Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2023-10-25

Simon Stiebjahn vence Etapa Rainha; Edson Rezende e Avancini garantem pódio

A etapa teve como grande desafio, transpor uma subida de 8 km no Parque Nacional do Alto Cariri

Simon Stiebjahn vence Etapa Rainha; Edson Rezende e Avancini garantem pódio
A etapa teve como grande desafio transpor uma subida de 8 km no Parque Nacional do Alto Cariri

Outubro de 2023 - Singletracks alucinantes, subida do Alto Cariri com desafio Garmin ClimbPro, e quase 2.500 m de altimetria acumulada. Esta é a clássica Etapa Rainha, com seus 101 km e que sagrou a vitória do alemão Simon Stiebjanh, ante os segundo e terceiro lugares, Edson Rezende (Edson Rezende Bike Team - 4h13m53s) e Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 4h13m54s). A etapa é conhecida como a mais importante da competição, já que a divisora de águas da competição.

“Foi brutal, quente e longa. Acho que isso resumiu muito bem a fase. No começo tinha uns trechos rolados até a subida, nos destacamos os três, mas sem muita pressão, por conta de subidas curtas e íngremes e desafiadoras no final. Foi até difícil para nós, em alguns momentos. Por momentos perdi a visão. Meu respeito a todos os amadores. Espero que todos terminem bem a prova e que não haja grandes problemas”, declarou Simon Stiebjahn, primeiro lugar do pódio.

Edson Rezende também falou sobre a dureza da etapa e da subida principal. “A subida fez bastante diferença, pois cortou o grupo. No final, veio todo mundo pro sprint e consegui cruzar na segunda colocação, tentei a vitória, mas foi uma etapa bem dura, não tinha mais perna. Foi uma boa prova, digna de uma Etapa Rainha”, ressaltou, comentando que gostaria de ter um tempo para poder apreciar a paisagem do Alto Cariri. “Outro ponto muito legal é a passagem pelos vilarejos de Guaratinga, que param para receber os atletas. É uma energia muito boa. Juntando com o visual da região, é compensador”, salientou.

Brutal - Henrique Avancini afirmou que o calor de hoje foi brutal, insano. “Acho que todos os atletas respeitaram mais o calor, que qualquer outra coisa. Até mesmo nós da elite, ficamos receosos. Acredito que todos estavam mais preocupados em concluir a etapa do que disputar posições e ganhar tempo na geral. As condições eram extremas. Foi um dia de prova para os atletas profissionais e os amadores terão um dia memorável. Já adianto meus sinceros parabéns e respeito a que concluir a etapa, que foi assustadora pelas condições, pois o calor foi além da média da Bahia”, completou.

O calor e os 8 km de subida até o pico mais alto do Cariri, sob o sol, fez muitos atletas quase desistirem. Mas a vontade de vencer este desafio foi ainda maior. Como é o caso de Tessa Kortekaas  de e Henrique Avancini, vencedores do Desafio Garmin ClimbPro.

Espanha - Mas o dia foi de vitória mesmo para a espanhola Tessa Kortekaas, que abriu grande vantagem entre as mulheres da elite feminina, com 5h18m52s, ante os quase 25 minutos que a distanciou da segunda colocada, sua companheira de equipe, a colombiana Monica Calderón (Cannondale Vas Arabay - 3h04m41s), e a brasileira Luiza Souza (06h08m04s), com 49m11s de diferença, segunda e terceira colocação, respectivamente.

Tessa afirmou que estava com um pouco de medo de acelerar, pois os dois primeiros dias forçou muito. “Cheguei bem, mas nos últimos dois dias, forcei muito. Queria ir mais rápido, mas fiquei com medo e vim em um ritmo cômodo. A subida foi muito dura e quente. Hoje estou quase sem voz, pois vim a semana toda com a garganta ruim. Vamos ver como será na próxima etapa, normalmente temos altos e baixos. Mas amanhã é outro dia e vou dar tudo de mim”, concluiu.

Enquanto os competidores pedalavam sob o sol de quase 40°C, cerca de 90 alunos de Guaratinga aproveitaram para conhecer as instalações da Vila Brasil Ride. Aluno do 6º ano, Everton de Sousa Santos, de 12 anos, foi um dos visitantes e disse que achou o acampamento muito legal.

“Conheci as barracas, os restaurantes, o hospital e pra ter tudo montado assim acho que é trabalhoso. O que mais gostei foi do restaurante, que é grande, bonito e se destaca, e das barracas, que são espaçosas e confortáveis”, contou.

Alto Cariri - Localizado na divisa entre MG e BA, o parque é uma unidade de proteção integral, com 19.264 hectares e foi criado em 2010 e é um dos últimos refúgios do Muriqui do Norte, o maior primata sul-americano.

A noite da Etapa Rainha teve o lançamento do mais destino: a Brasil Ride Pirenópolis, no centro do País, a 150km de Brasília. A cidade bucólica, fundada em 1727, e com vocação para belezas naturais, gastronomia e arquitetura, recebe o maior evento esportivo do estado, com etapas que acontecem em duas modalidades: 3 dias e 1 dia, nas categorias MTB e E-Bike. O desafio será em março de 2024. Mais informações e inscrições no site da Brasil Ride.


Briefing – Rafael Campos, o diretor de prova da Brasil Ride, informou que a 5ª etapa deste dia 26 (amanhã), conta com um percurso totalmente reformulado e muitas surpresas. O percurso será das montanhas ao mar, saindo da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda. No entanto, a competição terá com ponto de chegada, a cidade de Eunápolis, onde os ciclistas seguem embarcados até o distrito de Porto Seguro, em um trajeto que dura de 1h15 a 1h30.

“A etapa terá 63,4 km de distância e 1.583m de altimetria acumulada. Esta provavelmente será uma das stages mais divertidas, com muitos singletracks, subidas e descidas, estradões para ultrapassagem, alguns trechos de travessia de rio e trilhas técnicas. A etapa deve ser rápida e os primeiros atletas devem completar o percurso em cerca de 2h, 2h20. Até o km 15, muito estradão e single track, a partir daí, predominam as subidas e descidas, e um final para grandes sprints, ultrapassagens e single tracks. Na chegada ainda haverá um trecho urbano, que contará com apoio no trânsito, porém é importante o cuidado e atenção”, explicou, revelando que a base em Eunápolis será a Casa Trancoso, com entrada permitida apenas para os atletas.

Sobre a logística, o diretor de prova explicou que as malas e bikes voltarão embarcados. As malas saem do acampamento e as bikes após cruzarem a chegada, em Eunápolis. “Os ciclistas seguem com uma sacochila até esta base, levando uma troca de roupa para tomarem banho e seguirem de ônibus, até o Ginásio, em Arraial d’Ajuda.

Rafael Campos, também revelou que a premiação desta etapa acontece em um local diferente: a frente ao Santuário N. Sra. D’Ajuda, onde toda a população poderá conhecer os melhores ciclistas do MTB, em uma festa do esporte, a partir das 20h.

Programação PodCast e Ao Vivo - Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo - a Brasil Ride Stage News - apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

 

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Quarta – 25/10 – 19h

 Quinta – 26/10 – 20h

 Sexta – 27/10 – 19h

 Sábado – 28/10 – 20h

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

 

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida. 

 

As Etapas da Ultramaratona: 

5ª etapa, dia 26/10 - 63,4 km e 1.583 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis

6ª etapa, dia 27/10 – 19,6 km e 263 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

7ª etapa, dia 28/10 - 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Etapa 4 – Classificação do dia

Elite Masculina

1 - Simon Stiebjahn - Singer Racing Team – 04h13m52s

2 - Edson Rezende - Edson Rezende Bike Team – 04h13m53s

3 - Henrique Avancini - Caloi Henrique Avancini Racing – 04h13m54s

Elite Feminina

1 - Tessa Kortekaas - Cannondale Vas Arabay - 02h58m38s

2 - Monica Calderón - Cannondale Vas Arabay – 05h43m21s (00h24m29s)

3 - Luiza Souza – 06h08m04s (00h49m11s)

Classificação Geral

Masculina

1 - Tiago Ferreira - Dmt Racing Team By Marconi – 06h45m07s

2 - Henrique Avancini - Caloi Henrique Avancini Racing – 06h46m19s (00h01m11s)

3 - Hans Becking - Buff Megamo Team – 06h48m19s (00h03m11s)


Feminina

1 - Tessa Kortekaas - Cannondale Vas Arabay – 17h01m08s

2 - Monica Calderón - Cannondale Vas Arabay – 17h15m10s (00h14m01s)

3 - Eliane Resende – Gorgeous – 18h59m56s (01h58m48s)

Informações para imprensa:
Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja