Inscrições fechadas

Brasil Ride Espinhaço 2023

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG | 17 A 22 DE ABRIL DE 2023

Press Release

Voltar
2022-04-22

Tiago Ferreira vence XCO, mas tchecos ainda lideram Brasil Ride Espinhaço

Etapa final da ultramaratona acontece neste sábado (23), quando também será disputada a Maratona Cipó

Em mais um dia bastante quente em Conceição do Mato Dentro (MG), o português Tiago Ferreira venceu a quarta e penúltima etapa da Brasil Ride 2022. A prova de hoje (22) foi dedicada ao Cross Country Olímpico (XCO), em um circuito de 6,2km e 212 metros de altimetria, localizado no Parque Natural Municipal do Salão das Pedras. 

Diferente dos dias anteriores, esta etapa é realizada de forma individual, sem a necessidade das equipes (duplas ou trios) pedalarem juntas. Assim, Ferreira pôde imprimir um ritmo alucinante, concluindo as quatro voltas previstas [total de 24,8km e 848m de subidas acumuladas] em 01h01min45.

“A estratégia era sair com tudo pois não tinha nada a perder. Tentei colocar logo de início um ritmo alto. E mesmo com este calor consegui manter o ritmo em todas as voltas. Apesar da média de tempo não ser suficiente para me fazer ganhar, saí bastante contente pela vitória”, pondera Ferreira.

Apesar da primeira colocação no cross country, o português assegura apenas a quarta colocação na somatória geral de tempos acumulados após quatro etapas. Para ganhar o título do Espinhaço 2022, ao lado do companheiro de time, o espanhol Miguel Muñoz, Tiago Ferreira precisa torcer para que algum imprevisto ocorra com os líderes Jaroslav Kulhavý e Marek Rauchfuss. E assim, tentar tirar os mais de 30 minutos de diferença da dupla da República Tcheca no acumulado.

Ao longo destes quatro dias de ultramaratona no Espinhaço, Kulhavý e Rauchfuss têm apresentado muita técnica, experiência e constância. Kulhavý, por exemplo, é campeão olímpico (Londres 2012), europeu e mundial de MTB. Ainda assim, a dupla se mostra bem focada para que nenhum acidente ou problema mecânico possa tirar o título da Brasil Ride Espinhaço na última etapa, que acontece neste sábado (23).

“Fizemos uma corrida segura, sem problemas técnicos. Para amanhã precisamos manter a jersey amarela. E nossos companheiros, Matous [Ulman] e Tomas [Visnovisky], que estão na segunda colocação, são a melhor opção para o nosso time”, diz Rauchfuss. “É maravilhoso estarmos na primeira colocação. Mas ainda está aberto, porque podemos enfrentar qualquer tipo de problema mecânico ou dano nos pneus. Por isso precisamos continuar concentrados”, complementa Kulhavý.

Sherman Trezza e Lukas Kaumann continuam como a dupla brasileira melhor colocada na Brasil Ride. Na etapa Cross Country optaram em garantir as quatro voltas, sem necessariamente forçar um ritmo mais forte que pudesse causar qualquer tipo de acidente, lesão no corpo, ou mesmo problemas mecânicos com a bike. Ao fim da XCO, fizeram o oitavo e décimo melhores tempos, respectivamente.

Feminino

Conforme regulamento do Cross Country na Brasil Ride, após o líder completar as quatro voltas no percurso, a prova é encerrada e nenhum outro atleta pode iniciar uma nova volta. Aqueles que deram menos de quatro voltas tiveram 60 minutos acrescidos a cada volta que deixaram de completar.

No Cross Country feminino, Isabella Lacerda (01h15min07) e a sua companheira Hercília  Souza (01h15min07) foram as únicas a completarem as quatro voltas. Ampliando assim ainda mais a vantagem no tempo acumulado geral. “Não tem nada ganho ainda, principalmente numa ultramaratona. Então independente da vantagem, amanhã vamos largar para fazer o nosso melhor de novo”, afirma Isabella.

O Cross Country na Brasil Ride foi separado em três baterias. Numa delas, a das “E-bikes”(categoria de bicicletas assistidas por motor elétrico), Albert Jr venceu mais vez no masculino, com o tempo de 54min56. E no feminino, Christiane Allmen foi a primeira colocada com o tempo de 01h00min38. Ambos mantém a jersey de líderes se suas categorias.

 

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. 

Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes. 

A retirada de kits para a Maratona, que começou nesta sexta (22), continua até este sábado, das 7h30 às 9 horas, na Arena Brasil Ride.

 

Demais resultados

Todos os resultados por categoria, de cada etapa da Brasil Ride Espinhaço 2022, podem ser acompanhados em tempo real através dos sites [brasilride.com.br ou stopandgo.net], além do aplicativo da Brasil Ride. 

 

As provas no Espinhaço

A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Ao todo, após as cinco etapas, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

 

Top 3 - etapa Cross Country:

Masculino                                       

1 - Tiago Ferreira  - 01h01min45 (4 voltas)

2 - Marek Rauchfuss - 01h02min51 (4 voltas)

3 - Miguel Muñoz - 01h03min20 (4 voltas)

 

Feminino                   

1- Isabella Lacerda - 01h15min07 (4 voltas)

2 - Hercília Souza - 01h23min00 (4 voltas)

3 - Liege Walter - 01h02min31 (3 voltas)

 

Top 5 (OPEN masculino - acumulado após quatro etapas):

1º Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 07h40min42       

2º Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 07h44min00

3º Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 07h56min09

4º Tiago Ferreira / Miguel Munhoz - 08h13min07

5º Raphael Mendes / Jhefferson Paiva - 08h31min39

 

Top 5 (FEMININO - acumulado após quatro etapas):

1º Isabella Lacerda / Hercília Souza - 10h16min09

2º Paula Gallan / Luman Diniz - 11h29min16

3º Iara Leite / Ana Panini - 11h35min22

4º Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão - 11h51min38

5º Eliane Rezende / Liege Walter - 12h02min02

 

Transmissão ao vivo - A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Brasil Ride.

 

Próxima etapa

5ª etapa - Final (23/04) - 42,1 km I 1.235 m de altimetria  

 

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

 

Maior premiação do ciclismo nacional 

A Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a  maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova. 

 

Patrocínio e apoio

O Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Continental Shimano Mitsubishi Unidas Anglo American
Full Gas Garmin HB Red Bull Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja