Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2015-10-02

Brasil Ride leva à Bahia uma das três maiores provas de ultramaratona MTB do mundo

Sexta edição do evento será realizada na Chapada Diamantina entre os dias 17 e 24 de outubro com uma grandiosa infraestrutura

São Paulo (SP)
- A sexta edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, aproxima-se cada vez mais. E não são apenas os atletas inscritos que estão ansiosos para a prova, uma das três maiores do mundo no gênero. Com o lema de "Mais que uma prova. Um estágio em sua vida", a competição realizada entre 17 e 24 de outubro na Chapada Diamantina, na Bahia, com sedes nos municípios de Mucugê e Rio de Contas, também é especial para as pessoas responsáveis pela organização do evento.

Apesar de a realização da Brasil Ride durar pouco mais de uma semana, o planejamento para a competição é anual. Uma equipe de doze pessoas é responsável por detalhar a prova, o que ajuda a eliminar possíveis imprevistos durante o evento. Nessa fase, são realizadas reuniões com os coordenadores e as equipes de cada uma das áreas para pontuar todos os detalhes, uma vez que qualquer evento é realizado com sucesso graças ao conjunto de esforços de todos os envolvidos.

"No total, a Brasil Ride conta com 18 áreas formadas por profissionais dos mais diversos campos de atuação, como engenheiros, médicos, administradores, profissionais de marketing, técnicos, comissários, entre outros. Cada área é dirigida por um coordenador, formando um evento coeso e eficiente com mais de 300 pessoas envolvidas na operação durante o período do evento. Em torno de 200 pessoas da região são contratadas diretamente pela organização. E aproximadamente 25 voluntários são selecionados a cada ano", destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Cidades-sede da competição, Mucugê e Rio de Contas recebem de forma itinerante, durante o período de prova, as duas Vilas Brasil Ride. Nos dois locais, é montada uma estrutura composta por 500 barracas com 500 colchões para os atletas, além de 1.500m² de tendas e mais 90 toneladas de equipamentos. Nesse grande espaço, ciclistas, estafe, mídia e público encontram uma verdadeira arena nos padrões internacionais do esporte.

"A infraestrutura montada nas duas cidades é composta de cozinha industrial, bases médicas com ambulâncias e UTIs móveis, áreas de recuperação, banheiros e chuveiros-contêiner, bike park, bike wash e lounges, tudo isso com maior foco nos atletas. Para as mídias e também pensando em cada etapa, temos estrutura de televisão via satélite, internet, uma frota composta por caminhões refrigerados, vans, ônibus, carros 4x4, caminhões, quadriciclos, motos e helicóptero. Áreas de hidratação e dispersão, som, iluminação e LED, cronometragem e estrutura de comunicação em radio e repetidoras para cobrir os 600km da prova também estão incluídos nisso", conta Mario Roma, sem perder o fôlego.

Preocupação com o meio ambiente - Na última edição, a Brasil Ride aumentou as práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos gerados em suas atividades. Durante os sete dias de prova em 2014 foram coletados 3.300 litros de resíduos orgânicos totalmente utilizados em compostagem e 24.500 litros de material reciclável. Cerca de 1.280 garrafas pet foram aproveitadas para a fabricação de vassouras, gerando renda e empregos locais, além de livrar o ambiente deste material. Com todas essas práticas, evitou-se que aproximadamente 28.000 litros de "lixo" fossem levados a lixões das cidades no decorrer do evento.

Mais números - Utilizando veículos como carros, motos e bicicletas, a equipe de percurso da principal ultramaratona de mountain bike das Américas percorre 7.000 km para criar um trajeto de sete dias, com 600 km de extensão e impressionantes 13.000 metros de ascensão acumulada. Durante a competição, são distribuídos 80 mil litros de água e servidas 16 mil refeições, entre cafés da manhã, almoços e jantares.

Disputada sempre em duplas, a Brasil Ride terá sete categorias: Open, Feminino, Mista, Máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), Grand Master (nenhum atleta com menos de 50 anos), Nelore (acima de 90 kg) e Corporativa (categoria com três integrantes). Contará ainda com as camisas especiais para melhor equipe de homens e mulheres do continente Americano.

Etapas da Brasil Ride 2015

1ª Etapa: 18 de outubro - 13h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê
Detalhe: formato de contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro - 6h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas
Detalhe: 3.355m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro - 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8783-7408

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Largada da Brasil Ride em 2014 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Largada da Brasil Ride em 2014 (Fabio Piva / Brasil Ride)
Alta  | Web

Vila Brasil Ride (Fernando Monteiro / Brasil Ride)
Vila Brasil Ride (Fernando Monteiro / Brasil Ride)
Alta  | Web

Vista aérea de Mucugê com arena do evento em destaque (Fernando Monteiro / Brasil Ride)
Vista aérea de Mucugê com arena do evento em destaque (Fernando Monteiro / Brasil Ride)
Alta  | Web

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja