Inscrições fechadas

Brasil Ride Espinhaço 2022

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG | 19 A 23 DE ABRIL DE 2022

Press Release

Voltar
2021-12-17

Sherman Trezza e Lukas Kaufmann ampliam vantagem na Etapa Rainha da Santander Brasil Ride Espinhaço

Enquanto na open Sherman Trezza e Lukas Kaufmann venceram de ponta a ponta, entre as mulheres a vitória de Paula Gallan e Isabella Lacerda foi definida nos quilômetros finais

Alta  | Web

 

Tiago Ferreira na passagem da Cachoeira do Tabuleiro (Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Tiago Ferreira na passagem da Cachoeira do Tabuleiro
(Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Visual incrível na Cachoeira do Tabuleiro (Fabio Piva / Santander Brasil Ride)

 

Visual incrível na Cachoeira do Tabuleiro
(Fabio Piva / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Ciclista pedala na entrada do Parque do Tabuleiro (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Ciclista pedala na entrada do Parque do Tabuleiro
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Ponto de apoio no alto da serra (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Ponto de apoio no alto da serra
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Ciclistas passam por trecho de pedras (Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Ciclistas passam por trecho de pedras
(Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Alta  | Web

 

Serra típica da região (Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

 

Serra típica da região
(Ney Evangelista / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Início da Etapa Rainha (Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

 

Início da Etapa Rainha
(Wladimir Togumi / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Chegada dos líderes na open (Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Chegada dos líderes na open
(Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Sherman e Lukas lideram pelotão no início da prova (Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Sherman e Lukas lideram pelotão no início da prova
(Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Camisetas amarela e branca lideram escapados (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Camisetas amarela e branca lideram escapados
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Chegada das líderes do feminino (Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

 

Chegada das líderes do feminino
(Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Líderes da feminina (Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

 

Líderes da feminina
(Marcelo Maragni / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Letícia Cândido (Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

 

Letícia Cândido
(Alemão Silva / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

André Lima assume a jersey de líder na E-MTB (Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

 

André Lima assume a jersey de líder na E-MTB
(Nicolas Ferri / Santander Brasil Ride)

Alta  | Web

 

Pippo Garnero (Sportograf / Divulgação)

 

Pippo Garnero
(Sportograf / Divulgação)

 

Dezembro, 2021 - A Etapa Rainha da Santander Brasil Ride Espinhaço presenteou os participantes da competição realizada em Conceição do Mato Dentro (MG), com visuais de tirar o fôlego nesta quinta-feira (16). Após os 85 km e 2.788 m de altimetria acumulada, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann confirmaram a terceira vitória seguida na competição, sem serem ameaçados pelos principais adversários na open. Já no feminino, Paula Gallan e Isabella Lacerda venceram mais uma, contando com a falta de sorte de Letícia Cândido e da alemã Naima Diesner, que lideravam mas tiveram problemas mecânicos na última hora de prova.

Na terceira de cinco etapas da Santander Brasil Ride Espinhaço, o percurso contou com a passagem pela Cachoeira do Tabuleiro, a de maior altura do Estado de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 275 metros, e também pelo Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Um visual deslumbrante do começo ao fim, sendo comparado a paisagem de cinema pelo ciclista português Tiago Ferreira, campeão mundial e bicampeão olímpico.

"Precisamos dar os parabéns para quem pensou e desenhou esta etapa, porque estava realmente espetacular. É uma das etapas mais bonitas e completas que eu fiz até hoje, desde que faço mountain bike. Estava realmente incrível. Do início ao fim, parecia que estávamos pedalando em uma tela de cinema. O ponto de hidratação no ponto mais alto da etapa, era fantástico. Etapa Rainha perfeita. A organização está de parabéns, por nos proporcionar um dia inesquecível", avaliou Tiago Ferreira.

Disputa na open - Sherman Trezza e Lukas Kaufmann demonstraram que são realmente os favoritos ao título da competição inédita realizada em Conceição do Mato Dentro. A dupla liderou do começo ao fim a Etapa Rainha, sem dar chance para o azar. Após passarem com 7 minutos de vantagem no ponto de hidratação do km 63, eles finalizaram os 85 km da etapa em 4h25min42, mais de 13 minutos à frente de Ricardo Pscheidt e Leandro Donizete - 4h39min25. Agora, Sherman e Lukas lideram com folga e 23min10 para Ricardo e Leandro.

"Essa etapa valeu o ingresso. A região é fantástica e a prova foi duríssima, porque apesar das subidas, quando chegamos no planalto em cima da montanha estava muito pesado. Muitas poças d'água e bastante areia no percurso. Foi desgastante demais. Sofri como nunca neste dia", disse Sherman. "O Lukas fez a diferença. Ele estava muito bem. Agora vi o que ele passou na Santander Brasil Ride Bahia, quando correu lá com a costela quebrada. Agora sou eu lesionado, com meu corpo gastando muita energia para eu poder me recuperar. No km 65 até o fim comecei a sofrer, mas nos quilômetros finais eu não me lembro de ter sofrido tanto em 20 anos de ciclismo", completou.

"Verdadeira Etapa Rainha. Custei a encaixar um bom ritmo no início e aí o psicológico travou. No asfalto, o corpo reagiu e fui para frente para ditar o ritmo. Na subida mais longa, escapamos com o Pscheidt e o Donizete, que se demonstraram muito fortes. Na descida longa, conseguimos tirar uma vantagem boa e passar com folga no ponto de cronometragem (km 63). Tentei acalmar o Sherman por causa das dores, porque sei da importância de ser um parceiro paciente e que motiva", comentou Lukas.

Disputa feminina - Entre as mulheres, Letícia Cândido e Naima Diesner ensaiaram uma reação, mas acabaram perdendo a liderança com problemas técnicos nas bikes de ambas. As duas passaram no km 63 (ponto de cronometragem) com cerca de 4 minutos de vantagem para as duplas Marcella Toldi/Fabiana Brandão e Paula Gallan/Isabella Lacerda. Quilômetros depois, foram ultrapassadas por ambas as equipes, para terminarem no top 3. Pelo terceiro dia seguido, Paula e Isabella triunfaram na Serra do Espinhaço, com o tempo total de 5h52min12. Agora, elas ampliaram a vantagem para 10min47 em relação a Marcella e Fabiana.

"Etapa linda. Uma cachoeira incrível. Um dia que exigiu raça e cabeça. Estávamos minutos atrás das líderes e vice-líderes do dia, mas sabíamos que tinha muito até o final. Na trilha técnica da cachoeira, encostamos nas meninas (Marcella e Fabiana) e começamos acreditar. Quando vimos, passamos pela Letícia e Naima, que estavam paradas consertando a bike. Brigamos com o corpo e com a cabeça, porque ainda faltavam dez quilômetros. Chegamos bem, embora a Paula tenha tomado um tombo numa descida. Ela foi guerreira e estou bastante feliz de ter uma parceira como ela", disse Isabella

"Minha quinta vez na Santander Brasil Ride. Já fiz quatro vezes a ultramaratona de Porto Seguro e, com certeza, esse foi o dia mais duro de mountain bike na minha vida. Levei meu corpo ao limite, chegando um momento na prova que eu só queria cruzar a linha de chegada. Nem queria mais pensar em resultado. Fiquei próxima do meu limite e não sei o que seria de mim sem a Isabella. Cheguei ao fim muito emocionada", contou Paula.

Experiente ciclista, tendo inclusive vencido a Santander Brasil Ride Bahia ao lado da própria concorrente Isabella Lacerda, Letícia Cândido relatou as dificuldades encontradas neste terceiro dia de competição. "Foi emoção do início ao fim. Estávamos focadas e entrosadas, mas tivemos problemas mecânicos, primeiro a Naima, depois eu. Continuamos do jeito que deu, nos equilibrando para completar. Numa prova desta, tudo pode acontecer. Embora a primeira vitória não tenha vindo, estamos felizes por ter completado com tantas dificuldades", comentou Letícia.

E-MTB com novo líder - A disputa masculina do E-MTB teve mudança de liderança nesta quinta-feira. Após liderar com 4min29 de vantagem, Erick Bruske enfrentou problemas na Etapa Rainha e agora está a nove minutos do novo líder, Andre Lima, o Catatau. Ao arriscar em sua estratégia, André Bretas caiu da terceira para a quinta colocação, atrás agora de Andre e Erick, além de Giuliano Tonioli e Mateus Ferraz.

"Uma das etapas mais bonitas que pedalei na minha vida. Fantástica, por conta das trilhas e por andar em cima da serra. Em termos de estratégia, deixei uma bateria reserva no ponto de apoio do km 24 e larguei com uma bateria mais leve, que acabou me ajudando a desenvolver melhor  ritmo. Fiz bem a troca e acelerei até o máximo no final. O Erick teve problema na troca da bateria dele, o que me favoreceu bastante. Agora, lidero com uma vantagem boa", contou Catatau.

Campeão de estrada no MTB - Ciclista profissional de estrada há dez anos, Antonio Garnero, o Pippo, fez em Conceição do Mato Dentro a sua estreia em provas por estágio no mountain bike. Embora tenha sido campeão brasileiro na elite, em 2014, e representado a seleção brasileira, o atleta não esconde que não tem sido uma tarefa fácil se aventurar nas trilhas de terra da região do Espinhaço.

"Ciclismo faz parte integral da minha vida, o que faço para continuar vivendo com vigor e saúde. Esta é minha primeira competição de verdade no MTB. Sempre gostei dessa vertente para espairecer e fugir dos automóveis, porque eu vivia na estrada. Essa ideia de competir com tanta dificuldade técnica é nova para mim, em minha carreira, e bastante desafiadora", relatou Pippo.

"É uma corrida muito técnica. Você precisa estar bem treinado e vir com foco. Nos trechos de single track (trilhas estreitas), não basta estar bem fisicamente, que é o caso do ciclismo de estrada. Tem que ir preparado para encarar todas as condições. Pegamos uma chuva do começo ao fim na etapa 2, um mar de lama dantesco. Mas, é isso o mountain bike. Um esporte em que você aprecia a sua beleza do jeito que ele é", finalizou.

Top 5 da etapa na open e na feminina:

Masculino
1-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 4h25min42
2-Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete - 4h39min25
3-Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva - 4h42min31
4-David Rosa (POR)/Vitor Bento - 4h52min59
5-Lucas Motta/Rodrigo Nascimento - 4h59min02

Feminino
1-Paula Gallan/Isabella Lacerda - 5h52min12
2-Marcella Toldi/Fabiana Brandão - 5h59min17
3-Letícia Cândido/Naima Diesner (ALE) - 6h05min41
4-Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo - 6h37min29
5-Renata Spíndola/Miriam Shimada - 8h30min27

Top 5 acumulado após três etapas:

Masculino
1-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 7h22min11
2-Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete - 7h45min21
3-Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva - 7h52min26
4-David Rosa(POR)/Vitor Bento - 8h07min08
5-João Firmino/Diogo Malagon - 8h16min43

Feminino
1-Paula Gallan/Isabella Lacerda - 9h41min52
2-Marcella Toldi/Fabiana Brandão - 9h52min40
3-Letícia Cândido/Naima Diesner (ALE) - 10h09min29
4-Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo - 10h56min14
5-Renata Spíndola/Miriam Shimada - 13h58min40

Transmissão ao vivo - A Santander Brasil Ride Espinhaço conta com exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando as novidades do dia a dia da competição no município mineiro de Conceição do Mato Dentro. Sempre às 19h, os amantes do esporte podem se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.

Maior premiação do ciclismo nacional - A Santander Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Disponibilizando mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova. E para o ciclista amador (não federado) que fizer a melhor volta na etapa do XCO, um capacete de Henrique Avancini será ofertado como prêmio extra.

Encerramento com chave de ouro - Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico. 

Mais informações da Santander Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa ZDL Sports:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Site: http://zdl.pressroom.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Prefeitura Conceição do Mato Dentro
Specialized Shimano Unidas Anglo American
Full Gas Garmin HB Red Bull Squirt Spot Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Revista Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja