Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2023-10-22

Brasil Ride: Primeira etapa conta com disputa entre os melhores

O holandês Hans Becking e a colombiana Monica Calderón são os campeões desse domingo (22)

A disputa da primeira etapa da Brasil Ride Bahia foi acirrada. Com o tempo, mesclando chuva e momentos de estiagem, a disputa ficou ainda mais empolgante. A prova foi dividida em 3 baterias separadas por categorias, onde os competidores se lançaram nos 57 km e 760 m de altimetria. 

Apesar da pouca altimetria acumulada, a lama e obstáculos que se seguiram por toda a prova foram vencidos em 1h58m56, pelo holandês Hans Becking (Buff Megamo Team), o mais rápido do solo elite masculino. O português Tiago Ferreira (DMT Racing Team By Marconi – 2h01m11s) e o alemão Simon Stiebjahn (Singer Racing Team – 2h01m18s) garantiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“Estou super feliz por ter vencido a primeira etapa. O formato de Maratona de hoje me deixou mais tranquilo. O contrarrelógio, como nas outras edições, me deixa ansioso. Foi uma prova curta, comparada a toda a semana e fiz a etapa em duas horas. Agora o foco é me recuperar para o desafio de amanhã”, comemorou Hans Becking, primeiro lugar no pódio da elite masculina. 

Mulheres - As mulheres também fizeram bonito. A elite feminina contou com a vitória da colombiana Monica Calderón, atual campeã panamericana de Mountain Bike Maratona (Cannondale Vas Arabay – 2h27m39s), seguida da espanhola Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 2h28m16s) e da baiana Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes - 2h34m19s). A colombiana  - vencedora da etapa de hoje explicou que apesar do clima ser bem parecido com sua terra natal, a umidade foi um diferencial na competição. “A umidade me afeta mais. A mente estava dando conta, mas o corpo estava sofrendo. Fui ao limite, mas venci. Gostei muito da paisagem e me sinto em casa”, revelou Monica.

O mais jovem competidor da ultramaratona na Bahia, faz parte do Instituto Brasil Ride. O paulista de Botucatu, Gustavo Eduardo, aos 18 anos, falou sobre a emoção de sua primeira ultramaratona. “É muito emocionante porque eu cresci dentro da Brasil Ride. Faço parte do Instituto desde 2016 e pela primeira vez pude participar da Brasil Ride Bahia, por conta da idade. O Mario Roma, a equipe Brasil Ride e o Instituto sempre me apoiaram. Por estar nesse meio fazer esses 7 dias era um sonho. Os 5 dias de Conceição do Mato Dentro - MG foram emocionantes, mas correr nessa ultramaratona é incrível”, declarou.

Gustavo contou como foi a primeira etapa e as dificuldades enfrentadas durante o percurso. “A etapa foi curta, mas com algumas dificuldades por conta do percurso com muita lama e raízes. Tem que ter cuidado, mas não pode deixar de fazer força e acompanhar os outros atletas”, finalizou ele, que compete na categoria Sub-23.

 

Briefing – O Diretor de Prova, Rafael Campos, passou as coordenadas da segunda etapa da Brasil Ride Bahia 2023. Amanhã (23) é o dia da etapa mais longa deste ano, largando à beira-mar, em Arraial d’Ajuda, às 7h; e finalizando no pórtico da Vila Brasil Ride, entre as montanhas de Guaratinga. Serão 134 km e 2.130 m de altimetria, além de muito singletracks, downhills, asfalto e estrada.

“O percurso também será diferente de todos os anos, com subidas e descidas concentradas a partir da segunda parte. Até o km 90, onde cruzaremos a BR-101 é predominantemente plano, com alguns boqueirões”, salientou, acrescentando como dica, para que os competidores mantenham um ritmo confortável.

Pau-Brasil - O diretor de prova explicou que nos primeiros 12 km, o percurso segue o mesmo, depois a rota passa dentro do Parque Nacional do Pau-Brasil – o local possui cerca de 19 mil hectares e integra o Sítio do Patrimônio Mundial Natural ‘Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica’. Rafael informou que no local, com vistas deslumbrantes e muita natureza selvagem, os atletas farão a travessia de ponta a ponta do parque. “Para quem quiser acompanhar um pouco da prova, este é o local indicado”, revelou.

Rafael revelou que a estimativa é de que os primeiros atletas completem a prova em cerca de 5h30 e o tempo limite total para cruzar a linha de chegada é de 10h45 (17h45). “A logística desse dia também será diferente. Entre 5h30 e 6h30, os atletas deverão deixar as malas com a equipe Brasil Ride, nos caminhões na Rua Mucugê. A bagagem será entregue na chegada à Vila Brasil Ride, onde os competidores seguirão para as barracas – o lar dos ciclistas pelos próximos dias”, salientou, informando que o jantar e o cerimonial de premiação acontecem a partir das 19h, na Vila Brasil Ride.

Programação PodCast e Ao Vivo - Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo - a Brasil Ride Stage News - apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Segunda - 23/10 – 20h
Terça - 24/10 – 19h
Quarta – 25/10 – 19h
Quinta – 26/10 – 20h
Sexta – 27/10 – 19h
Sábado – 28/10 – 20h

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida. 

As Etapas da Ultramaratona: 

2ª etapa, dia 23/10 - 134 km e 2.130 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 24/10 - 58 km e 1.080 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 25/10 - 100,8 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 26/10 - 63,4 km e 1.583 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa, dia 27/10 – 19,6 km e 263 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 28/10 - 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Informações para imprensa:
Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja