Inscrições fechadas

Brasil Ride Espinhaço 2023

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG | 17 A 22 DE ABRIL DE 2023

Press Release

Voltar
2022-04-19

Tiago Ferreira e Miguel Muñoz são os mais rápidos no prólogo da Brasil Ride Espinhaço

Abertura da temporada 2022, em Conceição do Mato Dentro (MG), promete competições acirradas de mtb até o próximo sábado (23)

A temporada 2022 da Brasil Ride teve início oficialmente nesta terça-feira (19) na Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro (MG). O prólogo, válido pela primeira de cinco etapas da competição de mountain bike, contou com 16,5 km e 385m de altimetria nas proximidades da arena Brasil Ride. 

Na Open masculino, Tiago Ferreira / Miguel Muñoz (DMT Racing Team) cravaram o tempo de 40 minutos. O português e espanhol foram seguidos pelas duas duplas da República Tcheca: Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna - Accolade 1) e Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna - Accolade 2), que concluíram em 40min09 e 40min20, respectivamente.

“O prólogo é muito físico, o que nos beneficia muito. Então sabíamos que precisávamos dar o máximo nas subidas porque o Lukas e o Sherman ganham tempo ao descer. Então passava um pouco por aí a nossa estratégia: pular o mais rápido possível na frente deles. Foi fantástico e agora temos quatro dias mais”, comentou Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu.

Sherman Trezza / Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport), campeões do Espinhaço 2021, foi a melhor dupla brasileira colocada na etapa de abertura. “Prova rápida, fisicamente. A gente esperava mais. Mas conseguimos gerir para não ter erros e problemas mecânicos para as próximas etapas”, disse Trezza. “É uma etapa mais curta, bem intensa. Fizemos o melhor dentro do possível. Agora é pedalar com mais inteligência e constância”, complementa Kaufmann . 

No feminino, Isabella Lacerda / Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) concluíram o prólogo com 49min56. Pouco mais de três minutos à frente das duplas Paula Gallan / Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) e Iara Leite / Ana Panini (Cm7/Sicred). Isabella, que em 2021 foi campeã ao lado de Paula, busca repetir o bom desempenho ao longo das próximas quatro etapas.

“A prova foi muito rápida e eu e a Hercília conseguimos ter um entrosamento bem legal. Fluimos bastante nas trilhas. E amanhã a gente segue com a camisa de líder e defendendo até o último dia. Agora serão etapas mais longas, então tem que ter um pouquinho mais de dosagem do ritmo. Hoje foi só o aperitivo”, enfatiza Isabella.

 

As provas no Espinhaço

A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

 

Top 5 das elites após o prólogo:

Masculino                                       

1 - Tiago Ferreira / Miguel Munhoz - 40min00

2 - Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 40min09

3 - Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 40min20

4 - Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 41min01

5 - Halyson Filipe - 41min15                                   

 

Feminino                   

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza - 49min56

2 - Paula Gallan / Luman Diniz - 53min17

3 - Iara Leite / Ana Panini - 53min38

4 - Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão - 57min53

5 - Eliane Rezende / Liege Walter - 1h11min01               

 

Transmissão ao vivo - A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Brasil Ride.

 

Próximas etapas

2ª etapa - Dois Córregos (20/04) - 50,6km I 1.201m de altimetria

3ª etapa - Rainha (21/04) - 83,2 km I 2.321m de altimetria

4ª etapa - Cross Country (22/04) - 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria

5ª etapa - Final (23/04) - 33,5 km I 1.053 m de altimetria  

 

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona do Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

 

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

 

Maior premiação do ciclismo nacional 

A Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a  maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova. 

 

Patrocínio e apoio

O Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Continental Shimano Mitsubishi Unidas Anglo American
Full Gas Garmin HB Red Bull Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja