uma trilha de pedestre que corta o circuito permite ainda que todos circulem e vejam de perto alguns pontos da pista. Interessante é que, também da arena, é possível acompanhar boa parte da pista dos trechos de zigue-zague. É um percurso difícil, mas se nota a cada volta a evolução. Quanto mais se reconhece, os obstáculos vão ficando mais viáveis de se superar", finaliza Mario Roma.

Inscrições vão até o dia 12 de março - As inscrições para a Taça Brasil XCO Brasil Ride, no Hotel Fazenda Sant'Anna, em Amparo, seguem abertas. Para garantir uma vaga na disputa, basta acessar o site da prova e clicar em "Inscreva-se" para ser redirecionado ao site do Sprinta: http://www.brasilride.com.br/press/prova/xc_series_brasil_ride_1__etapa.

Programação da Taça Brasil XCO Brasil Ride - A competição terá abertura da arena na sexta-feira (13), com a montagem das tendas de equipes e assessorias, além de treinos livres entre 13h e 17h. No sábado (14), os treinos estão liberados entre 10h e 17h, com a realização do congresso técnico às 16h. Os kit atletas podem ser retirados neste mesmo dia, entre 13h e 18h, ou então no domingo, das 7h às 9h. A prova contará com cinco baterias às 8h30, 10h30, 12h30 (super elites e júnior masculino), 14h15 e 15h30. Haverá ainda a Kids Bike Race, às 11h.

O XCO Series Brasil Ride tem patrocínios de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Conta ainda com os apoios de ConectCar, Full Gas, Garmin, La Maglia, LAF, Red Bull, Shop2Gether, Squirt, Thule, Vittoria e Prefeitura de Amparo, e supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

Imagens para a imprensa - Desde 2019, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos. Para mais informações de como baixar as fotos em alta resolução, entre em contato com redacao@zdl.com.br.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
App: http://www.brasilride.com.br/app
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Visual da pista em Amparo
(Divulgação)

Visual da pista em Amparo (Divulgação)

ALTA | WEB

Competição valerá pontos nos rankings UCI
(Divulgação)

Competição valerá pontos nos rankings UCI (Divulgação)

ALTA | WEB

Mario Roma treina na pista
(Divulgação)

Mario Roma treina na pista (Divulgação)

ALTA | WEB

Reconhecimento do pump track
(Divulgação)

Reconhecimento do pump track (Divulgação)

ALTA | WEB

Área do pump track
(Divulgação)

Área do pump track (Divulgação)

ALTA | WEB

Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin Red Bull Squirt Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC UCI Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja