Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2023-10-23

Avancini vence etapa e Monica Calderón lidera classificação geral feminina

A etapa mais longa da Brasil Ride aconteceu nesta segunda-feira (23); Tiago foi o vice por milésimos de segundo

Outubro de 2023 - Nesta segunda-feira (23), foi a vez do pedal mais alucinante da maior stage race premium do MTB mundial. Os 134 km que distanciam Arraial d’Ajuda de Guaratinga é o segundo, e maior desafio de resistência da Brasil Ride Bahia.

O vencedor da elite masculina desta etapa foi o carioca Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 04h45m00s), que completou a prova milésimos de segundos antes do vice- campeão desta etapa, o português Tiago Ferreira (DMT Racing Team By Marconi – 04h45m00s). O terceiro a cruzar a largada foi alemão Simon Stiebjahn (Singer Racing Team – 4h49m22s).

Segundo Avancini, a etapa foi duríssima. “Se não foi a mais dura, foi uma das etapas mais difíceis que já presenciei. Foi muito pesada. No km 100, o trecho estava molhado, com lama e um pouco mais pesado, foi legal, me senti bem. Do km 70 a 80, cheguei ao ritmo normal e tentei fazer a seleção do grupo. No primeiro momento, passei com Simon, depois conectei com Hans, Tiago e Lucas e ficamos nesse grupo por um bom tempo. No km 116, acelerei na subida. No topo até a chegada fomos eu e Tiago, meio que ‘sobrevivendo’ um ao outro. Estou feliz, com Tiago é sempre uma disputa clássica. Ontem tomei um gap grande e hoje fui o primeiro a atacar. É sempre assim. Isso estimula as pessoas. É o que gosto de fazer como atleta”, declarou Avancini.

Tiago revelou que esta parceria no final da etapa beneficiou aos dois. “É muito bom poder contar com esta parceria. Fico feliz por mim e por ele. Ambos pontuaram”, ressaltou.

Invicta - Já a elite feminina teve como campeã da etapa, a colombiana Monica Calderón (Cannondale Vas Arabay – 5h59m27s), que se mantém invicta. O segundo e terceiro lugares femininos foram a brasileira Sabrina Gobbo (sem equipe – 6h10m39s) e a espanhola Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 6h15m21s), respectivamente.

Mônica revelou que a etapa foi uma das mais difíceis que já enfrentou. “Foi impressionante, a prova toda foi rápida e diferente dos meus planos. Em alguns momentos, senti que ia perder a camisa (de líder),  e sabia que a partir do km 70 começava a pior parte. A mente, o ritmo e o percurso foram muito duros no final. Quando pensei que estava terminando veio o trecho mais duro e o final com muito vento. Mas acredito que igual à etapa de hoje, não seja mais difícil”, explicou.

 

Percurso - Além da longa distância, os competidores também enfrentam muitos single tracks, downhills, asfalto e estradas de terra. Trechos de lama e a travessia de ponta a ponta do Parque Nacional do Pau Brasil também fizeram parte do roteiro, que teve como destino a Vila Brasil Ride.

Como Guaratinga, outro local marcante foi a passagem pelo parque. Além da natureza quase intocada e os funcionários do local, moradores da região, entusiastas e familiares dos ciclistas aproveitaram para ver os ídolos do ciclismo brasileiro e suas performances.

O tempo colaborou com os atletas se mantendo firme na maioria da etapa, no entanto, isso não diminuiu o treino de resistência e força, que levou diversos atletas à exaustão, após a travessia do Pórtico.

Largada - Em Arraial d’Ajuda, a largada dos atletas foi acompanhada pela paulista Célia Regina Satiko Nishio, de 47 anos, que veio a Arraial d’Ajuda participar da Maratona dos Descobrimentos. “É a primeira vez que vejo a largada da Brasil Ride e é emocionante. Vou participar da Maratona dos Descobrimentos e espero terminar a prova, me divertir e curtir essas paisagens lindas”, revelou.

Briefing – O Diretor de Prova, Rafael Campos, informou que a etapa 3, com a temida ‘Sete Voltas’ terá 58 km de distância e 1.080 m de altimetria acumulada. “Para este ano, fizemos melhorias para ter mais fluidez nas descidas e subidas. A partir do km 18 tem início uma mescla de singletracks - que nesta etapa serão em locais abertos  - e estradões para ultrapassagem”, explicou.

As descidas não são técnicas, mas bastante íngremes e por conta do chão molhado, os ciclistas podem encontrar um terreno prejudicado, em função das erosões e das derrapagens. “A previsão é de finalização em 2h15 e o tempo limite de prova é de 8h30. A largada acontece às 8h”, finalizou.

Festival Brasil Ride - A noite também contou com a presença de Mario Pardini, prefeito de  Botucatu - on-line, que convidou os participantes a integrar a 12ª edição do Festival Brasil Ride, que acontecerá entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O percurso possui aproximadamente 175 quilômetros através da região da Cuesta, em um evento que contempla toda a família, em diversos níveis técnicos e de dificuldade, com 1 ou 3 dias de Mountain Bike, E-MTB, Categoria Tour e Passeio Kids, em um evento para atletas, familiares, amigos e público em geral, para uma experiência única. Há ainda diversas atrações, como lounges de interação, shows ao vivo, praça de alimentação e em um espaço para expositores, com o que há de melhor do universo do Mountain Bike.

Programação PodCast e Ao Vivo - Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo - a Brasil Ride Stage News - apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Terça - 24/10 – 19h
Quarta – 25/10 – 19h
Quinta – 26/10 – 20h
Sexta – 27/10 – 19h
Sábado – 28/10 – 20h

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida. 

As Etapas da Ultramaratona: 

3ª etapa, dia 24/10 - 58 km e 1.080 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 25/10 - 100,8 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 26/10 - 63,4 km e 1.583 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa, dia 27/10 – 19,6 km e 263 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 28/10 - 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Informações para imprensa:
Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Box: Representante do Governo da Bahia participa de Cerimônia de Premiação

O Diretor de Fomento ao Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Governo da Bahia, Wilton Brandão, participou da Cerimônia de Premiação e do lançamento da Brasil Ride Bahia 2024, no último domingo, 22, no Ginásio em Arraial d’Ajuda. A ultramaratona acontece entre 19 e 26 de outubro. 

O diretor ficou surpreso com a estrutura e organização da Brasil Ride Bahia. “É uma satisfação e um prazer estar aqui. É meu primeiro contato com o evento e com a organização. Não conhecia pessoalmente este evento conceituado na Bahia e no meio esportivo. Confesso que estamos impressionados com a integração dos atletas e o nível de organização demonstrado pela equipe. Somos parceiros do evento e sinalizamos que é do nosso interesse continuar a fortalecer a Brasil Ride e a Maratona dos Descobrimentos, que tem apoio financeiro direto da Sudesb. Desejo que a Brasil Ride continue a crescer não só como movimento esportivo, mas também como econômico e de fomento à renda, e de divulgação dos destinos turísticos de Porto Seguro e região.

Wilton foi apresentado à baiana Paula Gallan, que participa da Brasil Ride e faz parte do Projeto Faz Esporte, do Governo da Bahia. Também conheceu um pouco sobre a história do Instituto Brasil Ride e de Gustavo Eduardo, que faz parte do Instituto e compete na ultramaratona, pela primeira vez, aos 18 anos, sendo o atleta mais novo da competição.

“Fiquei muito contente em conhecer Paula e a história de Gustavo. Isso corrobora com a ideia de que é um evento de muita importância para o Esporte da Bahia e do ciclismo. Que a Brasil Ride tenha vida longa”, finalizou.

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja