Inscrições fechadas

Festival Brasil Ride 2018

Botucatu / SP

31 de maio, 1 e 2 de junho 2018

Press Release

Voltar
2017-05-22

Botucatu e Pardinho recebem provas de corrida pedestre e ciclismo pelo Festival Brasil Ride, em junho

Botucatu e Pardinho estão novamente nos preparativos de mais eventos do Festival Brasil Ride, que ocorrem no dia 11 de junho e no período de 15 a 18 do mesmo mês. Trata-se de uma iniciativa da empresa Roma Sports Marketing, em parceria com os municípios, e que reúne competições de esporte de aventura em diferentes pontos do Brasil.

Em Botucatu, o projeto compõe o calendário “Botucatu: Terra da Aventura”, que busca difundir o Município dentro do cenário de esporte e turismo. No ano passado, este mesmo evento contabilizou 5.200 inscrições. Os interessados em participar das provas do Festival Brasil Ride 2017 podem acessar o site www.romasportsmkt.com.br.

Ciclismo de estrada

A abertura do festival será com o Road Brasil Ride, prova de ciclismo de estrada com largada marcada para o dia 11 de junho (domingo), às 9 horas da manhã, no Posto RodoServ Stop (Rodovia Castelo Branco km 193).

A prova será disputada em 68,7 km [altimetria de 1.695m]  por estradas asfaltadas, desafiando a Cuesta de Pardinho em um verdadeiro percurso no estilo europeu.

Vale ressaltar que a Road Brasil Ride foi a mais votada na comunidade ciclística e garantiu o primeiro lugar no prêmio Guidão de Ouro da revista Bike Action, como a melhor prova de ciclismo de estrada do Brasil.

Mountain bike

No dia 15 de junho (quinta-feira), na arena a ser montada atrás do Ginásio Municipal de Esportes de Botucatu, terá início o MTB, às 15 horas, com a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride, prova de mountain bike. Na categoria Pró os atletas disputam três etapas: no dia 15 [11,6 km/altimetria de 455m]; no dia 16 [80,3 km/altimetria de 1.668m]; e no dia 17 [107 km/altimetria de 2.893m].

Na categoria Sport os ciclistas encaram o desafio de 71 km [altimetria de 1.200m], apenas no terceiro dia, quando também ocorre a Kids Bike Race – Warm Up, prova ciclística de 1 km voltada a crianças em duas categorias: 4 a 8 anos e dos 9 aos 13 anos.

As largadas das provas nos dias 16 e 17 junho ocorrerão na arena que será montada em frente ao prédio da Prefeitura de Botucatu, que também receberá um ciclo de palestras no dia 16, a partir das 17 horas.

Corrida de montanha

O Festival Brasil Ride Botucatu termina no dia 18 de junho (domingo) com a prova de corrida de montanha “Trail Run – Etapa de Inverno”. Todas as largadas serão realizadas na arena montada atrás do Ginásio Municipal de Esportes. Às 9 horas será a largada da categoria Pró [15 km / altimetria 636m]; às 9h40 será a vez dos atletas da categoria Sport [6,3 km / altimetria 201m] e às 11h30 a prova da categoria Kids [11 a 15 anos / 600 metros].

Expectativa

O Festival Brasil Ride já foi destaque na revista Veja SP, onde foi eleito maior evento de esporte outdoor do País. Ele deve reunir ciclistas nas modalidades speed e mountain bike, além de corredores de montanha que irão desafiar as trilhas e estradas da região de Botucatu e Pardinho em provas de tirar o fôlego. A expectativa também é grande em relação à movimentação econômica nos municípios, tanto no comércio quanto no segmento hoteleiro e demais serviços.

“Este é um evento muito importante para a região do Pólo Cuesta. Irá movimentar as cidades de Pardinho e Botucatu em termos de esporte e turismo. Além da rede hoteleira da região também irá mobilizar as pousadas, restaurantes, comércio, posto de combustíveis, bares entre outros”, destaca o presidente executivo do Pólo Cuesta e secretário de Desenvolvimento de Botucatu, Elias Marcelo Sleiman.

“Esta é uma prova de nível nacional e é fundamental que o Município apoie eventos como este. É uma competição que deve reunir mais de quatro mil atletas e junto com eles vem os familiares para conhecer nossa região e belezas naturais”, salienta o secretário adjunto de Turismo de Botucatu, Augusto (Guto) Tecchio.

 “Desde a primeira edição do Festival Brasil venho acompanhando o crescimento da movimentação turística em Pardinho. Com certeza o evento deu mais visibilidade às nossas belezas naturais e evidenciou o potencial das nossas trilhas, a ponto de ganharmos o título de melhor evento de estrada do Brasil, em 2016, por conta do festival. Após a competição muitas pessoas voltam a Cidade para nos visitar mantendo o constante a movimentação turística”, informa a coordenadora de Turismo de Pardinho, Ana Silvia Frutuoso Costa (Sylviah).

“Botucatu já se sagrou como uma das mecas do montains bike brasileira, e agora a Cuesta ganhou como um dos melhores eventos de estrada, competindo com Petrópolis (RJ) e Serra de Cunha, em Paraty (RJ). Estamos ganhando na terra e no asfalto. Agora só se partimos para o céu”, brinca Mário Roma, organizador do Brasil Ride.

O prefeito de Botucatu Mario Pardini reafirma o compromisso da Administração Pública Municipal em apoiar um dos eventos mais importantes do gênero em todo o mundo, numa parceria de sucesso com o empresário Mário Roma. “O evento trará milhares de competidores à nossa região, reafirmando nossa vocação como Terra da Aventura”, enfatiza.

 

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Botucatu Specialized Shimano Unidas
Full Gas Red Bull Sabesp Thule
Bicycling Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja