Inscrições fechadas

MARATONA DOS DESCOBRIMENTOS 2022

ARRAIAL dAJUDA - BA

29 DE OUTUBRO DE 2022

Press Release

Voltar
2022-10-22

Entrega de kits é pontapé inicial para Brasil Ride Bahia 2022

Amanhã acontece o Prólogo, etapa que define a largada de segunda-feira, às 13h

Na tarde deste sábado, os participantes da Brasil Ride Bahia puderam sentir que a hora chegou. Os atletas da ultramaratona estiveram na Arena Brasil Rid, na Uiki, para a retirada dos kits e o clima era de animação e muita expectativa para os 7 dias que prometem mudar a vida de muitos dos presentes. Em 2021, a espanhola Anna Jördens, de 41 anos , foi uma das pessoas que sentiu a mudança. A atleta estreou a competição e foi a vencedora da elite feminina, junto coma alemã Naima Diesner.

Segundo Anna, a expectativa é de correr bem e estar sempre entre os melhores. " E, claro, se eu ganhar vai ser melhor ainda. Acredito que com a corrida solo seja mais fácil por não ter que depender de um companheiro. Porém mais difícil por não ter o apoio mental", declarou.

Estreantes, Leonardo Rodrigues Bispo, de 24 anos e Yago Oliveira Alves, de 22 anos, de Eunápolis, já participaram de outras edições na Maratona dos Descobrimentos e o que se podia ver era a animação em seus rostos . "Venho de seis maratonas do Brasil Ride e este ano, vamos para um desafio maior, que é a ultramaratona. Queremos curtir cada momento e nossa  intenção é completar a prova", relatou Leonardo.

Yago não escondeu a alegria e concordou com Leonardo que o intuito é completar a prova. " É um sonho sendo realizado, desde pequeno acompanhamos a corrida e participei mais de oito maratonas. Então surgiu esta oportunidade de estar na ultramaratona. A gente vem treinando há bastante tempo, a ansiedade  é grande e a expectativa é alta", explica Yago.

 UCI -  Uma reunião para repassar informações importantes e realizar o briefing com os atletas de elite, aconteceu na parte da tarde. Entre os assuntos estavam as poucas mudanças da prova, a possibilidade de chuva para a segunda e terça-feira - dias em que acontecem as etapas em Guaratinga, entre outras informações relevantes para a ultramaratona. A novidade é que o Prólogo terá a largada definida pelo ranking da UCI.

Guarini - O Guarini Sunset,  tradicional encontro dos ciclistas que competiram três ou mais vezes a competição e que marcaram seu nome na história da principal stage race premium do mundo, foi realizado no final da tarde deste sábado, no Hotel Maitei, em Arraial d'Ajuda.

Pela primeira vez no Guarini, o paulista Willian Viana Faria, de 44 anos, está em sua quinta participação sendo três da Brasil Ride Bahia e duas da Espinhaço. "Iniciamos na edição Bahia em 2019 e só paramos durante a pandemia. Este ano, fomos convidados para o Guarini, eu e meu parceiro Rodrigo Camargo. É muito bom fazer parte desse grupo seleto, inclusive porque não é somente participar e sim finalizar as etapas e a edição. A nossa expectativa este ano é concluir a prova sem acidentes e melhorar o nosso tempo", salientou.

O curitibano Gerson Doll, de 60 anos, é um dos mais antigos guarinis na competição. Ele participou da primeira edição da Brasil Ride, ainda na Chapada Diamantina. "Apenas por dois anos fiquei fora da competição. Já participei de diversas categorias  - Open, Master, Gran Master, Iron Ride e este ano defendo a corporativa com mais dois atletas mais novos. Só não posso participar da Nelore", brincou o atleta, com a categoria que recebe atletas com mais de 90 kg e que disse ainda ter o desejo de participar da categoria mista.

No início da noite,  os atletas tiveram um encontro para o briefing sobre os 7 dias de prova. Regras, percurso, quilometragem e altimetria, entre outras dicas foram a pauta desta reunião, que aconteceu no ginásio. Uma das informações importantes passadas aos atletas foi sobre a prova de amanhã (23), com início às 13h - o Prólogo, etapa que define a largada da segunda-feira e que tem tempo-limite de 2h30.

No Brasil Ride Stages News - programa ao vivo dedicado às informações de cada etapa da prova e as novidades -  Mario Roma fez um desafio aos amantes do ciclismo: até amanhã às 12h59 para postar quem será o atleta vencedor e o tempo total das 7 etapas do campeão. O prêmio será a inscrição para a Brasil  Ride Bahia 2023. Caso haja empate, haverá um sorteio.   

A Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

As 7 etapas da ultramaratona: 

1ª etapa, dia 23/10 – 21,6 km e 404 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
2ª etapa, dia 24/10 - 128 km e 2.660 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 25/10 - 57,4 km e 1.070 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 26/10 - 101 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 27/10 - 135 km e 2.200 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 28/10 – 30,0 km e 496 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 29/10 - 39,6 km e 465 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:

Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:

Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Sudesb Governo do estado da Bahia
Specialized Continental Shimano Mitsubishi Unidas
Full Gas HB Garmin Red Bull Spot Squirt Thule Porto Seguro Arraial dAjuda
Revista Bike Action Go Outside CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja