Inscrições fechadas

Brasil Ride Espinhaço 2022

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG | 19 A 23 DE ABRIL DE 2022

Press Release

Voltar
2021-12-14

Sherman Trezza e Lukas Kaufmann vencem prólogo da Santander Brasil Ride Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro (MG)

Primeira de cinco etapas da competição teve ainda como vencedoras Paula Gallan e Isabella Lacerda no feminino

Dezembro, 2021 - A edição inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço teve início nesta terça-feira (14) em Conceição do Mato Dentro (MG). O prólogo, válido pela primeira de cinco etapas da competição de mountain bike, teve percurso de 16 km nas proximidades da arena Santander Brasil Ride. Ao completarem a disputa em 43min30, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann largaram na frente na open. No feminino, Paula Gallan e Isabella Lacerda foram as mais rápidas, concluindo em 55min53 a prova de abertura.

Terceira dupla na largada no prólogo, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann iniciaram a Santander Brasil Ride Espinhaço com 1min58 de vantagem para Ricardo Pscheidt e Leandro Donizete, que concluíram o percurso em 45min28. Lucas Mota e Rodrigo Nascimento fecharam o top 3 do primeiro dia, com o tempo de 47min15.

"Há um mês corremos a Santander Brasil Ride na Bahia. Pela primeira vez faço duas ultramaratonas num espaço tão curto de tempo, ou seja, vivo aqui uma experiência nova. Treinei bem nas últimas duas semanas e construí uma boa forma neste período. Correr em Minas Gerais, nessas montanhas, para mim é competir em casa. Gosto muito do tipo de trilhas que temos aqui, porque são técnicas e também exigem performance. Um prólogo é assim mesmo. Encaixamos o ritmo no começo, seguramos e fomos fluindo cada vez mais. O nosso entrosamento é muito bom. Não precisamos nem conversar tanto, porque as coisas acontecem naturalmente. Fomos rápidos e agora temos confiança extra para o restante da competição", contou Lukas Kaufmann.

"Outra vez iniciamos uma competição bem equilibrados. Isso facilita muito para uma dupla em termos técnicos e físicos. Estamos super felizes pelo resultado. Sempre quis conhecer essa região, muito legal para a prática do mountain bike. Se os próximos quatro dias forem parecidos com este prólogo, com certeza será divertido, mesmo que seja duro. Passamos por trilhas fantásticas, isso que é o mountain bike. Vamos curtir os cinco dias aqui em Conceição do Mato Dentro e nada melhor do que começar com uma vitória e ter a camiseta de líder", comentou Sherman Trezza.

Disputa feminina - Entre as mulheres, Paula Gallan e Isabella Lacerda iniciaram com tudo a busca pelo título da competição inédita em Conceição do Mato Dentro. A dupla assumiu a camiseta de líder feminina com o tempo de 55min53, 3min14 à frente de Marcella Toldi e Fabiana Brandão. Letícia Cândido e a alemã Naima Diesner completaram o top 3, cravando 1h01min55, apenas um segundo à frente de Julyana Machado e Sabrina Gobbo. 

"Estava com saudades da Brasil Ride. É uma das provas mais sofridas que eu corro, mas é uma das minhas preferidas. Não sei te explicar o porquê, mas é uma energia única. Estou muito feliz. Correr em casa, num terreno espetacular. O prólogo teve uma pista incrível. Muito técnica, do jeito que eu gosto. Paula e eu temos uma amizade de muitos anos e isso contribuiu para o resultado e nosso entrosamento. Vamos levar essa amizade e respeito até o final, porque isso é fundamental. Agora, é recuperar, porque na segunda etapa é que começa de verdade. A abertura foi só um aperitivo. Vamos tentar segurar a camiseta de líderes até o fim do quinto dia. Esse é o objetivo", avaliou Isabella.

"Minha quinta vez em uma prova da Brasil Ride. Já corri quatro vezes na Bahia. Fizemos um prólogo muito bom e estou feliz de competir ao lado da Isabella, que é uma referência no mountain bike, inspiração desde que comecei. Nossa sintonia é realmente boa", disse Paula Gallan.

Tiago Ferreira estreia na solo - Campeão mundial e bicampeão europeu, o português Tiago Ferreira escolheu a Santander Brasil Ride Bahia para fazer seu início de temporada. Disputando a categoria solo, Ferreira conseguiu o segundo melhor tempo geral do dia, atrás apenas de Trezza e Kaufmann, cravando a volta do prólogo em 44min49, cinco minutos e meio à frente de Frederico Zacharias. 

"Do que eu tinha visto no reconhecimento do prólogo, seria espetacular se o tempo ajudasse. Mesmo com a chuva da noite, o calor no período da manhã fez o terreno secar bem e a aderência estava ótima. Foi realmente divertido. Aproveitei bastante e acredito que foi um bom início", relatou Tiago. "Optei pela categoria solo para fazer meu ritmo, minha corrida. Iniciar a temporada, para desfrutar ao máximo desses cinco dias", completou o português.

Disputa do E-MTB - A Santander Brasil Ride Espinhaço teve mais uma excelente novidade para os amantes do ciclismo: a categoria de E-MTB, realizada também em cinco dias, no mesmo percurso das demais modalidades. Entre os homens, Erick Bruske foi o mais rápido, finalizando em 37min43 o trajeto. No feminino, Isabella Ribeiro concluiu o percurso em 41min02.

"Vencer o primeiro dia foi muito legal, mas ainda foi diferente do que vamos encarar nas demais etapas, que serão mais longas e teremos que pensar bem na estratégia de dosar bateria, ou não, além de ver como será correr com todos os atletas pedalando juntos, uma vez que o prólogo foi individual. Dei meu melhor, sem me preocupar com ninguém copiando minhas linhas. Vou comemorar a vitória e, a partir de segunda etapa, penso mais sobre a estratégia de prova", disse Bruske.

Prefeito dá bandeirada de largada - Quem marcou presença na etapa de estreia da competição foi o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, que ainda deu bandeirada de largadas para uma parte dos competidores. "Conceição do Mato Dentro é a capital brasileira do MTB. A Brasil Ride veio para Minas Gerais, melhor lugar do planeta para se praticar o mountain bike. Um terço dos ciclistas de MTB do Brasil são de Minas Gerais, por aqui ser o paraíso para a prática do esporte. Minas não tem mar, mas tem montanhas maravilhosas para serem exploradas pelos ciclistas. Esporte que agrega valores, como proteção do meio ambiente, saúde, educação e cidadania. Não é apenas um esporte, mas um estilo de vida que passa valores", enalteceu Zé Fernando 

Top 5 das elites após o prólogo:

Masculino
1-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 43min30
2-Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete - 45mi28
3-Lucas Motta/Rodrigo Nascimento - 47min15
4-Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva - 47min59
5-André Aikawa/Marcus Silva - 48min07

Feminino
1-Paula Gallan/Isabella Lacerda - 55min53
2-Marcella Toldi/Fabiana Brandão - 59min08
3-Letícia Cândido/Naima Diesner - 1h01min55
4-Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo - 1h01min56
5-Bárbara Domingues/Gabriela Vasconcelos - 1h16min16

Transmissão ao vivo - A Santander Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.

Maior premiação do ciclismo nacional - A Santander Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Com mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova. E para o ciclista amador (não federado) que fizer a melhor volta na etapa do XCO, um capacete de Henrique Avancini será ofertado como prêmio extra.

Encerramento com chave de ouro - Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico. 

Mais informações da Santander Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa ZDL Sports:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Site: http://zdl.pressroom.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Pódio masculino do prólogo
(Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Pódio masculino do prólogo (Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Pódio feminino do prólogo
(Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Pódio feminino do prólogo (Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Sherman Trezza
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Sherman Trezza (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Lukas Kaufmann
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Lukas Kaufmann (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Leandro Donizete
(Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Leandro Donizete (Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Ricardo Pscheidt
(Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Ricardo Pscheidt (Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Paula Gallan
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Paula Gallan (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Isabella Lacerda
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Isabella Lacerda (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Marcella Toldi e Fabi Brandão
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Marcella Toldi e Fabi Brandão (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Tiago Ferreira
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Tiago Ferreira (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Erick Bruske na E-MTB
(Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Erick Bruske na E-MTB (Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Zé Fernando dá bandeirada no prólogo
(Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Zé Fernando dá bandeirada no prólogo (Nico Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Trecho de pedras durante o prólogo
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Trecho de pedras durante o prólogo (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Visual do Espinhaço
(Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Visual do Espinhaço (Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Ciclista passa por cruz no percurso
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Ciclista passa por cruz no percurso (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Arena Santander Brasil Ride
(Mario Jordany / Santander Brasil Ride)

 

Arena Santander Brasil Ride (Mario Jordany / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

 

Imagem aérea da largada
(Mario Jordany / Santander Brasil Ride)

 

Imagem aérea da largada (Mario Jordany / Santander Brasil Ride)

 

Alta | Web

Prefeitura Conceição do Mato Dentro
Specialized Shimano Unidas Anglo American
Full Gas Garmin HB Red Bull Squirt Spot Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Revista Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja