Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Press Release

Voltar
2023-10-27

Contrarrelógio: 40 segundos podem decidir o pódio da etapa final da elite masculina

Avancini vence 6ª etapa e Tiago Ferreira segue líder; Tessa supera em 15 minutos as adversárias da elite feminina

Outubro de 2023 - A 6ª etapa da Brasil Ride Bahia começou sob a chuva, o que não diminuiu o calor da Bahia e seus 27°C, na hora da largada. O primeiro a abrir a prova foi Tiago Ferreira, seguido de Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 00h46m18s), que fez o percurso em quase 47m, o que garantiu novamente sua vitória. O pódio foi dividido com Tiago Ferreira (DMT Racing Team By Marconi - 00h46m48s) e Simon Stiebjahn (Singer Racing Team - 00h47m23s), segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mesmo sendo o segundo lugar do dia, Tiago ainda é líder geral, com 40 segundos de vantagem.  

Avancini revelou que a etapa foi intensa, com percurso totalmente enlameado e escorregadio e a Brasil Ride sempre surpreendendo. “Teve muita chuva, algumas subidas que não conseguimos completar. Era um dia bastante importante para a classificação geral e consegui tirar (30s do Tiago) já nos primeiros 5km, mas depois desse circuito, o terreno era plano e não consegui abrir uma vantagem muito grande. Como ele já tinha sacrificado este tempo, tinha a oportunidade de perseguir a minha roda, daí para frente foi só uma questão (dele) de administrar essa perda de tempo. Não é muito, mas não é pouco. E vamos com a emoção até o último dia agora”, explicou, enquanto sorria para a filha, presente no evento, que logo depois foi ao seu encontro.

Vantagem - Tiago continua com vantagem no acumulado geral e líder. Segundo ele, o dia foi mais difícil para ele do que para Avancini. “Estou feliz com o meu desempenho. Por conta da chuva, todo o percurso estava escorregadio e perdi algum tempo no início na passagem pelo centro de Arraial. Henrique me alcançou muito cedo, mas felizmente consegui ir no ritmo dele e responder aos ataques que ele fez durante todo o percurso, principalmente nas partes técnicas. Estamos na etapa final e o dia de amanhã será nervoso e estressante, pois defender 40s em uma etapa tão curta e tão técnica não será fácil”, explicou.

Empatia - As mulheres brilharam na competição tanto pelo empenho quanto pela parceria. A colombiana Monica Calderón (Cannondale Vas Arabay – 01h01m16s) e a holandesa Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 01h01m47s) deram um show de empatia. Tessa teve problemas com a sapatilha e Monica seguiu junto com ela, entrando na Arena Brasil Ride de mãos dadas. “A verdade é que apesar de sermos ambas muito competitivas, somos pessoas, fazemos parte de uma equipe e, se pudermos ajudar, o fazemos mutuamente. Eu estava muito bem hoje, mas quando ela teve um problema com o sapato e sabendo que a diferença entre nós é bastante grande, também a ajudei um pouco. Penso que, mais do que sermos competitivos, temos de ser humanos e é isso que conta”, salientou Monica, que garantiu o lugar mais alto do pódio.

Mesmo com a chuva, trilhas escorregadias e mais técnicas e tempo curto, a vontade de chegar bem e se divertir estava acima de tudo. As duas companheiras foram 5 minutos mais rápidas que a terceira colocada do pódio Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes – 01h06m47s).

Tessa revelou estar satisfeita com a prova. “Fiquei contente por hoje termos o contrarrelógio, pois me sinto muito cansada, gastei muita energia nas outras etapas. A prova foi boa, mas tive que ir com muito cuidado, porque com a chuva escorrega muito. O percurso foi muito bonito e divertido e no final cheguei à meta juntamente com minha companheira Monica e fomos rolando juntas quase metade da prova. Amanhã quero estar bem para a última etapa, para defender o meu primeiro lugar na classificação geral”, completou Tessa, segundo lugar do pódio da 6ª etapa e promessa da elite feminina.

A etapa contrarrelógio foi feita com saídas a cada 30s. Em uma prova rápida, o percurso foi de 19,6km e 263m de altimetria acumulada, com uma volta única. A etapa contou com paisagens belíssimas nas falésias de Arraial e um trecho de praia, em uma maré baixa do mar esverdeado. Outro local por onde passaram foi o - já conhecido pelos participantes - Centro Histórico de Porto Seguro, onde a competição é aguardada pelos fãs na icônica descida de escadaria do Santuário N. Sra. D’Ajuda.

Fãs - A largada aconteceu às 10h, mas 1 hora antes, os entusiastas do MTB já se organizavam em locais estratégicos para acompanhar os atletas. Lucas Patrick Mendes Medeiros, de 27 anos, é padeiro e veio de Porteirinha (MG), cidade a 740km de Porto Seguro, somente para ver os seus ídolos do ciclismo: ‘Avança’ e Cainã Oliveira. “É a primeira vez que venho e cheguei vendo o ‘Avança’ no treino da escadaria. Já deu uma emoção. Vim com alguns amigos só pra ver esta competição. Olha ali o Hans Becking”, anunciou.

Morador de Porto Seguro, Arnou Sousa, de 28 anos, falou que sempre vem para ver a descida da escadaria que é emocionante. “A cada competidor, o povo grita e torce. Tenho meu lugar cativo na escadaria, chego cedo para garantir. É o melhor lugar para ver. Como todo brasileiro, sou fã do Avancini, mas estou torcendo pelo Hans. Ele é um guerreiro”, declarou.

Quem também esteve na escadaria, acompanhando o movimento, foi o mayday José Roberto Almeida Andrade, conhecido como Betinho Bike Andrade e contou como é trabalhar dentro da competição. “A Brasil Ride é uma família. O esforço é de todos. Meu trabalho é resgatar e ajudar os ciclistas que estão nos últimos lugares, para que não fiquem sozinhos e cheguem em segurança à linha de chegada. Somos o apoio moral e técnico, incentivando e seguindo junto com a turma do fundão até o final. Para fechar todo o circuito, chegamos nós com os ciclistas, médicos, paramédicos e outros profissionais envolvidos. E em cada etapa temos uma felicidade diferente”, revelou.

Maratona dos Descobrimentos – Hoje também foi o dia da entrega de kits da Maratona dos Descobrimentos e do Tour. Na fila, estava a ciclista de Belo Horizonte, Isabela Aroeira, que veio para assistir os amigos e decidiu participar da categoria Tour – uma das provas da Maratona dos Descobrimentos. “Eu vim assistir alguns amigos na escadaria e achei que não ia ficar com vontade de participar. Por fim, aqui estou com uma bicicleta emprestada e pronta para a Brasil Ride”, declarou a ciclista em sua primeira vez.

Estreando a Maratona dos Descobrimentos, o brasiliense Sérgio Eli Liberato, de 42 anos, falou sobre a expectativa para a prova. “É a primeira vez que venho para esta competição e a expectativa é grande para participar dessa aventura maravilhosa. Eu sempre tive vontade, mas, devido às ocupações, nunca tive a oportunidade e dessa vez eu consegui realizar esse desejo”, contou.

Já o jantar e cerimônia de Premiação contaram a presença do Presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Oscar Sobrinho; da Assessora Chefe da Sudesb, Susi Docio; do Vice-Prefeito e Secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa; e do Chefe de Gabinete e Secretário da Casa Civil, Josemar Siquara .

Brasil Ride Bonito – Na ocasião, Mario Roma anunciou ainda o lançamento da Brasil Ride Bonito, que acontece entre 31 julho e 3 agosto. A cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. Águas cristalinas, cachoeiras, grutas, e trilhas definem o local que ainda será a casa da Brasil Ride, na terceira edição da competição.

A prova conta com 168 km de imersão na natureza, em cenários pra lá de especiais e envolto em fauna e flora selvagens, os competidores podem esperar grandes aventuras e experiências sob duas rodas, dignas das proporcionadas pela Brasil Ride.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida. 

Programação PodCast e Ao Vivo - Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo - a Brasil Ride Stage News - apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Sábado – 28/10 – 20h

As Etapas da Ultramaratona: 

7ª etapa, dia 28/10 - 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Etapa 5 – Classificação do dia

Elite Masculina

1 - Henrique Avancini - Caloi Henrique Avancini Racing – 00h46m18s   
2 - Tiago Ferreira - Dmt Racing Team By Marconi - 00h46m48s (00h00m30s)   
3 - Simon Stiebjahn - Singer Racing Team -00h47m23s (00h01h04s)          

Elite Feminina

1 - Monica Calderón - Cannondale Vas Arabay – 01h01m16s
2 - Tessa Kortekaas - Cannondale Vas Arabay – 01h01m47s (00h00m30s)
3 - Paula Gallan - Gefpel/ Dantas Bikes – 01h06m47s (00h05m30s)

Classificação Geral

  Masculina

1 - Tiago Ferreira - DMT Racing Team By Marconi – 16h35m16s
  2 - Henrique Avancini - Caloi Henrique Avancini Racing – 16h35n56s (00h00m40s)
  3 - Simon Stiebjahn - Singer Racing Team – 16h45m37s (00h10m20s)

Feminina

1 - Tessa Kortekaas - Cannondale Vas Arabay – 21h19m12s
2 - Monica Calderón - Cannondale Vas Arabay – 21h34m34s (00h15m22)
3 - Eliane Resende – Gorgeous – 23h59m19s (02h40m06s)

Informações para imprensa:
Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
E-mail: press@brasilride.com.br

Costa Rica Bahia
Specialized Shimano Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Thule Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja