Inscrições fechadas

MARATONA DOS DESCOBRIMENTOS 2022

ARRAIAL dAJUDA - BA

29 DE OUTUBRO DE 2022

Press Release

Voltar
2022-10-24

Dia inédito na Brasil Ride Bahia

Pela primeira vez na historia do evento uma etapa é cancelada

Outubro de 2022 - Devido às fortes chuvas que precipitam sobre a região entre Porto Seguro e Guaratinga, na manhã desta terça-feira, 24, a direção daBrasil Ride Bahia 2022 decidiu adiar a segunda etapa da ultramaratona. O percurso da prova, entre Arraial d'Ajuda e Guaratinga tinha 128 km .

Segundo o fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a decisão foi tomada para garantir a segurança dos atletas e das equipes de trabalho. " Com as chuvas, o trajeto ficou inviável para realizar a prova de hoje. Na região onde os atletas fariam a  etapa, choveu cerca de 100 mm de chuva durante a noite, que se arrastou pelo começo da manhã. Faremos ainda mais uma vistoria para manter a segurança dos participantes e já monitoramos a previsão para não termos surpresas. Como sempre digo: 'quem vai para o mar, previne-se em terra'. É isso que temos como lema, segurança sempre", declarou.  

O Comissário da UCI, Fred Seemann concordou com Mário Roma e deu o exemplo de um evento climático adverso que presenciou. "Foi como em um evento que participei no Arkansas (EUA). Lá, um pequeno tornado se abateu sobre o acampamento e destruiu parte das barracas. Com isso, também tivemos que adiar uma etapa, por questões de segurança - Safety First: a segurança primeiro lugar", revelou.

Etapa - De acordo com Mario Roma, a partir de amanhã, a ultramaratona continua. "Em 12 anos nunca, a ultramaratona teve uma situação como essa. Será um percurso diferente, mas seguiremos com a Brasil Ride, que sempre tem gratas surpresas", explicou.

O diretor de prova, Rafael Campos, ressaltou que a decisão do adiamento da prova foi a segurança e pediu aos participantes, cuidado e prudência. A prova de amanhã terá 57,2 km e 711m de altimetria acumulada. " Serão 40% do percurso em singletracks, trechos em downhill e, apesar de não ser tão técnica, o cuidado deve ser redobrado por conta de raízes e da folhagem, grandes poças e dois pontos de trecho de rodovia, onde a Polícia Rodoviária estará dando apoio. A ordem de largada está no app", salientou.  

Rotina de Treinos - Para enfrentar mais uma etapa da Brasil Ride, mesmo neste day off, os atletas realizaram os treinos para manter o corpo  - e a mente ativos. O campeão mundial Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi) explicou que não tinham nada planejado, por isso o jeito foi treinar indoor. "Logo cedo soubemos do cancelamento da etapa e a opção foi fazer 2h de treino indoor em duas sessões de 1h, na parte da manhã e da tarde, para não ficar parado. Aproveitei também para descansar um pouco mais e colocar as malas e as coisas em ordem", disse.

Já Gustavo Xavier (Specialized Racing BR) e a equipe Specialized BR, preferiram fazer um treino mais tranquilo na rua. "Acordamos bem cedo, às 5h50 da manhã. E tivemos que improvisar. Fizemos um treino de duas horas e meia, cerca de 70 km, numa intensidade bem mais leve da que seria a prova de hoje. Fizemos uma sessão de fisioterapia, alguns exercícios de mobilidade e aproveitamos para descansar também. Acredito que dependendo da característica do atleta, o day off pode atrapalhar na próxima etapa da prova, que será etapa mais curta mas com intensidade alta, e com lama, a etapa fica mais difícil", comentou.

Marcella Toldi (Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros) disse que o day off a deixa ansiosa, mas para driblar esse sentimento, a atleta decidiu por um treino leve com estímulos para a mente e o descanso. "Aproveitei para revisar a mala, rever suplementação, pensar nas próximas etapas e encontrar amigos. Fiz o treino de asfalto, na chuva mesmo. Eu estou com muita vontade de correr prova então onde o Rafael (Campos) riscar estou indo, mas queria evitar a lama por causa da bike e dos desgastes das pastilhas de freio e relação", completou.

A Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Programação ao vivo - Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição. Nesta segunda, dia 24, a exibição inicia às 20h, pelo You Tube da Brasil Ride

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida

Mais informações da Brasil Ride:

Site: www.brasilride.com.br  
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE 
Instagram: www.instagram.com/brasilride 

Informações para imprensa:

Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Sudesb Governo do estado da Bahia
Specialized Continental Shimano Mitsubishi Unidas
Full Gas HB Garmin Red Bull Spot Squirt Thule Porto Seguro Arraial dAjuda
Revista Bike Action Go Outside CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja