Inscrições abertas

Festival Brasil Ride

Botucatu / SP

31 de maio / 01 e 02 de junho

Faltam 130 dias Inscreva-se Saiba Mais

Press Release

Voltar
2016-05-24

Festival Brasil Ride Botucatu recupera um campeão para o ciclismo de estrada

Quarta edição do maior evento esportivo outdoor do País reunirá 5.100 participantes entre 26 e 29 de maio, com provas em Botucatu e Pardinho

São Paulo (SP) - Durante quatro dias, entre 26 e 29 de maio, a região da Cuesta Paulista se transformará para receber o Festival Brasil Ride Botucatu. Cerca de 5.100 participantes entre ciclistas, de mountain bike e estrada, e corredores de montanha, tomarão conta das estradas, ruas e trilhas de Botucatu e Pardinho na quarta edição do maior evento esportivo outdoor do País, que proporciona a troca de experiências e conhecimento entre profissionais e amadores do esporte. Enquanto no mountain bike profissionais como o mineiro Hugo Prado Neto, bicampeão Warm Up Pró (2013 e 2015), e Ricardo Pscheidt, vencedor em 2014, serão atração na disputa, entre os amadores a abertura do Festival com a realização do Road Brasil Ride, que tem a presença confirmada do atual campeão Elton Pedrozo, também é promessa de fortes emoções.

O início do Festival será na manhã de quinta-feira, às 9h, com a Road Brasil Ride, prova de speed nas estradas de Pardinho. A competição faz parte do calendário da UCI World Series, com 68,7 km, e é a única da América Latina do circuito mundial amador da UCI. Para ciclistas, como o atual campeão Elton Pedrozo, mais do que uma oportunidade de se testar, a disputa é uma motivação para treinar seis dias na semana. "Estou voltando a competir motivado pela ótima experiência com a organização no último ano. Atualmente treino em média 800 km por semana", destaca o paulista de Americana.

"Neste ano intensifiquei mais os treinos de serra, porque a Road Brasil Ride se define quase por completa no trecho inicial de subida da serra. A prova é característica para escaladores. Sou um atleta misto, ou seja, subindo na frente consigo imprimir um bom ritmo depois", avalia Elton, que não poupa elogios aos organizadores. "O evento é espetacular. Muito bem organizado e a estrada parece que é escolhida a dedo. São competições como o Festival Brasil Ride Botucatu que fazem muitas pessoas se motivarem a começar no ciclismo", complementa o corretor de imóveis.

Fundador da Brasil Ride, Mario Roma confirma o conceito sugerido por Elton Pedrozo do incentivo a novos praticantes, usando os números de inscritos de Botucatu como exemplo do crescimento da prática do mountain bike e da corrida de montanha. "Na segunda edição, em 2014, o Festival teve 109 inscritos da cidade Botucatu. No ano seguinte chegamos a 512 e agora devemos passar de 1.000 inscritos locais. Estes números nos dão uma amostra de como o evento ajuda no fomento ao esporte e na melhora da qualidade de vida", ressalta Roma.

Mountain bike tem atletas top do País - Mesmo chegando a quarta edição como o maior campeão na Pró e com o peso de ser o atual vencedor, o mineiro Hugo Prado Neto prefere não carregar a pressão de ser o homem a ser batido em Botucatu. "Ser o atual campeão pode ser mais negativo do que positivo. Já adquiri uma experiência na carreira para saber que os títulos em anos anteriores não significam nada na competição seguinte, mas fazem parte apenas do passado e do currículo dos atletas", destaca Hugo. "Não me considero o adversário a ser batido, mas apenas um dos que podem ser apontados como favoritos. Não vou competir pensando em defender o título do ano anterior. Quero sim fazer o meu melhor e quem sabe repetir o triunfo do ano passado. O Festival Brasil Ride Botucatu é uma das principais provas do meu ano e encaro esse Warm Up já pensando na ultramaratona na Bahia, em outubro", complementa.

Logo na quinta-feira (26) será realizada a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride Pró com 11,6 km, seguido de 76,6 km no segundo dia e 107 km no sábado (28), quando também haverá a categoria Sport, com 71 km. "Acho interessante o formato. São dias bem diferentes. O primeiro é curto e com predominância de single track, o que favorece quem for especialista em cross country, porque valoriza a técnica mais apurada e não os maratonistas. Na sexta (27) quem já pedalou muito em estrada é favorecido, com a rotação alta e velocidade. O último dia é pura maratona, em termos de altimetria e tempo. Vencerá quem for mais completo", conta Hugo Prado Neto.

Um dos principais nomes do cross country olímpico (XCO) no País, o catarinense Ricardo Pscheidt acredita que irá correr por fora na briga por mais um título do Warm Up. "Minha temporada foi toda voltada para o cross country, em função da disputa pela vaga olímpica. Chego um pouco despreparado para provas longas e sei que vou encarar especialistas em maratona. Mas, com certeza, tentarei andar entre os primeiros e, se derem brecha, luto pelo bicampeonato", destaca Pscheidt. "O local é muito bem escolhido pelos organizadores. A região de Botucatu conta com muitas trilhas e montanhas, o que faz a competição ser muito dura. É um verdadeiro teste de mountain bike", conclui o atleta Trek/Shimano.

Lançamento do evento - Convidados e imprensa local participaram do lançamento da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (20), no Excellence Plaza Hotel, no centro da cidade, e contou com a presença do prefeito de Botucatu (SP), João Cury Neto, e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, que estiveram ao lado do fundador da Brasil Ride, Mario Roma, falando sobre a expectativa para o Festival.

Mais atrações - Além do mountain bike, na sexta-feira será realizado o ciclo de palestras, a partir das 16h. Rafael Campos, campeão do Cruce de Los Andes em 2013, falará sobre corrida em trilha, e os profissionais da Shimano darão dicas para manutenção de bicicleta. Fundador da Brasil Ride, Mario Roma falará das novidades da sétima edição da principal ultramaratona de mountain bike das Américas, realizada pela primeira vez na Costa do Descobrimento, em 2016, e a ex-atleta e treinadora Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride, dará dicas de mountain bike e de preparação para a competição em outubro.

Atração especial para as crianças será a corrida Kids Bike, marcada para o sábado (28), às 11h com inscrições gratuitas e limitadas a 100 vagas. O circuito será urbano, dentro da cidade de Botucatu, com 1 km de extensão, e o objetivo da iniciativa será de incentivar a prática do esporte desde cedo nos pequenos participantes.

O Festival Brasil Ride Botucatu terminará no domingo (29) com dois eventos. O primeiro será o Passeio Ciclístico com largada às 8h30 e as 900 inscrições já encerradas. As 9:00 será a largada da Trail Run Brasil Ride na Fazenda Indiana. Assim como o Warm Up Brasil Ride, a Trail Run terá também duas categorias, a Sport (6 km) e a Pró (16 km), em que os atletas vão correr por trilhas de terra, percurso com pedras e até atravessarão um riacho de águas cristalinas.

Confira a programação do Festival:

Dia 26 (quinta-feira)

9h - Largada Road Brasil Ride
15h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 1

Dia 27 (sexta-feira)
10h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 2
16h - Início do Ciclo de Palestras

Dia 28 (sábado)
8h - Largada Warm Up Brasil Ride Pró - Dia 3
10h - Largada Warm Up Brasil Ride Sport
10h - Inscrição corrida Kids Bike
11h - Largada corrida Kids Bike

Dia 29 (domingo)
8h30 - Início do Passeio Ciclístico
9h - Trail Run Brasil Ride Pró
10h - Trail Run Brasil Ride Sport

Mais informações:
- Site: www.http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
- Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE?fref=ts
- Twitter: twitter.com/brasil_ride
- Instagram: @brasilride

Gustavo Coelho / Doro Jr.- Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Elton Pedrozo (ZDL / Divulgação)
Elton Pedrozo (ZDL / Divulgação)
Alta  | Web

Elton na liderança durante a prova (Ney Evangelista / Festival Brasil Ride)
Elton na liderança durante a prova (Ney Evangelista / Festival Brasil Ride)
Alta  | Web

Largada da UCI em 2015 (Raphael Zappa/Festival Brasil Ride)
Largada da UCI em 2015 (Raphael Zappa/Festival Brasil Ride)
Alta  | Web

Hugo Prado Neto cruza linha de chegada em 2015 (ZDL / Divulgação)
Hugo Prado Neto cruza linha de chegada em 2015 (ZDL / Divulgação)
Alta  | Web

Ricardo Pscheidt (direita) na disputa em 2014 (Alexandre Cappi / Festival Brasil Ride )
Ricardo Pscheidt (direita) na disputa em 2014 (Alexandre Cappi / Festival Brasil Ride )
Alta  | Web

Antonio Carlos Pereira, João Cury Neto e Mario Roma (esq.p/dir.) (Divulgação)
Antonio Carlos Pereira, João Cury Neto e Mario Roma (esq.p/dir.) (Divulgação)
Alta  | Web

Lançamento do Festival em Botucatu (Divulgação)
Lançamento do Festival em Botucatu (Divulgação)
Alta  | Web

Botucatu Botucatu Terra da Aventura
Shimano Trek Unidas
Brasa Bike Continental La Maglia Red Bull Thule
Bicycling Bike Action Bike Magazine Go Outside CBC FPC Instituto Brasil Ride