Inscrições fechadas

Road Brasil Ride 2022

PARDINHO - SP

12 DE JUNHO 2022

Press Release

Voltar
2023-11-06

Brasil Ride Bahia 2023: movimentação econômica da região gira em torno de R$ 13 milhões

A ultramaratona, que abre a temporada em Porto Seguro, movimenta comércio e serviços e gera empregos temporários em Guaratinga, Eunápolis e Arraial d'Ajuda

Novembro de 2023 – Em sua 13ª Edição, a Brasil Ride Bahia 2023, que consagrou o português Tiago Ferreira campeão e viu a despedida do maior nome do esporte, Henrique Avancini, terminou no último sábado, dia 28. Para além do legado no Esporte, a Brasil Ride, que deixa lembranças e saudade, lindos momentos de alegria e superação, e alia o movimento social sensibilizando centenas de pessoas por onde passa. O evento - considerado a abertura da temporada em Arraial d’Ajuda - gerou um impacto econômico para a região que chega a R$13 milhões, segundo a organização do evento.

Somente os empregos temporários diretos somam mais de 400. Há ainda os indiretos, já que hotéis, comércio e serviços têm grande movimentação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), a ocupação dos hotéis na data do evento ultrapassou os 65%. A entidade ainda afirmou que o movimento também se estendeu às casas atendidas via AirBnb. Atletas, ciclistas, entusiastas, familiares e amigos daqueles que vêm para competir, também aproveitam os equipamentos de lazer da região. 

Para a gerente do Hotel Paraíso do Morro, Patricia Livramento, que recebeu atletas da competição e também a Guarini Sunset - evento de boas-vindas aos participantes da Brasil Ride, que completaram a prova por mais de 3 vezes falou da importância da Brasil Ride Bahia. 

“Brasil Ride é um evento esperado durante todo o ano e que movimenta diversos setores da economia do distrito de Arraial Dajuda, de maneira significativa, gerando empregos, impulsionando o turismo, estimulando o comércio local e promovendo o crescimento econômico em geral”, salientou.

Guaratinga - O evento também é especial para a economia de Guaratinga, que espera ansiosa pela montagem da Vila Brasil Ride, em uma área a 14km do centro da cidade de quase 20 mil habitantes. Segundo o fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a Vila construída em Guaratinga é um dos pontos altos para os participantes da ultramaratona. Cercada por uma cadeia de montanhas rochosas e sob o lindo céu estrelado que vigia a Pedra do Oratório, ‘cidade’ recebe uma gigantesca estrutura com 80 toneladas de equipamentos, em uma área de 10 hectares, e capaz de abrigar 1.100 pessoas. 

“Para atender o público participante e os colaboradores, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribui 500 mil litros de água para diversas áreas da “cidade”, restaurantes, incluindo um para 700 pessoas, fiação subterrânea, banheiros com chuveiros de água quente, tendas para patrocinadores e uma carreta médica completa são instalados no local. Isso garante que todos tenham uma estadia tranquila e com segurança”, declara.

Transfer – Mario Roma ainda salienta que as mudanças da prova ainda impactaram outros setores da economia. “Nossa passagem por Eunápolis – o novo destino da Brasil Ride 2023 – também impactou a cidade. Além de movimentar a população que se deslocou para a Casa Trancoso, que recebeu nossos atletas. O transfer deles foi realizado por 6 ônibus. Já as bikes foram embaladas e acondicionadas em três carretas, chegando em segurança para a próxima etapa”, afirmou.   

Para o Chefe de Gabinete e Secretário da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Josemar Siquara, a Brasil Ride Bahia é um evento muito importante para a região. 

“Receber mais uma vez uma edição da Brasil Ride impacta diretamente a economia da cidade, com mais de 5 mil pessoas, entre atletas, familiares e profissionais envolvidos, hospedados em Porto Seguro gerando receitas ao município, bem como, um grande quantitativo de mídia espontânea ao destino em veículos de comunicação em todo mundo. Além disso, ficamos na história com a despedida de Henrique Avancini, que escolheu Arraial d’Ajuda, para finalizar essa sua carreira em que foi 23 vezes campeão brasileiro, duas vezes no mundial, entre tantos outros pódios”, destacou o secretário da Casa Civil, Josemar Siquara.

Outro evento importante foi a premiação realizada em frente ao Santuário N. S. d’Ajuda, na noite de quinta-feira, dia 26, também reuniu a população na Cerimônia de Premiação Pública. Esta movimentação social também influencia o comércio local e restaurantes.

Ações Sociais - Encabeçados pelo Instituto Brasil Ride, ações sociais puderam ser vistas durante a ultramaratona. A primeira delas foi no dia 22, em um encontro com os alunos das escolas de Arraial d'Ajuda. Já em Guaratinga, a ação contou com a participação de de jovens do grupo Capoeira de Guaratinga e da Banda Marcial da cidade, além da visita de alunos para conhecer a Vila Brasil Ride e estar mais perto dos ídolos do MTB mundial.

UCI – A comissária da União Ciclística Internacional (UCI), Cyndi Smith também ressaltou a importância da Brasil Ride Bahia. A comissária acompanhou os 7 dias da ultramaratona e pôde conferir de perto o evento de MTB na Bahia e se encantou com o que pode experienciar.

“É um evento incrível. Esta é minha primeira vez aqui e cada momento é uma surpresa. Há tantas vistas espetaculares. O oceano, as montanhas, as paisagens, simplesmente tudo é maravilhoso. O acampamento foi incrível. Nunca experimentei algo assim em uma corrida, com todos juntos, profissionais e amadores, além da Maratona dos Descobrimentos”, revelou, fascinada com a diversidade de paisagens e experiências vividas durante a semana da prova e de sua percepção sobre a quantidade incrível de trabalho envolvido.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.


Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Prefeitura de Pardinho
Specialized Shimano Unidas
Full Gas Garmin HB Red Bull Spot Squirt Thule
Revista Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja