Inscrições fechadas

Festival Brasil Ride 2023

BOTUCATU - SP

07 A 10 DE JUNHO DE 2023

Press Release

Voltar
2023-06-14

Luiz Honório e Luiza Souza são os campeões do Festival Brasil Ride 2023

No maior festival de todos os tempos realizada no último feriado, ciclistas comemoram o título inédito

A décima primeira edição do Festival Brasil Ride terminou em grande estilo no último final de semana (10) em Botucatu, na região da Cuesta Paulista. Além da terceira e última etapa da Pro e do E-MTB, o dia contou com mais três largadas para a prova de um dia: Sport, Tour e Kids Bike Race, movimentando a arena do evento durante todo o dia. Na principal categoria em disputa, as elites feminina e masculina, Luiza Souza (Chaoyang) e Luiz Miguel Honório (Colli Bikes) comemoram o título de campeões, feito inédito na carreira de ambos, e escreveram seus nomes na história do maior evento de esportes outdoor do País.

A prova de três dias do Festival teve percurso total de aproximadamente 173 km e altimetria 4.330 m. Na elite masculina, Luiz Miguel Honório, atual campeão do Brasil Ride Espinhaço, venceu com mais de 10 minutos de vantagem (na somatória de todos os dias)  o segundo colocado Raphael Mendes (JC Bikes Catalão/ Triauto Multimarcas/ RT Solution). Leandro Donizete (Team Groove), campeão da Brasil Ride Bonito 2022, ficou na terceira colocação geral. João Paulo Firmino e Felipe Baudonete completaram o pódio.

“Foi uma prova dura, sofri em alguns momentos mas mantive a calma. Sei dos meus pontos fortes e soube a hora de onde podia me destacar. Está sendo muito incrível, em 2016 eu não tinha nem bicicleta para competir e hoje depois de um trabalho sólido e sério estou colhendo os frutos. Na próxima semana vou competir o Pan Americano de MTB e quero fazer bonito. Muito feliz em conseguir essa performance novamente numa Brasil Ride”, falou o campeão.

Elite feminina - Entre as mulheres, a ciclista Luiza Souza confirmou o favoritismo, liderando na categoria desde o primeiro dia. Ao cruzar a linha de chegada da terceira e última etapa, mais uma vitória conquistada, com treze minutos de vantagem para a segunda colocada geral, Franciele Batista (Cirex/ Vitafor), seguida de Elisangela Conceição (Team Total Sport Fit), que completou o top 3. Karine Costa e Jéssica Stock completaram o pódio no somatório dos três dias. “Foi sensacional a prova, a organização surpreendeu nos três dias de percurso e tem sempre uma novidade. Fiquei muito feliz em vencer essa prova, pois decidi competir alguns dias antes, mas no final deu tudo certo”, disse Luiza.

 

E-MTB - Na categoria das bicicletas de pedal assistido, Fabiana Bertoni (Special Bike Bauru/ R9 Engenharia) e Claudio Braz faturaram o título da competição de E-Bike do Festival Brasil Ride. "Foi uma competição dura e bem legal. A nova regra do limite de velocidade ajudou muito e deixou a prova bem mais dinâmica. O percurso diferenciado para as bikes elétricas parecia fácil na teoria, mas na prática foi coração na boca o tempo todo, não foi nada fácil", comentou Weimar Pittengill, âncora do Brasil Ride Stage News e quarto colocado na prova.

 

Sport - Largando uma hora após a Pro, às 10h da manhã do sábado, os ciclistas da Sport também fizeram sua festa nas trilhas de Botucatu e região. A disputa contou com 42 Km e altimetria 1.012 m. Entre os homens, o mais rápido do dia foi Cristiano Silva, da máster A2, com o tempo de 1h37min36, seguido de José Almeida, da master B2, com 1h39min51. O terceiro a cruzar a linha de chegada entre os homens foi Flávio Fernandes, em 1h39min59, da categoria máster A2. No feminino, as ciclistas mais rápidas foram Larissa Mariano, em 1h58min26, seguida por Camila Marchi (ambas master A), 2h00min02 e Regiane Ziviani da elite, com 2h00min29.

"O Festival Brasil Ride deste ano foi um sucesso e se consolidou como o maior festival de todos os tempos. Foram participantes de 4 países, todos os estados brasileiros e 312 cidades. São números como esses que evidenciam os resultados de um trabalho sólido, em um universo no qual ajudamos a transformar vidas, melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, além de contribuir para o fomento do mercado. Estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento que promove a superação, a camaradagem e a paixão pelo ciclismo, e estamos ansiosos para continuar trazendo experiências inesquecíveis aos participantes.", destacou Andrea Roma, CEO da Brasil Ride.

 

Top 5 acumulado após três etapas:

Elite Masculino

1) Luiz Honório - 6h56min43

2) Raphael Mendes - 7h06min46

3) Leandro Donizete - 7h08min02

4) João Paulo Firmino - 7h15min08

5) Felipe Baudonete  - 7h35min33

Elite Feminino

1) Luiza Souza - 9h34min30

2) Franciele Batista - 9h47min35

3) Elisangela Conceição - 10h01min40

4) Karine Costa - 10h02min51

5) Jessica Stock - 11h12min44

 

Campeões do Festival Brasil Ride:

2022 - Lais Saes / Sherman Trezza Paiva

2021 - Eliana Pinheiro / Gustavo Xavier

2020 - Letícia Cândido / Leandro Donizete

2019 - Sofia Subtil / Bruno Lemes

2018 - Isabella Ribeiro / Hugo Prado Neto

2017 - Lais Saes / Halysson Ferreira

2016 - Fernanda Prieto / Lukas Kaufmann

2015 - Viviane Favery / Hugo Prado Neto

2014 - Daniela Genovesi / Ricardo Pscheidt

2013 - Daniela Genovesi / Hugo Prado Neto

 

Patrocínio e apoio

A Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Botucatu, Mitsubishi Motors, Shimano, Continental, Unidas, Garmim, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

 

Próximas provas - CALENDÁRIO TOUR BRASIL RIDE 2023

Brasil Ride Bonito
Data: 06 a 09/09
Local: Bonito / MS

Gravel Race Bonito
Data: 06 a 09/09
Local: Bonito / MS

E-MTB Brasil Ride Bonito
Data: 06 a 09/09
Local: Bonito / MS

Maratona das Araras
Data: 09/09
Local: Bonito / MS

Brasil Ride Bahia
Data: 21 a 28/10
Local: Arraial d'Ajuda - Guaratinga / BA

Maratona dos Descobrimentos
Data: 28/10
Local: Arraial d'Ajuda / BA

Brasil Ride Experience Velocitta 2k23
Data: 09/12
Local: Mogi Guaçu / SP

Botucatu
Continental Shimano Mitsubishi Unidas
Full Gas Garmin HB Red Bull Spot Thule Sabesp
Bike Action Go Outside CBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja